Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dupla invade escola e assalta professor dentro de sala de aula em Mirassol

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Dois homens ainda não identificados assaltaram um professor dentro de sala de aula, na noite desta quarta-feira (2), no conjunto Mirassol, em Capim Macio, zona Sul de Natal. A dupla entrou pela porta da frente da Escola Estadual Floriano Cavalcante e invadiu a sala, rendendo todos que estavam no local.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul, o professor de geografia, que terá o nome preservado, teve a carteira roubada, perdendo R$ 120, cartões de crédito e ainda teve uma corrente de ouro levados pelos criminosos. Segundo testemunhas, os assaltantes ainda realizaram um arrastão do lado de fora da escola enquanto fugiam e tomaram um carro de assalto próximo ao campus da UFRN.

Por telefone, um aluno do Floca conversou com a reportagem do Portal BO e relatou que houve pânico no momento da ação dos bandidos em sala de aula, embora, muitos tenham pensado que se tratava de uma brincadeira. “A gente demorou a entender o que estava acontecendo, só vimos os dois homens entrarem, fechar a porta e perguntaram se o professor estava armado. Ffoi terrível”, disse o jovem que preferiu não ser identificado.

A diretora da escola, Soraya Cristina, relatou que a dupla entrou na escola se passando por alunos, entrando inclusive na sala da coordenação onde teve um pequeno diálogo com os profissionais que ali estavam. Cristina lamentou o ocorrido.

“O que aconteceu poderia ter ocorrido em qualquer outro estabelecimento de ensino vivemos em constante estado de insegurança, jamais imaginaríamos que esses assaltantes teriam tanta ousadia de invadir a escola dessa forma. Eles pareciam saber o alvo certo levando somente os produtos do professor poupando os alunos que lotavam a sala de aula”, informou.

A Polícia Militar foi chamada e tomou nota das características dos suspeitos, mas após diligências nenhum deles foi encontrado. O caso será investigado na 10º Distrito Policial, localizado em Neópolis.

Entidades pedem fim da violência

Dar um “basta” à violência foi o principal objetivo da reunião de vários setores da sociedade civil que marcaram para a próxima quinta-feira (10) um ato em frente à Governadoria do Estado do Rio Grande do Norte. Ontem (2), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, entidades sociais, empresarias e religiosas debateram sete pontos integrantes de um manifesto que será apresentado ao Governo. “Entendemos que a violência acontece em todo o Brasil, mas no RN temos uma situação de omissão”, afirmou o presidente da seccional da OAB, Sérgio Freire. 

Adriano Abreu

Ativistas se reuniram na OAB, no ato #BastadeviolêncianoRN, e aprovaram protesto no dia 10/4

O ato nomeado #BastadeViolêncianoRN tem a expectativa de reunir cerca de 200 pessoas em frente à sede do Executivo potiguar às 10h, no dia 10 de abril. Cruzes serão fincadas no local para representar os homicídios ocorridos no ano passado. Freire ainda afirmou que uma ação civil pública, que deverá ser subscrita por todas as frentes representadas, está sendo preparada contra o Estado. Ele não adiantou detalhes, mas assegurou que o movimento não tem qualquer viés político ou partidário. 

De acordo com Marcos Dionísio Medeiros Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, dentre os mais de 570 homicídios registrados na capital em 2013, apenas nove suspeitos foram denunciados e dois casos foram concluídos. Pelo menos 437 assassinatos já ocorreram no Estado em 2014, sendo 150 somente em Natal. 

“O Estado não tem feito seu dever. Até o policiamento ostensivo não é visto mais nas ruas. O que é escândalo no país está acontecendo aqui: ação de grupos de extermínio; assassinato de moradores de ruas, de gays, lésbicas, travestis e transexuais; e um genocídio de crianças, jovens, homens e mulheres”, afirmou. Dionísio ainda destacou o impacto socioeconômico da violência sobre a economia potiguar. “As empresas estão aumentando cada vez mais os investimentos em segurança, os empresários estão se endividando. Não é justo. Paga-se a maior carga de impostos do mundo e não há esse retorno”, relata.

Os dados apresentados pelo especialista em Segurança Ivenio Hermes, que faz parte do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentam um avanço alarmante da criminalidade. “Nós temos um Estado que apresentou 1653 homicídios só em 2013, com um avanço de 110% em relação ao anterior. É preciso abrir os ouvidos para o clamor da sociedade que está sofrendo essa dor”, coloca. 

Hermes explicou que a pauta entregue ao Estado causará um impacto relevante sobre a segurança, caso seja cumprida. O primeiro dos pontos é a convocação de agentes de segurança. “O aumento de efetivo é um ponto crucial. Não só nas policias Militar e Civil, e no Bombeiros. É preciso ter agentes penitenciários. Se o Estado não tiver condições de manter os criminosos encarcerados, não vai adiantar”, pontua. 

Marcos Dionísio lembrou que o Estado foi beneficiado pela flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal para poder convocar servidores em áreas de importante demanda, em decisão do Tribunal de Contas do Estado. O prazo de convocação de agentes penitenciários do último concurso, que se encerrava na última terça (1º), foi prorrogado, por decreto, até o fim do mês. “O Estado não pode desperdiçar servidores que já foram treinados”, argumenta. Um fórum deve ser criado para que as entidades mantenham o debate da segurança pública após o ato da próxima semana. 


Reivindicações

Pauta preparada por entidades envolvidas na campanha #BastadeviolêncianoRN:


- Nomeação de policiais, agentes, delegados e realização de concurso para bombeiro militar;
- Criação da Divisão de Homicídios na capital;
- Contrapartidas e execução de reforma e construção de unidades prisionais;
- Reestruturação do Itep e da Fundac;
- Fortalecimento da Defensoria Pública;
- Observação da matriz de responsabilidade do programa Brasil Mais Seguro;
- Reativação do Programa Estadual de Proteção à Testemunha.


Fonte: Tribuna do Norte

Polícia prende 14 pessoas por embriaguez ao volante na Roberto Freire

As blitze da Polícia Militar para inibir o fluxo de motoristas embriagados nas ruas de Natal continua. Na madrugada desta quinta-feira (3), 40 carteiras nacionais de habilitação (CNH) foram recolhidas, com 14 pessoas sendo presas por embriaguez.

De acordo com o tenente Styvenson Valentim, que comandou a operação, a blitz ocorreu entre a meia-noite e 2h, na avenida Engenheiro Roberto Freire. Apesar do curto período, vários motoristas foram parados e, em 26 casos, recusaram-se a realizar o teste do bafômetro, o que gerou autuações administrativas e recolhimento das habilitações.

Em 14 casos, o teor de álcool apontado no sangue dos motoristas estava acima do permitido, o que gerou as prisões. Todos foram conduzidos à delegacia de Plantão da Zona Sul. "O trabalho está sendo feito de maneira contínua para que os motoristas saibam que aqui há fiscalização e cumpram a lei, não bebendo e dirigindo", disse Styvenson.

Somente em 2014, mais de 900 carteiras de habilitação foram recolhidas nas blitze da Lei Seca.

Fonte: Tribuna do Norte

Casal é assassinado a tiros em São Gonçalo do Amarante

Foto: Cedida

Um casal foi encontrado morto com tiros na cabeça, na madrugada desta quinta-feira (3), na comunidade Guajiru, em São Gonçalo do Amarante. As vítimas tinham sido levadas por bandidos ainda na tarde desta quarta-feira (2), na avenida Thomaz Landim.

O casa estava em uma motocicleta, na tarde de ontem, quando foi cercado e colocado dentro de um carro e levado pelos bandidos. O tenente Trindade, oficial do 4º Batalhão da Polícia Militar, as vítimas foram levadas até o Guajiru e assassinadas em via pública.

Um carro em que eles teriam sido levados foi encontrado abandonado em uma estrada carroçável, também em São Gonçalo, com um capacete dentro. O veículo tinha queixa de roubo. Ainda de acordo com o tenente Trindade, não foi possível colher mais detalhes do crime tendo em vista que o duplo homicídio foi registrado já na madrugada.

Na manhã desta quinta-feira, os atendentes do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) informaram que o casal morto ainda não foi identificado e os corpos estão na sede do órgão aguardando liberação.

Fonte: Portal BO

Homem é preso em supermercado de Natal ao arrombar carro de PM

Do G1 RN, com informações da Inter TV Cabugi
Suspeito nega o crime, mas deve responder por tentativa de furto
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Um homem de 24 anos foi preso na noite desta quarta-feira (2) ao tentar arrombar um carro em um supermercado no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. O dono do veículo, um policial militar que estava de folga, fazia compras quando flagrou o suspeito dentro do veículo. Detido, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da zona Sul da cidade e deve responder por tentativa de furto.
Segundo o PM, o suspeito usou uma chave de fenda para forçar a porta e entrar no automóvel. Ele já estava pronto para retirar o som do carro quando foi surpreendido. "Ao sair do supermercado eu dei de cara com o ladrão dentro do meu carro no estacionamento. Daí eu fiz o procedimento, enquadrei e mandei deitar no chão e chamei a guarnição para conduzi-lo à DP" disse Diogo Oliveira.

Na delegacia, o suspeito negou que tenha arrombado o carro e disse também que não estava no interior do veículo. O delegado não acreditou na versão do suspeito e disse que irá indiciá-lo por tentativa de furto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário