Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

segunda-feira, 7 de abril de 2014

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM SÃO TOMÉ

Faleceu vítima de acidente, na madrugada de segunda feira, o jovem Josivaldo Amaro, conhecido por "bobil". O grave acidente de acordo com informações aconteceu quando três pessoas caminhavam pela RN 203, pois, vinham de uma festa que estava acontecendo na zona rural do município, ocasião que foram colhidos por um veiculo, vindo uma pessoa a falecer na hora e duas pessoas ficando feridas, sendo socorridas para o Clovis Sarinho na cidade de Natal.
Vítima fatal


Fonte e Excertos: São Tomé Informes/ São Tomé de Cara Limpa 

SINPOL-RN convoca imprensa e afirma que vai recorrer da proibição de greve

Na manhã desta segunda-feira (7), a Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública realizou uma entrevista coletiva para mostrar a imprensa e a sociedade potiguar que, mesmo diante de uma determinação judicial proibindo greve da categoria, antes mesmo dela acontecer, os policiais civis e servidores do ITEP vão continuar seus movimentos em prol de melhorias para as instituições.

Durante a coletiva de imprensa, a Diretoria apresentou uma nota oficial do SINPOL-RN, na qual informa que vai recorrer da decisão.

Veja abaixo na íntegra:

Lutar sempre, resistir, e desistir jamais. Esses são os lemas deste Sindicato e de todos os servidores representados por esta entidade. Não abrimos mão de sonhar com dias melhores para todos que fazem parte da segurança pública do RN e não seremos cúmplices do caos que está instalado em nosso Estado por abandono dos gestores.

Queremos e continuaremos a luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, respeito e dignidade, bem como, na defesa diária de uma segurança pública de qualidade que alcance toda a população do RN.

São com características fortes de luta incessante, que em nada nos envergonham, e que só nos engrandecem, que enfrentamos diariamente os bandidos e a criminalidade nas ruas e ainda os desrespeitos dos gestores públicos, políticos eleitos pelo povo, mas que ao assumirem o poder já demonstram claramente seu total descompromisso com os servidores, com os serviços públicos, e principalmente com a população.

Só mesmo quem resiste à humilhação de trabalhar sem ter se quer um lugar digno, com equipamentos e infraestrutura adequados, insalubridades, ainda tendo que lidar com o abandono das políticas públicas, pode entender a nossa indignação com esta postura ditatorial que vem sendo implantada pelo Governo do Estado no Rio Grande do Norte e agora pelo poder Judiciário.

Não é de hoje que este Sindicato e esta categoria realizam mobilizações semelhantes às que estão sendo realizadas pelos policiais civis e servidores do ITEP/RN, que estão na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários e dignidade para servir a sociedade potiguar.

A luta das categorias aqui representadas pelo SINPOL não é a nova, já é bastante conhecida de todos: Nomeação dos aprovados no concurso da polícia civil, concurso este que se arrasta desde 2008 com vários policias aptos a serem nomeados desde 2010, e que este governo se nega a nomear; retirada de presos das delegacias, principalmente no interior do estado; melhorias nas condições de trabalho e estruturas das delegacias além de um salário digno para o policial civil, que mesmo sendo exigido para seu ingresso o nível superior desde de 2008, recebe menos que um operador de segurança publica de nível médio.

Para os servidores do ITEP a luta é pela criação de uma LEI ORGÂNICA E ESTATUTO para aquele Instituto, projeto este que tramita há mais de quatro anos pelos gabinetes do Governo Estadual, sem o devido encaminhamento para sua aprovação na AL/RN, e dela não vamos desistir.

Vale salientar que o Estatuto do ITEP vai pôr fim ao uso indevido daquele órgão, que tem servido ao longo dos anos como “cabide eleitoral” e “porto seguro” de desmandos de gestores descompromissados com a moralidade e a legalidade, e ainda aos possíveis desvios de função de servidores públicos que pela ausência de uma lei que regulamente o funcionamento do órgão, ainda hoje é possível perceber além de outros, policiais militares do soldado ao coronel exercendo cargos que deveriam ser exclusivos de servidores de carreira do ITEP, além de vários cargos comissionados que serão extintos pelo Estatuto, pois este abrirá a possibilidade de se fazer concurso público e assim melhorar as condições, ampliando o quadro técnico de servidores. Somente através do Estatuto esses abusos irão tem fim, e de uma vez por todas o ITEP/RN poderá cumprir efetivamente seu papel.

Foi com muita tristeza que no último dia 04 recebemos a notificação do Tribunal de Justiça, através do desembargador Cláudio Santos, que decidiu pela manutenção da situação da segurança Pública em nosso Estado, pela ilegalidade de uma greve antes mesmo desta acontecer, autorizar do corte salarial dos trabalhadores e o bloqueio do repasse da entidade; além da criminalização do movimento.

Fica claro aos trabalhadores e a sociedade potiguar através de atitudes repressoras e antidemocráticas como esta que não há interesse do Governo e dessas instituições em melhorar a segurança pública do RN.

Certos de que os norte-rio-grandenses apóiam nossa luta e também não toleram essa postura ditatorial, informamos que nossas mobilizações continuarão sempre de forma pacífica, mas firme, na esfera administrativa e judiciária, para tal iremos impetrar os recursos cabíveis para reverter tal situação, por entender que sempre cumprimos e cumpriremos a Lei de Greve. 

Que fique claro que este sindicato deseja sempre o diálogo e que estaremos dispostos a lutar por aquilo que acreditamos ser o melhor para o povo potiguar: uma segurança pública estruturada e eficiente.

“Um governo que não respeita os seus servidores, também não cumpre nenhum compromisso assumido com a sociedade.”

SINPOL/RN

SINPOL-RN apresenta documentos que embasam pedido de apuração ao MP em compras e contratações de serviços no ITEP

Nesta semana, a Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN encaminhou um ofício ao Ministério Público relatando compras e contratações de serviços realizadas pela Diretoria do ITEP e que apresentam valor superior àqueles praticados no mercado, bem como tratando do abandono no órgão pelo Governo do Estado. No ofício, de número 058/20014, constam documentos em anexo que embasam a solicitação do SINPOL ao MP, após a diretoria do ITEP classificar o pedido de apuração como "denúncias caluniosas", o SINPOL-RN decidiu torná-los públicos.

A Diretoria do SINPOL-RN ressalta que não tem como objetivo personificar nenhuma "denúncia caluniosa" e que as informações chegaram ao Sindicato a partir dos próprios servidores do Instituto. “Como entidade fiscalizadora, o SINPOL-RN tem como obrigação repassar essas informações para que o Ministério Público possa de fato investigar se há irregularidades”, destaca Djair Oliveira.
Uma das informações foi referente ao aluguel de um veículo para uso da diretora do ITEP, no valor estimativo de R$ 25.267,00 (vinte e cinco mil reais e duzentos e sessenta e sete reais). Em anexo, é possível ver o Extrato do Contrato nº 002/2014-ITEP/RN.

Além disso, preocupado com um memorando da diretoria do Instituto referente à compra de materiais como TV de LED, gelágua, microondas, liquidificador e cigarreira eletrônica, tendo em vista que os preços apresentados na tabela de compras do ITEP tiveram valores bem acima de mercado, a Diretoria do SINPOL-RN fez sua própria consulta e constatou significativas variações de preços (ver documentos anexos a esse e-mail).

                                                                          
“O que mais nos causou estranheza e nos fez acionar o Ministério Público é que, além de valores bem elevados, as empresas consultadas para compra desses produtos são especializadas em outros tipos de serviços, conforme consulta ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Uma delas possui como atividade principal comercialização de serviços alimentícios, enquanto a outra comercializa produtos de limpeza”, 

Diante dessas denúncias e do atual quadro de abandono no ITEP, que além de ter sua estrutura física comprometida, sofre com a falta de materiais básicos para trabalho pericial e até mesmo com a falta de médicos legistas na escala de plantão, a Diretoria do SINPOL-RN reitera o pedido de investigação por parte do Ministério Público, bem como a solicitação de reunião em caráter de urgência com o Procurador Geral de Justiça Rinaldo Reis de Lima.

Fonte: Sinpol RN

Bandidos arrombam agência do BB na avenida Capitão Mor Gouveia

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Criminosos invadiram a agência do Banco do Brasil localizada na avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova. No entanto, os bandidos foram surpreendidos pela chegada de uma equipe da Rondas Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e acabaram fugindo, provavelmente antes de concluírem o crime.

Os bandidos teriam arrombado a porta, cortado o sistema de alarme e sensor de movimento, e estariam violando os caixas eletrônicos, quando populares perceberam e avisaram à Polícia Militar. Rapidamente, uma equipe da Rocam se dirigiu para o local.

De acordo com a polícia, quando a equipe chegou ao local visualizaram um veículo Triton, de cor prata, saindo em disparada, bem como dois homens que estavam na calçada do banco entraram em outro veículo preto e também saíram em disparada.

Além de quebrarem a porta de entrada agência, eles também teriam quebrado a porta interior que dá acesso aos caixas convencionais. No entanto, de acordo com a polícia, a quadrilha não conseguiu concluir o assalto.

Bancário e mulher são feitos reféns por 2h em cidade do Seridó potiguar

Do G1 RN

Um bancário e a mulher dele ficaram reféns de assaltantes durante 2 horas na noite deste domingo (6) dentro de casa na cidade de Jardim do Seridó, distante 220 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos renderam as vítimas por volta das 19h e fugiram às 21h levando o carro e vários pertences das vítimas.

O bancário e a mulher ficaram sob a mira de um dos criminosos enquanto os outros dois realizaram um arrastão no imóvel. Foram levados notebooks, celulares, joias e dinheiro.Segundo o soldado Ilailson José, da polícia local, o bancário trabalha no Banco do Brasil em Jucurutu, também na região Seridó potiguar. Ele chegava em casa quando foi abordado por um dos criminosos. “O bancário fechava o portão elétrico quando viu o primeiro assaltante, armado, que o rendeu”, informou o policial. Em seguida, mais dois homens entraram na residência.

Ainda de acordo com a polícia, o trio fugiu no veículo do casal, um Chevrolet Cruze de cor cinza.

PM prende segundo envolvido na morte de policial em Nova Parnamirim

Foto: Cedida

Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) prenderam o segundo suspeito de ter participado da morte do soldado Frederico Ferreira da Silva, de 32 anos, assassinado na sexta-feira (4), em Nova Parnamirim.

Francisco Rodolfo Gomes da Costa, de 21 anos, foi detido em Ponta Negra, na tarde deste domingo. O jovem estava em liberdade provisória após ter cometido um homicídio no ano de 2013.

Após ser detido, Francisco Rodolfo foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária. Na noite deste sábado (5), a polícia já havia prendido Daniel Felipe Ribeiro, também apontado como autor do crime. Agora, a polícia tenta localizar o terceiro suspeito.

Fonte: Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário