Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

terça-feira, 18 de junho de 2013

Deputado Walter Alves critica segurança no RN e apresenta PEC


O deputado estadual Walter Alves (PMDB) fez duras críticas ao sistema de segurança pública no Rio Grande do Norte. O assunto foi tema de pronunciamento do parlamentar na sessão de hoje. Segundo o parlamentar, os homicídios aumentaram 50% em relação ao mesmo período do ano passado e já chegam a 471 em 2013. Só no último fim de semana foram 19 assassinatos no Estado.
“Os governos não têm agido de maneira eficaz para oferecer a segurança que precisamos. Hoje nem 1500 policiais quando deveriam ser mais de três mil. É um absurdo. Como podemos cobrar resultados da investigação da polícia civil? Como cobrar ações se nem pistolas existem? Novas comarcas já deveriam ter sido criadas há muito tempo, assim como o aumento do efetivo”, declarou.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o ITEP do Rio Grande do Norte tem uma das piores condições de trabalhos e equipamentos. “A polícia científica é incapaz de gerar provas técnicas para desvendar os crimes. Hoje 95% dos assassinatos não são esclarecidos”, afirmou Walter Alves O peemedebista apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional que destina 9% do Orçamento Geral do Estado para segurança pública.

Por Anna Ruth Dantas

Homem invade CDP de Assu e deixa material ilícito para presos

Por Redação do Portal BO
Foto: Força Tática de Assu

Mais uma vez, o Centro de Detenção Provisória de Assu volta ser notícia e pelo mesmo motivo, a entrada de material ilícito na unidade. Nesta segunda-feira (17), um homem chegou a invadir a unidade, pulando o muro, para deixar materiais ilícitos para presos através de buracos nas celas.
A ação, porém, foi vista pelo único agente penitenciário que estava de plantão e acionou reforço de policiais militares do Grupo Tático Operacional e da Força Tática. O agente conseguiu observar a movimentação do suspeito através do sistema de câmeras, mas como estava sozinho não podia sair de dentro da unidade para ir até a lateral tentar prender o homem.
Por esse motivo, quando os policiais militares chegaram, o suspeito já havia escapado. No entanto, ele deixou no local uma sacola contendo cinco carregadores de celulares, cigarros, seis aparelhos celulares, três baterias para celulares, dois chips, cachaça, 13 pedras de CRACK, uma porção de maconha e outra de cocaína, bem como uma cartela de Clopam (comprimido de uso controlado).
Os casos semelhantes a esse se repetem em Assu, quase que toda semana, em virtude do muro da unidade ser bastante baixo, facilitando o acesso de qualquer pessoa.

POLICIAIS CIVIS AGEM RÁPIDO E APREENDEM ADOLESCENTE ACUSADA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA MANHÃ DE HOJE EM MACAÍBA

Após tomar conhecimento da tentativa de homicídio ocorrido no início da manhã de hoje no mercado público municipal, onde a vítima conhecida por "TAMARA MAGA" sofreu 10 (dez) cutiladas de faca peixeira, policiais civis da DP Macaíba empreenderam diligencias e conseguiram localizar e apreender a adolescente M. W. C. de O., de 16 anos, na cidade de Ceará Mirim, ocasião que foi apreendida e conduzida a Delegacia de Macaíba para ser lavrado o auto de apreensão em flagrante delito, a motivação do crime ainda não foi esclarecido.


TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA MANHÃ DE HOJE EM MACAÍBA

No início da manhã de hoje ocorreu tentativa de homicídio no mercado publico na cidade de Macaíba, o fato se deu por volta das 07h30m. Uma jovem identificada pelo nome de Tamara de 20 anos, e conhecida como (Maga) foi  esfaqueada por uma garota conhecida por CORUJINHA, que desferiu aproximadamente 10 facadas na vítima, para pode fugir Corujinha entrou em um bar próximo do local do crime e tomou destino ignorado. Uma equipe do SAMU metropolitano foi acionada para prestar os primeiros socorros, a vítima  foi socorrida em estado grave.

Mototaxista Caicoense preso em Macaíba transportando 21 quilos de Maconha tem prisão revogada

O juiz Felipe Luiz Machado Barros, expediu alvará de soltura em favor do Caicoense, Alberion de Farias Silva, que foi preso por policiais rodoviários federais no dia 14 de maio deste ano, na região de Macaíba/RN, quando trazia consigo 17 tabletes de maconha num moto CG 125, com destino a Caicó/RN.
O pedido de revogação da prisão de Alberion Silva, foi impetrado na comarca pelo advogado Francisco Das Chagas Medeiros. A defesa argumentou que não existiam mais os motivos para a continuação da custódia cautelar antes decretada. O Ministério Público ofereceu parecer desfavorável ao pedido.
Na decisão, o juiz, destaca que “no caso, a prova da existência do crime e o indício suficiente de autoria existem, estando os fatos devidamente apontados nos nos autos do procedimento. Contudo, entendo que estejam presentes os pressupostos necessários para revogação da custódia cautelar, sendo cabível a liberdade provisória, visto que sequer o requerente tem residência em Macaíba, estava apenas de passagem quando foi preso, não havendo que se falar em garantia da ordem pública para Macaíba, sob pena de se ridicularizar a expressão contida na lei, caindo-se na desgraça da arbitrariedade“.
A liberdade de Alberion Silva, foi condicionada ao compromisso dele em comparecer para todos os atos para os quais for intimado, bem como manter a Vara Criminal da comarca atualizada quando ao seu endereço.

Fonte: Jair Sampaio

Polícia registra quatro execuções na região Norte de Natal

Por Sérgio Costa/Portal BO
Foto: Daniel Morais / Portal BO
Francisco Tiago Souza uma das vítimas de homicídio em Natal.

Quatro pessoas foram assassinadas na zona Norte de Natal e região metropolitana, durante a madrugada e manhã desta terça-feira (18). Os crimes foram registrados nos bairros de Pajuçara, Redinha e na cidade de Extremoz. De acordo com a polícia, todas as vítimas foram mortas a tiros e com características de execução.
O primeiro homicídio foi registrado no loteamento Santo Antônio, em Extremoz, por volta de meia noite. Um travesti de 25 anos identificado apenas pelo nome de Cauã foi executado dentro de casa por quatro homens que chegaram em um veículo de cor escura. Segundo policiais que estiveram no local do crime, os moradores preferiram se calar e não revelaram detalhes sobre o ocorrido. 
Meia hora depois, o palco da violência foi a rua da praça do Cruzeiro, na Redinha. De acordo com o tenente Roberto, oficial do 4º Batalhão, um jovem, identificado como Francisco Tiago Souza da Silva, foi morto com vários tiros disparados por um desconhecido. O policial disse ainda que testemunhas informaram que a vítima era viciada em drogas.
Os outros dois crimes de morte ocorreram no início da manhã, no bairro Pajuçara e em Lagoa Azul. As duas vítimas do sexo masculino foram encontradas por populares da localidade e estavam sem identificação. Um deles, morto no loteamento Câmara Cascudo, estava de joelhos e com uma marca de tiro na nuca. A outra vítima estava em um lixão e também apresentava marcas de tiros na cabeça. Os autores dos assassinatos não foram identificados.

Preso suspeito de matar arquiteto em João Câmara

Por Thyago Macedo/Portal BO
Foto: Cedida / Blog Regional Online

Uma ação conjunta da Delegacia de Captura da Polícia Civil, sob o comando do delegado Ben-Hur Cirino, e da Polícia Militar, sob o comando do major Josimário, resultou na prisão de um dos suspeitos da morte do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos. O jovem, identificado como Willame Albano da Silva, de 22 anos, foi preso em Passa e Fica.
A prisão foi realizada nesta segunda-feira (17) e, de acordo com informações repassadas para o Portal BO, os policiais teriam chegado até o suspeito após rastrear o celular da vítima, que ainda estava em poder do criminoso. Willame Albano estava escondido em um assentamento e ainda tentou fugir ao ver a polícia, mas foi capturado.
Ele tem mandado de prisão decretado e era considerado foragido. Além de Williame, um segundo envolvido, identificado apenas como Elivanaldo, também teria sido preso, mas essa informação ainda não foi confirmada pela polícia.
Petronyo Ulisses da Costa desapareceu na noite de 4 de junho e o corpo dele só foi encontrado no dia 7 de junho, jogado em uma lagoa, em um distrito entre os municípios de João Câmara e Poço Branco. O crime causou bastante comoção e revolta na população de João Câmara.Depois de preso, ainda de acordo com o que foi repassada pela polícia, o jovem Willame Albano teria confessado o assassinato de Petronyo Costa. Ele declarou, inclusive, que teria usado uma toalha para sufocar a vítima. Willame já era conhecido da polícia por ter sido preso em outra oportunidade com drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário