Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

terça-feira, 19 de junho de 2012

Policia Militar age rápido e consegue prender dois acusados de assalto em Parelhas

A Guarnição do Grupo Tático Operacional de Parelhas GTO com apoio de vários policiais da região e parte da Paraíba conseguiram prender três acusados de praticarem um assalto na manhã desta Terça em Parelhas.
Os acusados foram presos no vizinho estado da Paraíba em uma estrada nas proximidades da cidade de Picuí PB.
Foram presos:
-Richarles Ranier Nascimento Barbosa 20 anos natural de Campina Grande PB
-Arthur Alexandre Dantas 23 anos natural de Campina Grande PB
-Larissa Avelino de Souza 22 anos natural de Campina Grande PB.
Segundo informações encontram-se foragidos mais dois acusados identificados como Sandro e Ferrugem.
Os acusados foram presos conduzindo um veiculo modelo Corsa de cor Vermelha de Placas KFP 1470 Surubim PE que estava dando apoio a ação.
Os acusados estavam vindo da cidade de Currais Novos onde estavam visitando parentes.
Segundo informações da policia os dois acusados podem está com o veiculo que foi levado.
Os acusados foram conduzidos para a delegacia de policia civil da Parelhas onde foi feito o reconhecimento dos acusados e logo em seguida foram transferidos para a delegacia de policia civil de Caicó.
Marcos Silva

Promoção de Supermercado Alemão atrai dezenas de clientes após oferecer produtos grátis a clientes nus




Do G1 / Fotos: Sebastian Iwersen

Um supermercado em Süderlügum, na fronteira entre Alemanha e Dinamarca, foi invadido por compradores nus no sábado depois que o estabelecimento fez uma promoção e ofereceu produtos grátis para os primeiros cem clientes (veja vídeo).

Segundo o jornal alemão "The Local", os clientes chegaram a acampar ao lado do supermercado "Priss", na esperança de estar entre os cem primeiros que poderiam levar mantimentos no valor de até 270 euros (R$ 700).O gerente do supermercado, Nils Sterndorff, disse que ficou surpreso pela quantidade de pessoas que tentaram aproveitar a promoção de inauguração.

De acordo com a polícia, a promoção atraiu cerca de 250 clientes, principalmente dinamarqueses, que geralmente aproveitam os preços mais baratos de bebidas alcóolicas de confeitaria do lado alemão da fronteira.



Do G1 / Fotos: Sebastian Iwersen

Quadrilha pernambucana que assaltou empresário em Patos é capturada

Quatro homens assaltaram a residência do empresário Martinho Martins da Nóbrega, na noite desta segunda-feira, 18, em Patos. Segundo informações, os homens fizeram o empresário e mais quatro pessoas de reféns no interior da casa.
De acordo com a Polícia Militar do 3° Batalhão, a suspeita é de que mais outras duas pessoas tenham participação no crime, inclusive, um ex-funcionário da empresa teria passado informações para o bando. O comandante da guarnição, Tenente Coronel Cunha Rolim disse que a quadrilha entrou na residência do empresário, rendeu ele e mais outras pessoas que estavam no local.
Ainda segundo informações, os vizinhos teriam percebido a movimentação dos assaltantes e avisado a Polícia, que cercou a casa.
Com o bando, os policiais encontraram três pistolas, sendo duas 380 e uma ponto 40, todas de uso exclusivo das forças armadas, jóias, perfume, U$ 92 e R$ 1.381, além de um veículo Volks modelo Polo Sedan, de cor prata, placas KKS 4241-Recife, Pernambuco. Segundo o comandante uma das armas pertence à polícia do Rio Grande do Norte.
Douglas Liberato, 26 anos; Luiz Felipe, 28 anos e Gideon Francisco Barbosa, 26, todos de Pernambuco, foram capturados ainda na casa do empresário. Este último teve as duas pernas fraturadas durante a perseguição no momento em que pulou o primeiro andar da casa. Ele foi levado para o Hospital Regional de Patos.
O comandante afirmou que eles tentaram fugir pelo quintal dos vizinhos. “Os elementos empreenderam fuga pulando o quintal das residências vizinhas. A identidade deles estão sendo checadas, pois um deles apresentou documentação falsa. Há indícios de que eles são egressos do Sistema Penitenciário Pernambucano”.
Segundo a PM, há indícios de que tenha ocorrido informações privilegiadas, o que leva a crer que haja um outro participante da quadrilha residente em Patos. “Há mais de três dias pessoas disseram que viram esses veículos circulando na cidade, porém, eles insistiram dizendo que chegaram hoje na cidade, mas, a polícia acredita que não”, explicou Cunha Rolim.
Ao entrar na residência, policiais disseram que um dos assaltantes não percebeu a preseça policial e ficou na sala rendendo a família, mas ao ser dado voz de prisão, jogou a arma no chão e se rendeu.
O quarto acusado de participação no assalto foi capturado mais tarde, por volta de 22h30 e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Fonte: Acilene Candeia/RádioSertãoAM

Juiz que mandou prender Cachoeira é afastado do caso

O juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, que estava a frente das investigações contra o contraventor Carlinhos Cachoeira, foi afastado do caso. A troca de comando, às vésperas do recesso do Judiciário em julho e no curso da investigação, pode atrasar o andamento do processo e retardar o julgamento do caso.
Lima foi o magistrado que determinou a prisão de Cachoeira e autorizou a Polícia Federal a grampear os telefones de pessoas suspeitas de integrar o esquema de exploração ilegal de jogos montado pelo contraventor. Escutas que foram colocadas em dúvida pelos advogados de Cachoeira, mas que foram consideradas legais nesta segunda pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região por dois votos a um.
O magistrado estava na 11ª Vara Federal em Goiás e foi remanejado para a 12ª Vara. De acordo com a assessoria do tribunal, Lima é juiz substituto, o que permite seu remanejamento caso seja necessário preencher outros postos. Conforme o tribunal, como magistrados sairão de férias, foi necessário remanejá-lo. O juiz que assumir o caso terá de se inteirar de todo o processo – que já conta com 53 volumes – antes de dar seguimento ou tomar qualquer decisão.
Na tentativa de acelerar o julgamento do caso, Lima havia marcado para o dia 1 deste mês as audiências de instrução do processo, que envolve 81 pessoas. Seria a primeira vez que Carlinhos Cachoeira falaria sobre caso, conforme seu advogado Márcio Thomaz Bastos. Cachoeira ficou em silêncio durante o depoimento à CPI do Congresso. Bastos afirmou que à Justiça Federal seu cliente falaria.
No entanto, por decisão do juiz federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, as audiências foram canceladas. De acordo com Tourinho Neto, as audiências só poderiam ocorrer depois que algumas diligências solicitadas pela defesa de Cachoeira.
No pedido de adiamento que fez à Justiça, a defesa de Cachoeira argumentou que foi impedido pelo juiz Paulo Augusto Moreira Lima de se reunir a sós, por quatro horas, com seus advogados antes do depoimento. Os advogados também não teriam recebido a transcrição dos depoimentos testemunhas e os extratos de ligações telefônicas grampeadas pela Polícia Federal com autorização da Justiça.
Carlinhos Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro e pode ser solto nesta semana. Na sexta-feira passada, Tourinho Neto deu nova decisão favorável a Cachoeira. Desta vez, determinou que fosse solto, pois o grupo que explorava jogos ilegais já não existiria mais. Não haveria, então, razão para mantê-lo preso.
Os advogados tentam, para garantir a liberdade de Cachoeira, reverter a decisão relativa à operação Saint-Michel, que desbaratou um esquema que visava a fraudar licitação da bilhetagem eletrônica no transporte público do DF.

Seridó ganhará seus primeiros parques eólicos



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, na capital federal, aprovou um financiamento de 378 milhões de reais para a construção de cinco parques eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte pela Força Eólica do Brasil, controlada por Neoenergia e Iberdrola. Isso a gente já sabia. A surpresa foi os locais onde se locarizarão três desses parques. Dois deles serão construídos do Seridó,nas cidades de Lagoa Nova e Bodó. O outro ficará em Santana do Matos, zona de transição entre o Seridó e a região central do RN 
SALTO DESENVOLVIMENTISTA 
Segundo o BNDES,do ponto de vista econômico, os efeitos diretos de desenvolvimento de um projeto eólico, sobretudo, em uma região carente como o Seridó incluem renda para o proprietário da terra, receita para governos locais, estaduais e federais provenientes de impostos sobre as transações e a propriedade, geração de empregos e o uso de serviços locais.
Os efeitos indiretos da construção e operação do projeto eólico resultarão na compra de mercadorias e serviços locais como materiais de construção, equipamentos de construção, ferramentas e também suprimentos e equipamentos de manutenção. Serviços de suporte como contabilidade, bancos e assistência legal também são necessários.
Para conferir a notícia no Portal do BNDES clique AQUI
Por V&C Artigos e Notícias

Com 389 dívidas trabalhistas, Prefeitura de Caicó entra na lista dos cem maiores devedores da Justiça do Trabalho no RN

Desembargador Ronaldo Medeiros, do TRT,
presidiu o encerramento 
da 2ª Semana de Execuções Trabalhistas. 
Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A justiça trabalhista divulgou a lista dos 100 maiores devedores do Rio Grande do Norte. São 16.294 dívidas provenientes de empresas ou pessoas jurídicas e 587 processos de débitos de pessoas físicas. Parte da lista o DN publica abaixo, mas o arquivo completo pode ser visto no site do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), que disponibilizou as informações do banco de dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Encabeça a lista a Cia. Açucareira Vale do Ceará-Mirim, com 727 processos, seguida da Mossoró Agroindústria S.A.(Maísa), com 714, Maísa Indústria, 583 processos, Cia. de Dados do RN (Datanorte), com 446 processos, e A&G Locação de Mão-de-Obra, com 443 processos. O restante da lista contempla várias prefeituras de municípios do interior, encabeçadas pela de Caicó, com 389 dívidas na Justiça do Trabalho. 
Os dados foram divulgados ontem no encerramento da 2ª Semana de Execuções Trabalhistas, no Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto, em Lagoa Nova. De acordo com o desembargador Ronaldo Medeiros de Souza, presidente do tribunal, a justiça consolidou acordos trabalhistas da ordem de R$ 7,4 milhões, incluindo-se ai as dívidas pagas no leilão de sexta-feira, 15, que apurou R$ 1,7 milhão. Entre os itens arrematados estão a casa e o escritório do advogado Anderson Miguel, penhorados para pagamento de dívidas trabalhistas da empresa A&G, uma das que tem mais processos trabalhistas. O advogado foi assassinado em 1º de junho do ano passado.
DN e TRT

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Após investigação que identificou diversas irregularidades, Globo é obrigada a contratar 150 jornalistas

Até fevereiro do ano que vem, a Rede Globo, no Rio de Janeiro, está obrigada a contratar 150 jornalistas e radialistas para suas redações. Isso, junto a uma multa de R$ 1 milhão, é o resultado de um acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público (MP) no fim de 2011, depois de uma investigação que identificou diversas irregularidades trabalhistas no maior veículo de comunicação do País.
A Procuradoria do Trabalho da 1ª Região, após solicitar à Globo cópia do controle de frequência de empregados, encontrou casos de funcionários com expediente de mais de 19 horas e desrespeito ao intervalo mínimo entre expedientes (11 horas) e não concessão do repouso semanal remunerado. “Foi constatado excesso de jornada e que este excesso é habitual, e não extraordinário”, explica a procuradora Carina Bicalho, do Núcleo de Combate às Fraudes Trabalhistas.
Nos últimos cinco anos, esta foi a terceira vez que a emissora do Jardim Botânico teve constatadas irregularidades quanto a jornadas de trabalho. Com este acordo na Justiça, a Globo promove nos últimos meses a prática de novas escalas, garantindo folgas aos jornalistas e mais respeito aos intervalos interjornadas. Este ajuste de conduta chegou também no Infoglobo, que edita os impressos da família Marinho.

Por Gláucia Lima

Embriaguez ao volante poderá ter outras provas além do bafômetro

Em sua rodada final de votações, a Comissão Especial de Juristas designada pelo Senado para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou, nesta segunda-feira (18), uma proposta para remover os atuais obstáculos legais à comprovação do crime de embriaguez ao volante. Pelo texto aprovado, passa a ser crime dirigir sob visível influência do uso de álcool ou substância de efeito similar e bastará como prova desse delito o testemunho de terceiros, filmagens, fotografias ou exame clínico.


Aprovada exatamente há quatro anos para criminalizar a embriaguez na direção de veículos, a chamada Lei Seca incluiu no Código de Trânsito a exigência do teste do bafômetro ou exame de sangue para indicar dosagem de álcool acima da permitida, um limite de seis decigramas por litro de sangue. No entanto, a norma acabou se tornando ineficaz porque os motoristas quase sempre se recusam a fazer o teste.
"Como ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo, a impunidade é generalizada", disse o professor o professor Luiz Flávio Gomes, integrante da comissão.
Autor da nova proposta, o professor assinalou que o texto sugerido permite superar o obstáculo imposto pela exigência de quantificação do álcool no sangue. Conforme assinalou, o novo dispositivo amplia os meios de prova, a seu ver a grande deficiência da Lei Seca. Na prática, os testes passam a ser mecanismos a serem utilizados como meio de defesa.
"Se o motorista se achar injustiçado, ele poderá pedir para fazer o exame de sangue", disse.
A pena para o crime de dirigir embriagado, de seis meses a três anos de prisão, foi mantida inalterada. Em situações concretas, o motorista embriagado poderá pegar pena mais elevada se vier a causar acidentes, inclusive tendo como consequências lesões graves ou mortes de terceiros.


Por Gláucia Lima

Empresas envolvidas na 'máfia dos concursos' atuam em mais de cinquenta cidades paraibanas,inclusive São Bento, veja

Almir Pina, dono da METTA
As duas empresas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público, Controladoria Geral da União e Polícia Civil atuam em pelo menos 57 prefeituras municipais paraibanas e 6 câmaras de vereadores. Em alguns casos Exames &Consultoria e Metta já finalizaram os concursos.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que vai ampliar e aprofundar as investigações acerca de possíveis esquemas criminosos de fraude em concursos públicos em outros municípios do estado, como em Emas, Várzea, Pocinhos e Manaíra, a exemplo do que já ocorreu na cidade de Caldas Brandão, culminando com a 'Operação Gabarito', deflagrada pelo MPPB, com o apoio da CGU e Polícia Civil.
Durante a operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (18), nas cidades de Caldas Brandão, Guarabira e João Pessoa culminou com a prisão de quatro pessoas envolvidas no esquema. Em Guarabira, na residência do empresário Almir Pina, dono da METTA Concursos e Consultoria, foram apreendidos cerca de R$ 400 mil em cheques e espécie. Almir Pina foi detido em virtude de um concurso público, que foi anulado pelo MP, na cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte.
O promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) comunicou que o MP vai entrar em contato com todas as comarcas “onde esses fatos foram alcançados, para que sejam tomadas as providências legais, tanto no aspecto criminal quanto no aspecto civil”.
Veja lista
Exame Consultoria
Prefeitura Municipal de Belem
Prefeitura Municipal de Rio Tinto
Câmara Municipal de Itatuba
Prefeitura Municipal de Coxixola
Prefeitura Municipal de Itatuba
Prefeitura Municipal de Bananeiras
Câmara Municipal de Sapé - PB
Prefeitura Municipal de Lagoa Seca - PB
Prefeitura Municipal de Mogeiro - PB
Prefeitura Municipal de Ingá-PB
Prefeitura Municipal de Queimadas
Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel
Prefeitura Municipal de Alcantil
Prefeitura Municipal de Itapororoca
Prefeitura Municipal de Alagoinha
Prefeitura Municipal de Lagoa de Dentro
Prefeitura Municipal de Serra Grande
Prefeitura Municipal de Solânea
Prefeitura Municipal de Riachão
Metta Concurso
Prefeitura Municipal de Manaíra - PB
Prefeitura Municipal de Santa Cecília - PB
Prefeitura Municipal de São José dos Ramos - PB
Prefeitura Municipal de Nova Floresta - PB

Prefeitura Municipal de Pocinhos - PB
Prefeitura Municipal de Santo André - PB
Prefeitura Municipal de Serra da Raiz - PB
Prefeitura Municipal de Duas Estradas - PB
Câmara Municipal de Itapororoca
Prefeitura Municipal de Dona Inês - PB
Prefeitura Municipal de Caldas Brandão - PB
Prefeitura Municipal de Princesa Isabel - PB
Prefeitura Municipal de Mataraca - PB
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - PB
Prefeitura Municipal de Nova Olinda - PB
Prefeitura Municipal de Conceição - PB
Prefeitura Municipal de Pombal - PB
Prefeitura Municipal de Caiçara - PB

Câmara Municipal de Mataraca
Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó - PB
Prefeitura Municipal de Zabelê - PB
Prefeitura Municipal de Sapé - PB
Prefeitura Municipal de DONA Inês - PB
Prefeitura Municipal de Logradouro - PB
Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada - PB
Prefeitura Municipal de São Miguel de Taipu - PB
Prefeitura Municipal de Pilõezinhos - PB
Prefeitura Municipal de Sossego - PB
Prefeitura Municipal de Brejo da Cruz - PB
Câmara M. de Capim - PB
Prefeitura Municipal de Pirpirituba - PB
Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó (PSP) - PB
Prefeitura Municipal de Brejo do Cruz - PB
Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes - PB
Prefeitura Municipal de São Bento - PB
Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - PB
Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix - PB
Prefeitura Municipal de Riachão do Poço - PB
Prefeitura Municipal de Água Branca - PB
Prefeitura Municipal de Várzea - PB
Prefeitura Municipal de Araçagi - PB
Prefeitura Municipal de Pilões - PB
Hyldo Pereira - Portal Correio

Assalto em casa de empresário é frustrado por policiais em Patos

A movimentação nesse exato momento (20:52h.) é intensa em frente a Delegacia de Polícia Civil em Patos. Três assaltantes foram presos após tentativa frustrada de assalto a residência de um dos proprietários do Moinho Patoense e do Auto Posto Patoense. De acordo com as primeiras informações colhidas através de policiais militares, o assalto a residência de Seu Martins, sócio de Valdomiro Martins, ocorreu por volta das 19:00h desta segunda-feira, dia 18.
A residência do empresário, localizada na Rua Pedro II, bairro do santo Antônio teria sido invadida por três homens fortemente armados. Durante o assalto teriam sido efetuados disparos que chamaram a atenção de pessoas que teriam acionado a polícia militar que foi ágil e conseguiu frustrar o assalto. Um carro usado para dar apoio aos assaltantes foi abandonado em funcionamento do motor nas proximidades da residência do empresário. Uma pistola também já está a disposição da polícia.
A polícia trabalha agora para capturar mais três pessoas que estariam dando suporte para a quadrilha. Ao todo seriam seis pessoas envolvidas no assalto que pode ter outros desdobramentos. Boatos dão conta que um sequestro estaria sendo planejado, mas até o momento nenhuma informação é oficial. O Comandante do 3º BPM, Coronel Cunha Rolim está diretamente no comando da operação.
Os assaltantes usaram o Hotel Beira Rio, localizado na saída para Campina Grande, por trás do Posto Brasília, bairro também Brasília, para servir de suporte após o assalto. O carro apreendido, um veículo Polo, Placa KKS- 4241 – Recife – PE está à disposição das autoridades para averiguação.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Caicó realizou a I Conferência de Direitos para Pessoas com Deficiência



A I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Caicó aconteceu, no Auditório do Centro-Administrativo/Caicó-RN contando com a presença de várias autoridades, , Secretários Municipais e Conselheiros Municipais. O evento abordou o tema "Um Olhar Através da Conferência Sobre Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas Perspectivas e desafios" e debateu quatro eixos:
I Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional;
II Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia;
III Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e;
IV Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
Portador de Necessidades Especiais. 
A iniciativa privada tem que parar de pensar que dar um emprego a um deficiente é ajudar a um coitadinho. Temos capacidade de desenvolver trabalhos como qualquer outra pessoa. Tem muita coisa para ser melhorada e é com muita serenidade que digo que depois desta conferência, temos que formar o Conselho das Pessoas com Deficiência do município, e então trabalhar cada vez mais. O evento foi organizado pelo Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Caicó, Antônio de Souza Filho pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e Habitação. 
Por V&C Artigos e Notícias

Avançam no Senado as discussões para endurecer as regras da lei seca

Em meio aos questionamentos sobre a lei seca, que hoje completa quatro anos, avançam no Senado as discussões para endurecer as regras que proíbem os motoristas de beber antes de dirigir. As alterações já foram aprovadas na Câmara dos Deputados, mas, na opinião de especialistas, as propostas que passaram pela Casa mantêm mecanismos que favorecem a impunidade. Os senadores terão agora a oportunidade de tornar a lei seca mais rígida e de resgatar a credibilidade da legislação. Relator do projeto, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) contou ao Correio que vai apresentar seu parecer sobre o assunto até o fim desta semana.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano representou um aprimoramento da lei, mas a alteração não foi suficiente para acabar com as brechas legais que impedem a sua correta aplicação. O projeto aprovado manteve os índices de alcoolemia para criminalizar a conduta dos motoristas, ou seja, só é considerado crime o ato de dirigir com mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua vez, estabeleceu que o bafômetro é o único meio de prova para que um motorista seja processado criminalmente por dirigir alcoolizado. Como a Constituição não obriga o cidadão a produzir prova contra si, o condutor pode se recusar a soprar no aparelho. Assim, segundo juristas, a lei seca perdeu sua eficácia. Se o Congresso mantiver o índice de seis decigramas de álcool por litro de sangue, os Detrans vão continuar a esbarrar em motoristas embriagados que se recusam a fazer o teste do bafômetro, segundo o Correio Braziliense.

Copa 2014 e a nossa triste realidade!







Ilustração que circula no facebook

São João de Patos-PB vai ter 120 policiais militares por noite

A Polícia Militar divulgou esta semana o plano de ação elaborado para os festejos juninos da cidade de Patos, Sertão da Paraíba. Em cada noite da festa, que acontecerá entre os dias 21 e 30 deste mês, um efetivo de 120 policiais militares vai fazer a segurança das pessoas.
O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cunha Rolim, destacou que a segurança pública tem um plano diferenciado para o evento. Ele acrescentou que a prioridade será evitar a ocorrência de crimes contra a vida e roubos durante o São João de Patos.
O major Saulo Laurentino, do 4º Batalhão dos Bombeiros Militares, disse que o efetivo da corporação estará voltado para o evento. Segundo ele, o quartel vai funcionar no terreiro do forró, que é onde acontece a festa de São João, inclusive com viaturas de busca e salvamento e de combate a incêndio para dar maior segurança aos forrozeiros.
Segundo o G1, a festa de São João em Patos deveria ter 13 dias, mas foi reduzida para 10 dias. A prefeitura da cidade tomou essa decisão com o objetivo de economizar recursos em função da seca que tem atingido várias cidades do estado.
Por Rosivan Amaral

Caso idosa que enfrentou ladrão dentro de casa e o matou


VOVÓ CORAGEM
"Não me arrependi, mas não queria ter feito’, diz idosa que matou ladrão. Dona Odete Hoffmann, de 86 anos, deu três tiros no assaltante que invadiu sua casa no sábado (9).


Ela pode responder por não ter registro da arma. Uma vovó de 86 anos enfrentou um assaltante dentro de casa atirando. Uma senhorinha vaidosa e de expressão serena. A três meses de completar 87 anos, Dona Odete Hoffmann Pra acaba de viver uma história que prefere apagar da cabeça: “Quero esquecer isso tudo para aliviar a minha memória”, diz.

Ela mora sozinha no segundo andar de um prédio em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Caminha com dificuldade, por causa do reumatismo e da artrite. Mas encontrou forças para se defender de um homem que invadiu o seu quarto na tarde de sábado (9). Ela havia acabado de despertar de um cochilo.


 “Estava só observando, falando com ele carinhosamente, pensando que era o meu neto. ‘Mas como é que você entrou aqui? Por onde você entrou? ’. E ele não me dava confiança e fez assim para mim: ‘se acalma’, com o rosto virado para o outro lado. E saiu de costas.

Olhei bem e percebei que não era o meu neto”, conta Dona Odete. Ela achou melhor se proteger. “Eu vim aqui e disse assim: ‘será que eu encontro ainda o meu revólver? ’".

A arma, herança da família há mais de 50 anos, é um revólver calibre 32. “Levantei sem aparelho, sem óculos, sem muleta, sem nada, aí fui ao quartinho e olhei, estava tudo intacto.

Eu fui à procura dele, para cá e para lá e não estava. A porta estava bem aberta e ele estava bem na frente da grade falando comigo: ‘sua velha, isso, aquilo, abre esse portão’. Quando ele levantou os braços, que eu vi que ele vinha saltar em mim, foi o momento que eu dei o primeiro tiro.

Me apavorei porque eu nunca tinha feito isso, e também eu nunca tinha visto algo assim. Então,  depois ele resvalou e foi para o chão. Me deu a impressão que ainda ia acontecer uma coisa, aí dei mais dois tiros.


Foi o fim. Me lembrei do celular do Airton, meu genro, telefonei para ele. Eu disse: ‘Airton, eu matei um homem! Airton, matei um homem!’. Achavam que eu estava sonhando”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário