Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sábado, 15 de dezembro de 2012

Bandidos trocam tiros com a PM e assaltam Correios no interior do RN

DN Online
Mais um registro de assalto a agência dos Correios no interior do RN, desta vez houve tiroteio e dois bandidos que integravam a quadrilha foram presos pela polícia na manhã desta quinta-feira, no município de Várzea a 84 km de Natal.
Por volta das 10h quatro homens invadiram a agência armados, renderam funcionários e clientes e fugiram com um malote de dinheiro. A polícia foi acionada e chegou a perseguir os bandidos que iniciaram um tiroteio.
Dois bandidos foram presos e parte do dinheiro recuperado, a polícia continua em diligências para localizar os outros assaltantes.

OPERAÇÃO NATALINA

Presos quatro suspeitos de integrar quadrilha que roubou R$ 1 MI do BNB
Paulo de Sousa, do DN Online.
Atanázio Gomes 

Uma operação policial denominada "Natalina", desencadeada na tarde desta quarta-feira (12) pela equipe da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur), prendeu quatro pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de assaltantes que agia na Grande Natal. Entre eles está o líder do bando, Leandro Neves de Farias, 28 anos, o "Bola de Neve", que alega ter roubado com os comparsas R$ 1 milhão do Banco do Nordeste em Parnamirim, fato ocorrido no último 20 de novembro. Ele também é apontado como um dos participantes do assalto a uma joalheria em que foi usada uma dinamite para render as vítimas no dia 30 de outubro deste ano.


O delegado Atanázio Gomes, titular da Defur, afirma que vinha investigando essa quadrilha há cerca de seis meses. "Mas ontem (quarta) recebemos uma informação sobre a localização exata de onde estaria o líder da quadrilha, então partimos para prendê-lo". O primeiro a ser detido foi exatamente o mentor do grupo, o "Bola de Neve". Ele foi localizado pela polícia em sua casa, na Rua Poetisa Cecília Meireles, no bairro de Pitimbu. Com ele a equipe da Defur apreendeu uma pistola calibre 9mm (de uso restrito das forças armadas e da Polícia Federal), 50 munições desse calibre e ainda 25 de calibre 38, além de vários produtos de roubo.

Dois jovens são baleados na cabeça e um morre na zona Oeste de Natal

Paulo de Sousa, do DN Online.
Dois jovens foram baleados na cabeça por um trio armado enquanto estavam conversando em uma oficina mecânica localizada à Rua Cônego Monte, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal, em frente ao Hospital Giselda Trigueiro, por volta das 11h30 desta quinta-feira (13). Um deles, identificado até então somente pelo apelido de "Caverinha", com 25 anos, acabou morrendo no local.
Conforme informações do tenente PM Isaac Paiva, oficial de operações do 9º batalhão PM da zona Oeste, o outro jovem atingido com tiro na cabeça foi socorrido pelo serviço de atendimento móvel de urgência (Samu). Ele estava ainda consciente e revelou que um dos suspeitos de ter praticado o crime chama-se "Chorão" e tinha uma rixa com o "Caverinha", provável motivação do atentado. Esse jovem, ainda não identificado, foi encaminhado ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.
Os três suspeitos, que chegaram ao local do crime a pé, ainda não foram localizados pela Polícia, apesar das diligências. O corpo do "Caverinha" foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e aguarda identificação pelos familiares

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Policial civil nega extorsão na Operação Clone, mas continua preso

Júlio Rocha, DN Online
Durante depoimento na tarde desta quarta-feira, o policial civil José Carlos Barbosa, acusado de ter extorquido suspeitos de estelionato na Operação Clone, negou participação na quadrilha.
Segundo o delegado Márcio Lemos, o policial declarou que nas ligações telefônicas exigindo dinheiro a um dos presos na operação, seria cobrança por uma moto vendida mas não havia sido paga.
Ainda de acordo com o depoimento, o policial também confirmou que teria recebido objetos de um membro da quadrilha para sanar as dívidas. A versão do policial poderá ser confirmada ou desmentida quando o delgado tiver acesso as gravações das conversas telefônicas.
Após o depoimento, José Carlos continuou preso e foi encaminhado para a custódia no quartel da Polícia Militar. Lotado na 14ª delegacia em Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, José Carlos estava foragido desde a última quinta-feira (6), quando foi deflagrada a Operação Clone. A investida policial prendeu 21 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha de falsificadores de cartões de crédito, integrada inclusive por um vereador eleito em Rio do Fogo, três funcionárias do Hiper Bom Preço e um bancário do Santander.

SINPOL e agentes e escrivães repudiam Portaria do Ministério Público

DN Online

O SINPOL/RN e os agentes e escrivães de Polícia Civil do Rio Grande do Norte repudiam uma Portaria expedida nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Wendell Beethoven Ribeiro Agra. A entidade e categoria consideram que o procedimento preparatório instaurado se constitui em uma séria ameaça ao processo de evolução da Polícia Civil no estado, para não dizer um passo no caminho inverso: do temido retrocesso e que estranha que tenha partido justamente do MP.
Segundo a Portaria número 12/2012 – NUCAP – o MP visa avaliar, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, da Polícia Civil e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a possibilidade de, mediante a formalização de termo de ajustamento de conduta (ou convênio entre as diversas instituições), a SESED, através de ato administrativo específico, cometer à PMRN, a atribuição de lavrar boletins de ocorrência e termos circunstanciados de ocorrência.
O SINPOL repudia essa portaria por entender que o MP, enquanto fiscal da lei, e tendo essa importante prerrogativa quanto à atuação da justiça e das policias, pode e deve exigir, sim, do governo do estado investimentos necessários para que a polícia civil atue de maneira eficaz. Isso pode acontecer através de medidas que cobrem a convocação de suplentes do concurso de 2009, para que façam curso de formação, e até mesmo abrindo novos processos seletivos, visto que menos de 25% dos cargos previstos pela lei 417/10 estão ocupados, restando ainda cerca de 4 mil vagas em aberto.
“Para nós da Polícia Civil essa medida visa tão somente ´tapar o sol com a peneira´ tirando a PM do trabalho ostensivo nas ruas. Somos citados na Portaria por termos enviado Ofício denunciando fechamento de delegacias por falta de efetivo, mas queremos deixar claro que não concordamos com esta portaria, que consideramos inadmissível, e lutaremos contra a efetivação deste termo de ajustamento de conduta”, destaca o presidente do SINPOL, Djair Oliveira. 
O SINPOL reforça ainda que é contra o retorno de PMs para as delegacias, uma luta já conquistada em 2005, quando conseguiram que sargentos da PM que faziam trabalho de delegados no interior, remetendo, inclusive, inquéritos a justiça e fazendo lavraturas de flagrantes e TCOs, fossem afastados desses cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário