Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CARTA DE UM POLICIAL PARA UM BANDIDO


Senhor Bandido.
Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos Direitos Humanos.
Durante vinte e quatro anos de atividade policial, tenho acompanhado suas "conquistas" quanto à preservação de seus direitos, pois os cidadãos, e especialmente nós policiais, estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito às suas vítimas.
Todavia, não cabe a mim contrariar a lei, pois me ensinaram que o Direito Penal é a ciência que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.
Questiono que hoje em dia você tem mais atenção do que muitos cidadãos e policiais. Antigamente você se escondia quando avistava um carro da polícia; hoje, você atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre será irresponsável em revidar. Não existe bala perdida, pois a mesma sempre é encontrada na arma de um policial ou pelo menos a arma dele é a primeira a ser suspeita.
Sei que você é um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que não possuímos dependências dignas para você se ressocializar. Porém, quero que saiba que construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.
Quando você mantém um refém, são tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado.
Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los. Mas se isso é seu direito, vamos respeitá-lo.
Enfim, espero que seus direitos de marginal não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará.
Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial.
Dois colegas de vocês morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteção aos seus direitos. Rogo para que o inquérito policial instaurado, o qual certamente será acompanhado por um membro do Ministério Público e outro da Ordem dos Advogados do Brasil, não seja encerrado com a conclusão de que houve execução, ou melhor, violação aos Direitos Humanos, afinal, vocês morreram em pleno exercício de seus direitos.

Autor:
Wilson Ronaldo Monteiro
Delegado da Polícia Civil do Pará


Fonte: Blog Notícias da Caserna por Blog Combate Policial

Preso do semi-aberto é baleado à queima-roupa em São Paulo do Potengi

Sergio Vilar, do DN Online

O preso Jangnelo Lopes do Nascimento, 27, cumpria pena por tráfico de drogas em regime semi-aberto quando foi alvo de cinco disparos de arma de fogo quando estava em sua casa, no loteamento Santa Clara, em São Paulo do Potengi. 
O crime aconteceu sexta-feira (16), por volta das 18h. Neste horário, Jagnelo deveria estar na cadeia para cumprir o horário do semi-aberto. Após os tiros, Jangnelo foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel e morreu neste sábado (17).
Segundo informações da DP de São Paulo do Potengi, dois homens chegaram a pé à residência de Jangnelo, provavelmente com apoio de um veículo, e efetuaram os disparos. Mesmo sem pistas do crime, a polícia não descarta ter sido motivado por dívida com o tráfico.

Dois morrem em acidentes com motos um em Macaíba e outro em Extremoz

Do DN Online

Duas pessoas morreram em decorrência de acidente de moto no Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto Técnico e Científico de Polícia, as mortes foram em Macaíba e em Extremoz. 
A primeira vítima foi Josinaldo da Silva Brito, de 31 anos. Ele se envolveu em um acidente na BR-101 Norte, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 
A segunda morte foi registrada em Macaíba. A vítima foi Luiz Neco de Araújo Júnior, de 23 anos. Ele morreu após sofrer um acidente na Zona Rural de Macaíba, próximo a RN-266. Com o impacto da colisão, Neco morreu ainda no local, antes da chegada do socorro médico.

Acidente com vítima fatal na Zona Rural de Apodi.


Apodi- Na noite de ontem, 17, por volta de 22:00hs, a Policia Militar foi informada que, uma pessoa tinha dado entrada no Hospital de Apodi sem vida, por consequência de um acidente motociclístico no Sítio Córrego, Zona Rural de nossa cidade. Trata-se do jovem, Rivanilson de Lima Tôrres, mais conhecido por "BEA" 26 anos, morador do Sítio Retiro. Segundo informações de familiares repassadas a policia, diz que o mesmo trafegava em uma motocicleta em alta velocidade e ao passar em uma lombada, desequilibro-se subindo uma barreira e se chocando em um poste. O socorro foi imediato, mas infelizmente o mesmo já chegou sem vida no Hospital.

Nota- Segundo estatísticas da Policia Militar de Apodi, a região da areia é uma das que mais tem registro de acidentes envolvendo motos, pois é costumeiro flagrar motoqueiros em alta velocidade naquelas estradas.

Sentinelas do Apodi

Policial Civil atira contra companheira após discussão em Ceará Mirim

Do DN Online

Um homem identificado como Miro Severo Melo, de 45 anos, atirou contra sua companheira na noite de ontem, em Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Miro é policial civil. 
Segundo informações repassadas pela polícia, Miro estava com a companheira na casa de um amigo quando iniciou-se uma discussão. Em dado momento, ele sacou a arma e efetuou dois disparos contra a mulher, identificada como Maria das Graças Martins de Sousa, de 28 anos. 
Logo após efetuar os tiros, Miro pegou o carro e socorreu a mulher, levando-a para o hospital Santa Catarina. O estado de saúde dela não foi informado. A arma usada no crime foi apreendida. Contudo, assim que deixou a companheira na unidade médica, Miro fugiu. 
A polícia, até a manhã deste domingo, não sabia do paradeiro dele. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Homem não identificado é encontrado morto dentro de casa em Lagoa Azul

O corpo de um homem sem identificação foi encontrado às 3 horas da madrugada deste domingo, na rua São Geraldo, nº 582, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal. O soldado da viatura 433, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, registrou Boletim de Ocorrência como testemunha na Delegacia de Plantão da área, informando que a guarnição foi acionada pelo Centro de Informação de Operações de Segurança (Ciosp) e que, ao chegar ao local, deparou-se com o corpo da rapaz, que sofreu um tiro no rosto.
Raimundo Silva mora em frente à casa onde o corpo foi encontrado e disse que estava em casa, dormindo, e foi acordado com o tiro de arma de fogo, mas não saiu para ver o que tinha acontecido. Em depoimento na delegacia de plantão, ele afirmou que não conhecia a vítima.

sábado, 17 de novembro de 2012

Policial civil baleado continua em estado grave

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa

O policial civil Valdir Freire de Lima, de 49 anos, chefe de investigação da 8ª DP, ainda continua em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel, no Tirol. Ele foi vítima de um atentado no bairro das Quintas, na tarde desta sexta-feira (16), enquanto conversava com um amigo em um bar.
Valdir foi socorrido por colegas depois de sofrer um tiro no peito. De acordo com o serviço social do Hospital Walfredo Gurgel, o policial está sedado e entubado. O estado é considerado grave.
Ele teve perfuração no pulmão. Os autores do disparo, que chegaram em uma motocicleta, conseguiram fugir após atirarem contra o agente. Segundo informações repassadas pela própria Polícia Civil, um dos atiradores ainda foi baleado no ombro.

Diego Branco foge mais uma vez da polícia

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa

Diego da Silva Alves, mais conhecido como Diego Branco, conseguiu fugir de um cerco policial mais uma vez. O jovem de 21 anos, que é acusado de vários crimes, como assaltos, latrocínios e inclusive de ter matado um policial, estava em uma rua na cidade de São Gonçalo do Amarante, quando a polícia chegou ao local. Diego escapou com dois comparsas entrando no mangue.
O criminoso estava preso no presídio Estadual de Alcaçuz, mas conseguiu fuga há cinco meses. De acordo com o tenente Tales, do BPChoque, os policiais chegaram no local, conhecido como Baixa da Coruja, após receberem uma denúncia dando conta que Diego e outros dois homens estavam lá.
Cerca de 15 policiais foram até ao bairro de Jardim Lola e constataram o fato. Ao avistarem a polícia, Diego branco e dois outro homens identificados por "Marron" e "Pirata" correram em direção ao mangue tornando a perseguição difícil.
"Nós fomos informados sobre a presença de Diego em uma rua do bairro Jardim Lola e fomos até lá. Quando localizamos os suspeitos ele abriram fogo contra nós que também revidamos, mas ele usaram um local de difícil acesso para se esconder", relatou.
Na pressa, Diego Branco deixou uma motocicleta 300 cilindradas para trás. O veículo com placas NOA-7186 tem queixa de roubo e foi apreendida pelos PMs. Até o momento não há informações sobre o paradeiro de Diego. Dezenas de viaturas realizaram abordagens pelo bairro, mas ainda segundo o tenente Tales, toda e qualquer suspeita será investigada pela Polícia Civil.

Fonte: portalbo

HOMICÍDIO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

DN Online

Um homem de identidade a ser confirmada foi assassinado no fim da manhã deste sábado(17), na rua Amazonas, no conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O Centro Integrado de Operações e Seguranças Públicas(Ciosp) ainda não tem informação da motivação do homicídio e como ele aconteceu.
O Instituto Técnico e Científico de Polícia(Itep) já se encontra no local para a realização da perícia e trabalho de remoção do corpo para a necropsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário