Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dez suspeitos são procurados pelo sequestro de empresário no RN

Anderson Barbosa
Do G1 RN

                                       Cearenses Ezequiel Serafim Leitão e José Wilson Trajano de Freitas são procurados pela polícia do RN
(Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

Além dos dois presos suspeitos de envolvimento com o sequestro do empresário mossoroense Fábio Porcino Rosado Chaves, de 23 anos, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte acredita que mais dez pessoas também tiveram participação no crime. O jovem passou quatro dias acorrentado até ser libertado, na última sexta-feira (14), em uma cabana de lonas pretas armada na zona rural da cidade de Canindé, no Ceará. Segundo a delegada Sheila Freitas, que comanda as investigações, destes dez que são procurados, oito foram responsáveis diretos pelo sequestro. “São os oito que foram até a concessionária do pai dele, em Mossoró, e o levaram de lá”, afirmou a delegada. Os outros dois, ainda segundo Sheila, são considerados os mentores do crime. Um deles, inclusive, é apontado como o líder da quadrilha. Os nomes e fotos destes últimos foram revelados e divulgados pela polícia nesta segunda (17) durante entrevista coletiva.
Ainda de acordo com a delegada, Trajano foi preso em setembro de 2006, no estado do Ceará, apontado como membro de uma quadrilha que sequestrou o empresário gaúcho Dagoberto Antônio Faedo, que permaneceu 57 dias em cativeiro. "Trajano também já respondeu por homicídio e tentativa de assassinato no município de Tabuleiro do Norte (CE), ocorrido no dia 3 de junho de 1998", acrescentou. Sheila afirmou também que o cearense foi solto em abril deste ano. "Ele estava preso no Instituto Penal Paulo Sarasate, em Fortaleza. Ele foi beneficiado com a progressão de regime e estava no semiaberto", complementou.“Os dois têm mandados de prisão expedidos pela Justiça”, revelou a delegada, se referindo aos cearenses José Wilson Trajano de Freitas e Ezequiel Serafim Leitão. O primeiro, segundo Sheila, é o líder da quadrilha. “Ele é muito perigoso, remanescente do bando de Valdetário”, disse ela, se referindo a Valdetário Benevides, líder da quadrilha dos Carneiro, morto em dezembro de 2003 durante confronto com a polícia na cidade de Lucrécia, na região Oeste potiguar. A quadrilha de Valdetário ganhou notoriedade pelos inúmeros assaltos a bancos realizados em vários estados do Nordeste.
                                         Cativeiro de Fábio Porcino foi montado no meio do mato, na zona rural de Canindé, CE
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Quanto a Ezequiel, a delegada revelou que ele é sobrinho do dono da fazenda Garrote, propriedade rural onde os criminosos armaram o cativeiro. Foi lá que a polícia prendeu um dos suspeitos, um homem que estava de guarda, vigiando o empresário. “Durante os quatro dias que ficou em poder dos sequestradores, Fábio Porcino foi impedido de tomar banho. E por mais incrível que pareça, este vigia também não”, disse ela.
O outro homem detido no dia em que a polícia estourou o cativeiro foi preso pouco antes, na cidade de Canindé. “Eu não posso dizer como nós chegamos a este homem, mas posso dizer que ele é motorista de uma empresa terceirizada que presta serviço para a prefeitura da cidade. Foi ele quem entregou o restante do bando e foi ele quem nos levou ao local do cativeiro”, afirmou Sheila Freitas. O suspeito, ainda segundo a delegada, é sobrinho de Ezequiel Leitão, dono da fazenda onde os criminosos armaram o cativeiro.
A polícia não revelou nada sobre os oito homens que chegaram à concessionária de veículos se passando por policiais federais e que levaram Fábio Porcino.

Adolescente de 15 anos é morto a tiros no Jardim Progresso

Por Redação do Portal BO
Foto: Daniel Morais / Portal BO

Um adolescente de apenas 15 anos, identificado como Cleiton Gomes do Nascimento, foi morto a tiros, na noite deste domingo (16). O crime aconteceu na rua 22 de Outubro, no Jardim Progresso, na zona Norte de Natal.
A vítima, segundo informações repassadas por policiais militares, estava em via pública, quando um homem ainda não identificado se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo. Em seguida, o suspeito fugiu do local e ainda não foi localizado.
O pai da vítima, que pediu para não ter o nome revelado, disse ao Portal BO que o filho tinha envolvimento com drogas e que por várias vezes tentou tirar Cleiton Gomes desse mundo, mas não conseguiu.
Alguns amigos da vítima que estiveram na cena do crime disseram que Cleiton já havia comentado que estava sendo ameaçado de morte, porém, ele não teria revelado quem o estava ameaçando.

Dupla executa viciado em São José do Mipibu

Por Sérgio Costa/Portal BO
Foto: Sergio Costa / Portal BO
Um jovem de 23 anos foi assassinado na rua da Liberdade, no centro da cidade de São José do Mipibu, região Metropolitana de Natal. Ricardo Moura da Silva caminhava na localidade conhecida como "Beco do Ponguinnho" quando foi alvo de tiros que atingiram a cabeça e o peito. Segundo a polícia, a vítima tinha envolvimento com crimes como furto e arrombamentos.
De acordo com o agente da Polícia Civil Wilton Miranda, Ricardo era viciado em drogas e já tinha cometido delitos na cidade. "Ainda é cedo para detalharmos a vida pregressa da vítima, mas os informes apontam que o jovem era viciado em drogas e costumava cometer furtos e arrombamentos em São José", disse.
O soldado Rafael, responsável pelo isolamento do cenário do crime, relatou também que a vítima era bastante conhecida da polícia por suas práticas criminosas, no entanto, não sabia dizer qual a motivação da morte do jovem. Os peritos do ITEP estiveram no cenário do homicídio, analisaram o corpo de Ricardo e em seguida se deslocaram para a sede do prédio. O caso será investigado na delegacia da cidade de São José do Mipibu.

Jovem é preso após sequestro relâmpago e agressão contra oficial da Marinha

Por Sérgio Costa/ Portal BO
Fotos: Sergio Costa / Portal BO

Jaques Luciano da Silva, de 24 anos, foi preso, no início da manhã desta segunda-feira (17), após um sequestro relâmpago e agressão contra um oficial da Marinha. A vítima, que terá identidade preservada, é do Rio de Janeiro e estava em Natal com a família. O militar foi abordado na porta de um hotel, na avenida Engenheiro Roberto Freire.
O suspeito estava armado e acompanhado de um adolescente. Ele obrigou a vítima a andar pela orla de Ponta Negra, até que entraram em um táxi. A todo o momento, o criminoso apontava a arma para o oficial da Marinha e ameaçava atirar caso ele tivesse algum tipo de reação.
Os dois bandidos e a vítima pegaram um táxi e foram até o shopping Cidade Jardim, onde foi sacado R$ 100 no caixa eletrônico. Como os suspeitos queriam mais dinheiro e não conseguiram sacar no shopping, eles decidiram ir até o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, onde teriam sacado mais R$ 200.
Depois disso, os criminosos levaram o oficial da Marinha para o banheiro do aeroporto e o espancaram. Quando os suspeitos estavam saindo do aeroporto, policiais desconfiaram e resolveram fazer uma abordagem. No entanto, os bandidos estavam separados e Jaques foi abordado primeiro, o que fez com que o adolescente conseguisse fugir.
Jaques Luciano foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foi autuado. Ele tentou se defender das acusações alegando que tinha feito um programa com o militar da Marinha. No entanto, o oficial desmentiu e disse que algumas pessoas chegaram a ver o jovem com a arma apontada para ele, mas que não fizeram nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário