Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Assalto frustrado em mercadinho da ZN acaba com quatro assaltantes presos

Do DN Online
Uma quadrilha assaltou um mercadinho no Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. Chegaram em um veículo roubado, apontaram armas, efetuaram o roubo e fugiram. Menos de meia hora depois foram pegos já nas intermediações de Nova Natal e Cidade Praia, próximo à linha do trem. Entre quatro assaltantes, estão Alex Teixeira (acusado de vários assaltos na região) e Jairo Barbosa, ambos de 28, Miguel Teixeira, e ainda um adolescente. Foram encontrados com eles dois revólveres, calibres 32 e 38.
O assalto aconteceu por volta das 11h. Segundo o tenente Roberto, do 4º Batalhão de Polícia Militar, após o crime funcionários do mercadinho informaram ao Ciosp os números da placa do veículo usado para fuga: um pálio de cor preta. Os números foram informados à viatura que patrulhava as redondezas. Meia hora após o assalto, os oficiais viram o pálio. Os assaltantes empreenderam fuga, mas foram cercados mais à frente. "Abordamos o veículo e eles não reagiram , disse o tenente. Foi encontrado no carro pequenos artigos do mercadinho e pertences de funcionários e clientes.

Jovem morre após tentar assaltar loja em Felipe Camarão

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa

Um homem ainda não identificado foi baleado e morto durante um assalto, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Um segundo suspeito também foi atingido, mas conseguiu escapar com vida. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), em uma loja de produtos esportivos, na rua Santa Cristina.
De acordo com o Sargento Dos Anjos, do 9º Batalhão, os assaltantes chegaram a pé no local e anunciaram o assalto de arma em punho. No momento em que estavam rendendo os funcionários do estabelecimento, uma pessoa que não teve sua identificação revelada, reagiu a ação criminosa e atirou nos dois.
Um dos bandidos morreu no local enquanto o outro fugiu após ser atingido na abdome e na perna direita. "Ainda não sabemos quem foi o autor dos disparos. O que temos conhecimento é que o outro assaltante está agora escondido em um terreno próximo a favela do fio", disse.
Ainda segundo o policial, o criminoso morto não é conhecido do bairro o que aumenta a suspeita de que a dupla veio de outro bairro da cidade para praticar o assalto. Dezenas de viaturas da ROCAM e do BPchoque, realizam uma varredura na área com a finalidade de prender o suspeito que fugiu.

Fonte: portalbo

Juíza determina que Governo do RN convoque policiais civis aprovados

Deverão ser convocados 263 agentes, 107 escrivães e 68 delegados. 

Ricardo Araújo Do G1 RN 
Rosalba Ciarlini, governadora do RN, deverá
nomear aprovados (Foto: Ricardo Araújo/G1)

O Estado do Rio Grande do Norte deverá nomear e dar posse, imediatamente, aos agentes, delegados e escrivães de Polícia Civil aprovados no concurso nº 001/2008, cuja homologação foi oficializada em dezembro de 2010. A determinação, publicada nesta terça-feira (18) é da juíza titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Patrícia Gondim Moreira Pereira, que julgou o processo nº 0801600-08.2011.
O procedimento transita em julgado e qualquer interposição terá o efeito duplo de suspensão e devolução ao interpolador. A juíza concedeu o prazo de 10 dias para a decisão ser cumprida. Com a determinação, deverão ser nomeados 263 agentes, 170 escrivães e 68 delegados de Polícia Civil aprovados dentro do número de vagas do concurso. Os aprovados, inclusive, já realizaram os respectivos cursos de formação e estão aptos a assumir as vagas há mais de um ano.
O G1 tentou contato com a direção do Sindicato dos Policiais Civis e Agentes da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), mas os celulares estavam desligados. Foi o Sinpol que entrou na Justiça com uma Ação Ordinária com pedido de Tutela Antecipada, alegando a necessidade de nomeação dos candidatos aprovados no concurso. O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, também foi contatado para comentar o teor e o possível cumprimento da decisão judicial, mas não atendeu ao celular.
Decisão da juíza Patrícia Gondim foi publicada
nesta terça-feira (18) (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Na peça protocolada no Tribunal de Justiça, o Sinpol afirma que há "cumulação de diversas delegacias por um único profissional, delegados respondendo por mais de 20 delegacias ou por cincunscrições que chegam a abranger mais de 100 mil habitantes, além da manutenção ilegal de policiais militares exercendo funções de delegado". A Procuradoria Geral do Estado ao longo do processo manifestou-se contra a nomeação dos concursados alegando impossibilidade orçamentárias e cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, o pleito do Governo do RN não obteve êxito diante dos recursos interpostos pelo Ministério Público, favorecido pela decisão judicial.
Além da determinação de convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil, a juíza argumentou, em sua decisão, que "merece acolhida oa pretensão deduzida pela parte autora (Sinpol), a fim de cessar ou amenizar os graves prejuízos à segurança pública no Estado do Rio Grande do Norte, além dos efetivos danos à carreira cujas prerrogativas são defendidas pela parte autora, já que os profissionais da polícia civil hoje em atuação, como bem demonstrado através da documentação acostada aos autos, estão trabalhando em péssimas condições e com a sobrecarga de atividade, ante a falta de efetivo nas várias Delegacias do Estado".

Dupla é detida em Macaíba após agredir homem com golpe de foice

O 11º Batalhão de Polícia Militar apreendeu um adolescente de 17 anos e prendeu um jovem de 24 anos identificado como Clésio Luis da Silva, conhecido como “Boca de CD“, na noite dessa terça-feira (18), por volta das 19h, no município de Macaíba, no distrito de “Cana Brava” região metropolitana de Natal, acusados de agredirem um senhor de 50 anos, que defendia o seu filho da dupla, em razão de uma rixa ainda desconhecida que tinham. A informação foi confirmada pelo tenente Pedro, oficial em serviço. 
Segundo o policial militar, os acusados se dirigiram até a casa do jovem, mas foram impedidos pelo seu pai que invadissem o local. “Eles entraram em luta corporal e o dono do imóvel ainda foi atingido por um golpe de foice na cabeça, que pegou apenas de raspão, sem gravidade”, contou. Na ocasião, o jovem, escondido dentro de casa, conseguiu escapar e os bandidos fugiram.
Após a briga, o Centro Integrado de Operações e Seguranças Públicas (Ciosp), comunicou a ocorrência ao 11º Batalhão, que conseguiu prender os acusados na zona rural da cidade. Com eles foram ainda foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda de fabricação caseira e uma foice.
Os acusados foram encaminhados para a delegacia de plantão Zona Sul e serão autuados por lesão corporal.

DN ONLINE

Polícias Civil e Federal investigam morte de agente piauiense no RN

                                                       Veículo do agente foi encontrado queimado

As polícias Civil e Federal traçaram linhas de investigações paralelas, porém conjuntas, para tentar descobrir quem matou e qual a motivação para o assassinato do agente penitenciário piauiense Lucas Barbosa Costa, de 22 anos, cujo corpo foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (18) em Mossoró, segundo informações confirmadas por delegados das duas instituições.
Pela Polícia Federal, que irá apurar a motivação do homicídio – já que o piauiense era um servidor público federal – o inquérito será presidido pelo delegado Wilson Ramos, da regional da PF em Mossoró. À Polícia Civil, caberá descobrir o autor ou autores do crime, cuja investigação está sob a responsabilidade do delegado Roberto Moura, titular da Delegacia Especializada de Homicídios de Mossoró.
“Nós vamos trabalhar em conjunto, mas com a tramitação de dois inquéritos paralelos. Inclusive, já começamos o trabalho investigativo”, enfatizou Roberto Moura.
“Não podemos adiantar nada para não atrapalhar as investigações. O que posso dizer é que estamos traçando o perfil da vítima. Para isso, estamos ouvindo pessoas ligadas ao Lucas”, complementou o delegado.
O corpo de Lucas Barbosa Costa foi encontrado por um popular numa estrada carroçável paralela à BR 304, a aproximadamente 15 quilômetros de Mossoró. Apresentava perfurações feitas à bala na cabeça e barriga, mãos amarradas e um dos olhos foi arrancado, segundo informou a Polícia Militar. No local, ainda foram encontradas capsulas de pistola calibre 40. O carro do agente, um Kia Cerato (placas NNR-5181), foi achado completamente queimado a mais de um quilômetro de distância.
                                                   Capsulas de pistola foram encontradas
no local do crime (Foto: Marcelino Neto)
Ao G1, o coronel Alvibá Gomes, comandante do 2º Batalhão da PM em Mossoró, comentou: “Pela quantidade de disparos, este crime tem características de execução. Com certeza não se trata de um homicídio comum. Tudo leva a crer que foi uma vingança”.
Lucas Barbosa Costa tem 22 anos, solteiro e é natural de Teresina, no Piauí. Agente penitenciário do Presídio Federal de Mossoró, ele residia na cidade há três anos.

Fonte: G1 RN

Acusado de assassinato, foragido de Pernambuco é preso pelo BPChoque

DN Online.
Com mandado de prisão em aberto por homicídio pela Justiça de Pernambuco, Alexandro José Batista, 27 anos, foi preso por uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) na manhã desta quarta-feira no bairro de Igapó, zona Norte de Natal.
Segundo o tenente PM Thales Eduardo, oficial de operações do BPChoque, a polícia recebeu a informação de que o foragido estaria trabalhando em uma oficina localizada à Avenida das Fronteiras, na zona Norte. Ao verificar a informação, Alexandro Batista foi localizado.
Depois de checado o nome do suspeito junto à Justiça, foi constatado que ele responde por um assassinato na Justiça pernambucana. Alexandro Batista foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Capturas (Decap) e, em seguida, deve ser levado ao Núcleo de Custódia da Polícia Civil, aguardando decisão judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário