Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 12 de junho de 2014


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Polícia Civil do RN diz que não sai com coletes ou munições vencidos

Do G1 RN
Coletes vencidos serão devolvidos, diz Sinpol
(Foto: Divulgação/Sinpol/RN)

Agentes e escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte iniciam nesta quinta-feira (12) uma operação denominada 'Polícia Legal'. Segundo o Sindicato da categoria, o objetivo é fazer valer - em todas as delegacias do estado - o determina a lei. “Munições e coletes vencidos não serão usados e policiais sem habilitação específica para veículos de emergência não irão mais conduzir viaturas”, afirma.

Ainda de acordo com o Sindicato da Polícia Civil do RN, a categoria aguardava por parte do Governo do Estado a apresentação de uma resposta à proposta de reajuste salarial apresentada ainda em 2011. “O secretário estadual da Segurança Pública, Eliéser Girão, ficou de intermediar esse processo, mas, até esta quarta-feira (11), nenhuma resposta foi dada e, por isso, os policiais se reuniram em assembleia para deliberar sobre mobilizações e atos públicos”, acrescenta o Sinpol.

O G1 tentou contato com a assessoria da Secretaria de Segurança, mas os telefones estavam desligados no início da manhã desta quinta.

“Vamos sair da sede do Sinpol, na avenida Rio Branco, tanto os policiais civis quanto os servidores do Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) com destino ao shopping. Lá, vamos abordar a população, entregando panfletos informando sobre a situação da Polícia Civil e do próprio Itep, que estão abandonados. Isso faz com que a segurança pública do RN não evolua e a violência cresça”, disse Djair Oliveira, presidente do sindicato.Além da operação Polícia Legal, os policiais civis deliberaram por realizar panfletagem em vias públicas de Natal. A primeira delas será realizada na próxima segunda-feira (6), a partir das 9h, nas imediações do shopping Midway Mall.

Sobre a operação Polícia Legal, a diretoria do Sinpol orienta que agentes e escrivães, por exemplo, não realizem procedimentos como tomada de depoimentos ou cumprimento de mandados sem a presença de um delegado, bem como só se desloquem para qualquer missão policial equipados com colete adequado e armamento fornecido pelo Estado. “Para as viaturas, é recomendado não sair em diligências em veículos atrasados e também sem efetivo mínimo de três policiais”, observa.

SÃO TOMÉ: CRIANÇA MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO

A cidade  de São Tomé/RN, distante 110 KM da capital do estado registra o terceiro afogamento em menos de 03 tres meses. Na tarde de hoje a vítima de iniciais D.S. 11 anos, afogou-se nas águas de um poço no Rio Potengi. O menino pre-púbere brincava na educação física na quadra de esportes perto da Rua Industrial João Câmara, quando se dirigiu, sem autorização da professora, até o poço da usina onde veio a afogar-se. A professora encontra-se no Hospital Rita Leonor de Medeiros em estado de choque. 
Postado por ARI FOTOGRAFIAS

quarta-feira, 11 de junho de 2014

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MACAÍBA

Mais um jovem foi vitima da violência crescente na cidade de Macaíba. Uma tentativa de homicídio aconteceu na noite desta Quarta-Feira às 18h20m na rua Sinval Duarte Pereira no Bairro Campo das Mangueiras. Um ciclista aparentando 25 anos foi surpreendido por dois homens em uma moto de placa não identificada, os criminosos se aproximaram e efetuaram três disparos de arma de fogo. A vitima abandonou a bicicleta e correu entrando em uma padaria na mesma rua. O proprietário da Padaria que não preferiu revelar o seu nome disse que tudo foi muito rápido. A vitima não chegou ser atingido e logo depois que viu os bandidos indo embora, pegou a bicicleta e fugiu com destino ignorado. 
LOCAL ATINGIDO 
LOCAL ATINGIDO
LOCAL ATINGIDO
LOCAL ATINGIDO


Fonte: CONNECTTV

Mulher é assassinada no dia do aniversário em Felipe Camarão

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Uma mulher de 21 anos foi morta na tarde desta quarta-feira (11), na rua Santa Maria Goreth, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Juciérica Saionara de Lima comemorava o aniversário quando foi surpreendida por uma motociclista não identificada que atirou diversas vezes atingindo a vítima na cabeça e no tórax. A suspeita fugiu em uma motocicleta de placa e modelo não revelados.

De acordo com uma testemunha ocular do crime, que preferiu não ser identificada, Juciérica ainda chegou a conversar brevemente com a assassina, mas acabou baleada primeiramente no peito e em seguida mais três vezes na cabeça. A suspeita fugiu em uma moto de posse de uma pistola 380 usada no homicídio.

A reportagem do Portal BO conversou com o tenente Dias, oficial do 9º Batalhão da Polícia Militar. Ele relatou que a suspeita é de que a jovem morta teria envolvimento com drogas, mas que ainda era cedo para associar este fato ao assassinato. Familiares de Juciérica nada quiseram falar sobre a morte, mas lamentaram, pois a jovem estava feliz por está completando 21 anos nesta quarta. A polícia não conseguiu localizar a atiradora.

Mexicanos reagem a assalto e agridem suspeito na zona Sul de Natal

Do G1 RN
Turistas já estão em Natal para o jogo do México
(Foto: Ferreira Neto/GloboEsporte.com)

Dois mexicanos reagiram a um assalto e detiveram um suspeito que invadiu a pousada onde os estrangeiros estão hospedados no bairro Ponta Negra, na zona Sul de Natal. A ocorrência foi registrada no início da manhã desta quarta-feira (11) e confirmada pelo oficial de operações da Companhia de Policiamento de Turismo (Cptur), tenente Luís Felipe.

De acordo com o oficial, os mexicanos chegaram a entrar em luta corporal com o homem, que foi agredido e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O tenente Luís Felipe explica que o caso aconteceu por volta das 6h.

"Os mexicanos acordaram com um barulho e encontraram o homem revirando as malas dentro do quarto. Após uma luta corporal, o homem foi amarrado e a proprietária da pousada foi avisada. Fomos ao local e solicitamos a vinda do Samu", explica.

O suspeito foi socorrido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde está em observação no setor de trauma. A assessoria de comunicação da unidade hospitalar informou que o homem sofreu escoriações no rosto e passa bem.

O delegado Daniel Freire, titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), aguarda as vítimas, o suspeito e testemunhas para prestarem esclarecimentos sobre o caso. Os mexicanos estão em Natal para acompanhar a partida entre México e Camarões nesta sexta-feira (13) na Arena das Dunas.

Adolescentes de 12 e 13 anos são apreendidos antes de assalto

Fotos: Cedidas

Policiais militares do 4º Batalhão aprenderam no final da manhã desta quarta-feira (11), dois adolescentes que se preparavam para praticar assaltos a transeuntes no bairro Nossa Senhora da Apresentação. A dupla portava um revólver calibre 38 com munições tipo Hollow Point de uso especial.

De acordo com o comandante do Batalhão, Major Kênedy, policiais da viatura 412 realizavam um patrulhamento de rotina na Rua São Jorge, no Loteamento Vale Dourado quando se depararam com os suspeitos que se mostraram nervosos na presença da guarnição. Imediatamente foi realizada uma abordagem e para a surpresa da equipe um deles estava com a arma.

“A ação dos policiais foi de excelência no tocante a fiscalização e a abordagem dos suspeitos, mas o que mais impressiona nessa ocorrência é a idade dos envolvidos, um tem 13 anos e o outro apenas 12, fico realmente muito preocupado com essa realidade das nossas crianças e adolescentes”, relatou.

A polícia também verificou que as munições que estavam instaladas no revólver eram especiais, de uso militar. O projétil intitulado Hollow Point, expressão em inglês que quer dizer ponta oca possui uma cavidade na ponta que proporciona sua expansão quando atinge obstáculos de consistência típica de tecidos animais, aumentando seu diâmetro e, consequentemente, a transmissão de energia, os danos do impacto e, se for o caso, o sangramento da vítima.

Seu uso é bastante difundido em caçadas e no meio policial. Pela Convenção de Genebra, para a atividade militar a munição é totalmente proibida.

Depois do flagrante os dois menores foram conduzidos à delegacia especializada de atendimento ao adolescente infrator, no bairro Cidade da Esperança. Depois de ouvidos pela autoridade policial ambos foram liberados e a arma apreendida.

Fonte: Portal BO

Policiais civis farão operação padrão durante Copa do Mundo

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram deflagrar, a partir desta quinta-feira (12), a "Operação Polícia Legal", que tem como objetivo aplicar nas delegacias o que determina a lei. Algumas atitudes, como entrega de munições ou coletes vencidos, serão adotadas, bem como policiais sem habilitação específica para veículos de emergência não irão mais conduzir as viaturas.

Segundo o Sinpol, a categoria aguardava por parte do Governo do Estado a apresentação de uma resposta a proposta de reajuste salarial apresentada ainda em 2011. O sindicato afirma que o secretário de Segurança Pública, Eliéser Girão, ficou de intermediar esse processo, mas, até esta terça-feira (11), nenhuma resposta teria sido dada e, por isso, os policiais se reuniram em assembleia para deliberar sobre mobilizações e atos públicos.

Além de deflagrarem a Operação Polícia Legal, os policiais civis deliberaram por realizar panfletagem em vias públicas de Natal. A primeira delas será realizada já na segunda-feira, dia 16, a partir das 9h, nas imediações do shopping Midway Mall.

“Vamos sair da sede do Sinpol, na avenida Rio Branco, tanto os policiais civis quanto os servidores do Itep, com destino ao shopping. Lá, vamos abordar a população, entregando panfletos informando sobre a situação da Polícia Civil e do próprio Itep, que estão abandonados. Isso faz com que a Segurança Pública do RN não evolua e a violência cresça”, comenta Djair Oliveira, presidente do Sinpol.

Em relação à Operação Polícia Legal, a Diretoria do Sindicato orienta os agentes e escrivães a, por exemplo, não realizarem procedimentos como tomada depoimentos ou cumprimento de mandados sem a presença de um delegado, bem como só se deslocar para qualquer missão policial equipado com colete adequado e armamento fornecido pelo Estado.

Para as viaturas, é recomendado não sair em diligências em veículos atrasados e também sem efetivo mínimo de três policiais.

Os policiais civis vão se encontrar novamente na sede do Sinpol, na próxima segunda-feira, a partir das 8h. O Sindicato fica localizado na avenida Rio Branco, 825, na Cidade Alta, Natal-RN. “Convocamos toda a categoria a participar da Operação Polícia Legal e se unir em torno das mobilizações e atos públicos”, completa Djair Oliveira.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário