Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Representantes do MP, Judiciário e Civil sofrem ameaças de "pistoleiros"

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Representantes do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário e da Polícia Civil concedem entrevista coletiva nesta sexta-feira (20/06), ao meio dia, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, para falar sobre intimidações e ameaças que seus integrantes estão recebendo em razão das investigações de crimes de pistolagem no município de Assu.
Como forma de garantir a continuidade à apuração dos crimes e reforçar a atuação do Ministério Público, a Procuradoria-Geral de Justiça vai informar, entre outras coisas, que já está designando novos Promotores de Justiça para a região, que vão contar com o apoio de toda a estrutura do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A medida é uma resposta direta às intimidações feitas por pessoas envolvidas nos crimes investigados. Com isso, o MP pretende garantir a proteção de seus membros e intensificar a atuação fiscalizadora e combativa da Instituição na Comarca de Assu, dando total suporte para o trabalho da Polícia Civil, que vem conduzindo as investigações relativas à Operação Mal Assombro.

Lembre o caso

No final do mês de maio deste ano a Polícia Civil e o Ministério Público deflagraram a Operação Mal Assombro, em Assu, que resultou na apreensão de 21 armas de fogo, munições de diversos calibres, inclusive de uso proibido. A Operação tinha o objetivo de coibir os crimes de pistolagem que assolam a região há anos.
A operação foi coordenada pelo Delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, titular da Divisão de Polícia Civil do Oeste – DIVPOE - e contou com a participação de 140 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, bem como cinco Promotores de Justiça, incluindo integrantes do GAECO, evidenciando a eficiência do trabalho integrado e demonstrando a importância do poder investigativo do Ministério Público.

Homem-aranha e mais sete fogem do Núcleo de Custódia da Polícia Civil

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa

Preso teve que ser algemado no espaço onde buraco foi feito.

O núcleo de custódia da Polícia Civil, localizado no bairro da Cidade da Esperança, registrou mais uma fuga no início da manhã desta sexta-feira (22). Dos 88 presos, oito conseguiram escapar serrando parte da grade da cela improvisada da unidade.
O fato aconteceu às 4h50. De acordo com Tânia Pereira, chefe do Núcleo, os presos usaram serras que são lançadas da parte externa para dentro, geralmente e pequenos pacotes com drogas. Ação dos fugitivos só foi percebida quando todos já estavam na rua.
Tânia Pereira disse ainda que a vigilância no local é constante, no entanto frágil. No plantão apenas dois policiais militares emprestados pelo comando, realizam o trabalho de sentinela, o que torna um risco constante para esses profissionais. "Ao longo dos últimos meses testemunhamos dezenas de fugas aqui no núcleo. Nada foi feito para garantir uma melhoria na estrutura. Além de tudo, quem aqui trabalha, corre um risco altíssimo de morte", disse.
De acordo com a Diretoria de Polícia da Grande Natal, os presos do Núcleo de Custódia deveriam ficar no local apenas as primeiras 48 horas após a prisão e logo depois serem recambiados para um Centro de Detenção Provisória (CDP), mas exitem presos que amargam quatro meses no local, um deles condenado.
Um dos fugitivos é o assaltante Robson do Amaral Ferreira Filho, o Homem-Aranha. O jovem de 18 anos é apontado como sendo autor de diversos assaltos a ônibus e estabelecimentos comerciais no bairro das Rocas e Ribeira. O acusado estava preso desde o mês passado após cometer um assalto a um transporte na zona Oeste.
Os outros fugitivos foram: Anderson Felipe Silva Nascimento, Carlos Fernando Nascimento Costa, Damião Gonçalves dos Santos, Diego Lima da Silva, Moisés Ferreira dos Santos, Severino Torres da silva e Williame da Silva Barbosa. Todos autuados por crimes como assalto e tráfico de drogas e receptação. Para fechar o buraco na cela, os policiais e agentes tiveram que improvisar colocando um dos presos algemado de costas usando o corpo para como parte da grade.
Há informações extra-oficiais que um carro de cor escura e um táxi deram apoio a fuga dos homens. Até o final desta manhã nenhum dos acima citados foi recapturado.

Fonte: portalbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário