Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Corpo é encontrado em imóvel alvo de arrastão no litoral do RN

Arthur Barbalho
Do G1 RN
Familiares e amigos encontram corpo em imóvel onde caseiro desapareceu no litoral do RN (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

O corpo de um homem foi encontrado enterrado no terreno de uma casa na praia de Barra do Rio, no litoral Norte potiguar. O local é o mesmo de onde o caseiro Ozimar Amaro Baracho, de 42 anos, desapareceu após um arrastão ocorrido na noite desta terça-feira (22). O cadáver foi encontrado por familiares e amigos, que aguardam a chegada da polícia para realizar a identificação. Dois homens foram presos suspeitos do assalto.

Um familiar do caseiro, que não quis se identificar, disse que Ozimar Amaro tinha organizado uma festa dias antes do crime, no qual os dois homens presos haviam participado. A família acredita que os dois tenham participação no assassinato.Cerca de 30 pessoas participaram da busca na manhã desta quarta (23). De acordo com familiares, o imóvel pertence a um suiço que não vive no local. O corpo foi encontrado na parte de trás do terreno onde fica a residência. Após o arrastão, a Polícia Militar prendeu dois homens em flagrante. Com ele foram encontrados uma TV, um aparelho celular e perfumes importados.

Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) foi chamada para fazer a identificação do corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Extremoz, na Grande Natal.
Casa onde dupla realizou arrastão fica na praia de Barra do Rio, no litoral Norte do RN (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

HOMICÍDIO EM MACAÍBA

Na noite desta Quarta-Feira (23) na cidade de Macaíba, precisamente no conjunto Alberto Maranhão, no bairro Campo das Mangueiras, foi registrado um homicídio por volta das 18h30min. A vitima foi identificada pelo nome deHeronides, conhecido por "Mosquito" de 36 anos. A esposa da vitima disse que Mosquito estava dentro de casa, quando dois homens ate o momento não identificados pela policia, chegaram a residencia chamando pelo mesmo. Quando a vítima saiu na porta acabou alvejado. 

Fonte: CONNECTTV

Homem é executado dentro de casa em Muriu

Fonte: Sergio Costa/Portal BO Foto: Cedida

Reginaldo Paulino da Cruz, de 36 anos, foi executado dentro de casa na rua Murilândia, em Muriu, distrito de Ceará-Mirim.

De acordo com a polícia, a vítima teve a casa invadida por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (23). Reginaldo dormia quando quatro homens encapuzados arrombaram a porta e atiraram.

Os policiais da região não souberam dizer o que pode ter motivado a execução, no entanto, informaram que o crime tem características de acerto de contas.

Moradores da localidade preferiram o silêncio e não informaram detalhes da ação dos criminosos.

Dupla é presa suspeita de roubar taxista e estuprar garotas de programa em Muriu

Fonte: Portal BO  Fotos: Cedida

Dois homens foram presos, na madrugada desta quarta-feira (23), suspeitos de terem roubado um taxista e de estuprado duas garotas de programa na praia de Muriu. De acordo com a polícia, o taxista e a esposa que o acompanhavam chegaram a ser amarrados no próprio veículo, na beira da praia.

O capitão Harisson, da Companhia da PM em Ceará-Mirim, informou para oPortal BO que os suspeitos Alexsandro Pereira Gomes e Paulo Henrique Pereira Gomes ligaram para duas garotas de programa e pediram que elas fossem até Muriu. As mulheres então pegaram o táxi e indicaram o local para o taxista, que estava acompanhado da esposa no momento que foi solicitado.

Chegando ao ponto indicado pelos dois suspeitos, no entanto, tanto o taxista e a esposa quanto as duas garotas de programa foram surpreendidas. Todos tiveram os pertences roubados e o taxista e a mulher foram amarrados ao carro e deixados na areia da praia.

Já a duas garotas de programa, de acordo com o capitão Harisson, foram levadas para uma casa e estupradas. Em seguida, a dupla fugiu em um veículo Siena, no entanto, acabou sendo surpreendida por policiais militares da Tático Charlie que realizavam diligências naquela área.

Os suspeitos estavam portando um revólver calibre 38 e carregavam os materiais roubados das vítimas. Eles foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram reconhecidos e autuados em flagrante.

Acusados são condenados por roubo e morte de policial em padaria de Natal

Do G1 RN
Policial civil Ilfran André Tavares de Araújo foi morto ao tentar defender a irmã durante o assalto
(Foto: Arquivo da família)

O juiz Guilherme Newton do Monte Pinto, da 6ª Vara Criminal de Natal, condenou nesta terça-feira (22) quatro homens acusados de participarem do latrocínio (roubo seguido de morte) que aconteceu dentro da Padaria La Via Pane, na Zona Leste da capital potiguar, em abril deste ano. Na ocasião, foi morto a tiros o policial civil Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos. Ele reagiu ao assalto na tentativa de defender a irmã dele.

Os quatro réus, segundo a sentença, foram condenados a penas que variam de 23 a 26 anos de reclusão, que deverão ser inicialmente cumpridas em regime fechado, e mais 20 dias-multa. Os crimes praticados foram latrocínio, roubo e corrupção de menores.

Acusação

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 27 de abril, por volta das 20h, os quatro denunciados, juntamente com um adolescente, se uniram para roubar a Padaria La Via Pane, no bairro de Petrópolis. O MP disse também que, segundo ficou apurado na investigação policial, o acusado Gláucio Herculano Fonseca e o menor entraram na padaria e, cada um fazendo uso de arma de fogo, anunciaram o assalto.


Por fim, Gláucio se dirigiu ao caixa da padaria usando um capacete de motociclista, enquanto o menor, sem cobrir o rosto, abordava os clientes para subtrair seus pertences. Entre os clientes estavam o policial e a irmã dele, que ocupavam uma das primeiras mesas do estabelecimento.Enquanto isso, Alessandro de Freitas Procópio, que dirigia um veículo Celta, foi para a frente do Hospital Universitário Onofre Lopes aguardar o desenrolar da ação. Já Thiago Jerônimo Pinheiro e Marcelo Pegado Correia dirigiram as motocicletas que levaram os dois primeiros até a padaria, possibilitando a rápida fuga do local do crime.

Ainda segundo a acusação, ao ser abordada, a irmã do policial teve apontada contra sua cabeça a arma de fogo empunhada pelo adolescente, o que motivou a reação. O policial entrou em luta corporal com o menor. O adolescente acertou dois tiros em Ilfran, que não resistiu aos ferimentos.

Julgamento
Quando julgou os quatro acusados, o magistrado considerou o fato de todos serem menores de 21 anos, assim como a ocorrência da confissão, obtida no interrogatório da fase policial, quando as vítimas e as testemunhas confirmaram o que foi declarado pelos acusados perante a autoridade policial.

Assim, para o juiz, pelas provas dos autos, a materialidade e autoria delitivas ficaram fartamente demonstradas, de forma a inexistir qualquer dúvida acerca da prática, pelos acusados, das condutas delituosas narradas na denúncia.

terça-feira, 22 de julho de 2014

INSUPORTAVEL

Devido a situação precária da Policia Civil de Macaíba, o Chefe de investigação Raiff e policias mandaram todos os coletes balísticos vencidos, armamentos antigos e equipamentos de informatica sem funcionar para a delegacia geral do RN. ACONNECTTV conversou com o PC Luiz, e relatou que infelizmente a DP de Macaíba conta com 14 agentes, sendo que apenas 08 tem armas e desses oitos 04 tem coletes. Isso fica impossibilitado de poder realizar prisões e levantar provas para poder criminar o acusado. A população macaibense vem sofrendo com os altos índices de criminalidade e a segurança publica andando na contra mão. Policias civis fazem apelo a comissão de direitos humanos da OAB, para tomar as primeiras providencias da verdadeira situação desumana dos agentes.

Fonte: CONNECTTV

Policiais da Homicídios de Natal se manifestam contra saída de delegado

Do G1 RN
Rio Grande do Norte já soma mais de 1 mil homicídios em 2014
(Foto: Matheus Magalhães/G1)

A possível remoção do titular da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) de Natal, Laerte Jardim Brasil, levou os agentes e escrivães que trabalham com ele a ameaçarem entregar seus respectivos cargos caso a mudança aconteça. De acordo com nota divulgada pela equipe nesta terça-feira (22), o delegado foi informado pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) que seria transferido para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur). Além do titular, a Dehom possui quatro delegados, 24 agentes e três escrivães.

"A decisão de remover o delegado Laerte Brasil da Delegacia de Homicídios revolta os delegados. Se a transferência for concretizada, eu peço para sair", afirma o delegado Raimundo Rolim, que também é contra a mudança. O G1 tentou contato com o delegado geral da Polícia Civil potiguar, Adson Kepler, mas as ligações telefônicas não foram atendidas nem retornadas. Já o próprio delegado Laerte Brasil, prefere não se pronunciar sobre a situação.

A nota explica que o delegado Laerte Brasil foi o principal idealizador dos projetos de implantação de uma Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Rio Grande do Norte, além de ter lutado para que a Delegacia de Homicídios realizasse as investigações de crimes contra a vida desde o local do crime até a conclusão do inquérito policial.

"Ao longo de 10 anos o delegado vem lutando pela criação desta divisão e agora surpreendentemente lhe foi oferecido um 'prêmio' para ir para a Força Nacional em troca da renúncia de seu projeto, que ele mesmo denomina de 'sonho', um ideal perfeitamente possível e exaustivamente pesquisado, elaborado e adaptado às exigências da Cúpula de Segurança do Estado, mas que por motivos não alcançados pelo efetivo que compõe esta delegacia, jamais saíram do papel, em uma evidente omissão às mais de mil mortes já alcançadas apenas no ano de 2014" (SIC), diz a nota.

Os agentes e escrivães encerram a mensagem informando que colocarão seus cargos à disposição da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGran). Os servidores acrescentam que estão prontos para servir em qualquer outra unidade policial.

Leia a nota completa

Todos os agentes e escrivães lotados nesta Delegacia Especializada de Homicídio – DEHOM Natal repudiam com veemência a transferência do Delegado Laerte Jardim Brasil para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista- DEATUR, pois o referido Delegado foi o principal idealizador dos projetos de implantação de uma Divisão de Homicídios e proteção a pessoa(DHPP), em constante luta para que a delegacia de Homicídios realizasse as investigações de crimes contra a vida desde seu nascedouro, ou seja, do local de crime até a conclusão do Inquérito Policial, visto que atualmente, as atribuições da referida Especializada encontram-se anacrônicas e em desacordo com a tendência nacional. Não obstante, tamanha luta é compatível com sua pessoa, desde o início comprometida com a instituição Polícia Civil e principalmente com a investigação de crimes contra a vida (CVLI).

Despicienda a necessidade de enumerar a contribuição do referido Delegado no combate a esse tipo de crime, visto já ter realizado inúmeras prisões e operações, inclusive desarticulando um dos maiores grupos de extermínio atuantes na Região Metropolitana de Natal.

Ao longo de 10 anos vem lutando pela criação desta Divisão e que agora surpreendentemente lhe foi oferecido um “prêmio”, para ir para a Força Nacional, em troca da renúncia de seu projeto, que ele mesmo denomina de “sonho”, um ideal perfeitamente possível e exaustivamente pesquisado, elaborado e adaptado as exigências da Cúpula de Segurança do Estado, mas que por motivos não alcançados pelo efetivo que compõe esta delegacia, jamais saíram do papel, numa evidente omissão às mais de mil mortes já alcançadas apenas no ano de 2014.

Desta feita, diante de tal quadro, os agentes e escrivães desta Especializada irão propor a sua remoção e pronta disponibilidade à Diretoria de Polícia da Grande Natal – DPGRAN para que exerça o que entender de direito, ressaltando que são policiais civis do Estado do Rio Grande do Norte e estão prontos para servir em qualquer unidade policial.

Agentes e Escrivães da DEHOM.

Polícia prende suspeitos de tentativa de explosão a banco no Oeste do RN

Do G1 RN
Fotos tiradas no dia do crime mostram vidraças estilhaçadas pelos disparos e a arma encontrada com o suspeito morto (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)

Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira (22) suspeitos de tentarem explodir os caixas eletrônicos de uma agência do Bradesco na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na madrugada de 5 de junho deste ano na cidade de Baraúna. Na ocasião, um dos supostos criminosos, identificado como Luzimar Alexandre, morreu ao trocar tiros com a polícia. Os mandados de prisão foram cumpridos na cidade de Mossoró, também na região Oeste potiguar.

A ação foi frustrada quando a Policia Militar foi acionada pela empresa responsável pela segurança, que recebeu um alerta de arrombamento na agência. Os militares encontraram as portas abertas e dois indivíduos no interior do estabelecimento. Enquanto um preparava os explosivos para detonar os terminais, o outro cuidava da segurança. Ediondas foi reconhecido por um dos policiais que atenderam a ocorrência.Os suspeitos detidos foram identificados como Ediondas Duarte Costa Júnior, de 27 anos, e Heider Mendes da Silva Júnior, de 37 anos. De acordo com a delegada Marina Tofollis, Luzimar Alexandre e Ediondas Duarte estariam dentro da agência preparando o material para explodir os caixas, enquanto Heider Júnior dava apoio do lado de fora da agência em um carro preparado para dar fuga.

Os presos foram conduzidos à Delegacia Regional da Policia Civil, onde foram ouvidos. Depois, encaminhados à Cadeia Pública de Caraúbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário