Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

segunda-feira, 17 de março de 2014


ÔNIBUS É INCENDIADO POR BANDIDOS NO CONJNTO VINGT-ROSADO EM MOSSORÓ


Passageiros do ônibus da empresa SIDERAL e moradores da Rua André Pedro Fernandes na 1°etapa do Conjunto Vingt-Rosado em Mossoró viveram momentos de terror na manhã dessa segunda-feira 17 de março de 2014. De acordo com informações colhidas no local dois elementos armados entraram no ônibs,anuciaram um assalto renderam motorista e cobrador mandaram que os passageiros descessem do veículo e atearam fogo no mesmo.
O forte calor das chamas atingiu a fiação elétrica prejudicando os moradores qe ficaram sem telefone e TV a cabo.
O motorista foi a delegacia registrar queixa e muito nervoso e assustado não quis falar sobre o assunto.
Foto enviada por whatsapp/Voce Reporter/João Emanoel
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA

Jovem aparece morto ao lado de moto furtada em Caicó


Foi encontrada nas primeiras horas dessa manhã de domingo 16, na RN-118, que interliga as cidade de Jucurutu e Caicó, o corpo de um homem, aparentemente jovem e ainda sem identificação, às margens da estrada e ao lado de um veículo, tipo moto Honda, que foi furtada nessa madrugada, na rua Maria da Conceição, nº 11 - bairro Soledade, zona oeste de Caicó. Um telefonema feito pela polícia partindo do próprio celular da vítima, dando retorno a um telefonema que ele mesmo havia feito minutos antes de morrer, foi atendido por um homem que se diz morador da cidade de Alto do Rodrigues-RN, região oeste (intervalo entre Jucurutu e Mossoró), porém não dá para decifrar se a vítima fatal é realmente daquele município, já que o receptor da ligação disse não o reconhecer, pelo menos comparando pelas características repassadas pela PM. A moto foi levada para a Delegacia de Polícia Civil e deverá servir como peça de inquérito, já que é um produto de furto alienada a morte por acidente de trânsito, ainda mais quando não se tem a identificação do carro que colidiu frontalmente com a moto, apenas sabe-se que é um veículo da cor branca, tendo em vista o material de fibras colhidos no local.

Jair Sampaio

Jovem foi morto a tiros na cidade de Umarizal

Mais um crime de homicídio foi registrado na cidade de Umarizal,na região Oeste do Rio Grande do Norte. a ação criminosa aconteceu na noite de domingo na Rua Raul Alencar, na entrada do conjunto mutirão, bairro São José. A vítima identificada como Jhon Jallyson Freitas de Oliveira, 24 anos de idade, estudante, natural de Umarizal foi morto com vários disparos de arma de fogo

Segundo informações colhidas no local, a vítima que era mais conhecida como Jalin, pilotava uma motocicleta, e quando se aproximava da entrada do conjunto IPE, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, o qual teve morte instantânea. 

A polícia local informou que os acusados seriam dois homens em uma motocicleta usando capacetes, e que após o garupa atirar por várias vezes na vítima, ambos saíram na motocicleta na direção do centro da cidade tranquilamente. 
Jhon Jallyson Freitas de Oliveira, “Jalin” já respondia processo na justiça de Umarizal por Tráfico de drogas. O Corpo da vítima foi removido para o ITEP em Mossoró onde será necropsiado e liberado para sepultamento. 


Umarizal News

PM de Cruzeta foi com um preso até a casa do promotor Geraldo Rufino para que fosse feito o flagrante

JAIR SAMPAIO BLOG

Esse fato realmente é verídico e aconteceu na noite dessa sexta feira 14, na cidade de Caicó. A equipe trouxe um flagrante do município de Cruzeta, e ao chegar na delegacia recebeu a informação que não haveria delegado plantonista, sem perder tempo, os policiais não exitaram, foram até a casa do promotor Geraldo Rufino e reclamaram da situação, logo o magistrado se comunicou com o juiz, Dr. Luiz Cândido Villaça, que se comunicou com o comandante do 6º BPM, Major Costa, e depois de buscarem entendimentos, o caso foi resolvido já na madrugada de sexta para sábado.

VEJA O RELATO DE QUEM PRESENCIOU O OCORRIDO

"Ontem à noite teve uma movimentação grande na delegacia de Caicó (3ª DRP). É que os Policiais Miliares da cidade de Cruzeta-RN, trouxeram um flagrante e o Escrivão (EPC) não recebeu (Conforme recomendação do Ministério Público), então, o comandante da viatura, que é Sargento, levou o preso para a casa do promotor de justiça, Geraldo Rufino, cuja ideia o deixou furioso... não sei se com a equipe ou estado, com isso o magistrado acionou o Juiz, Dr Luiz Cândido Villaça, este deu carta branca para que o comandante do 6º BPM acompanhasse os suspeitos à delegacia e orientasse ao EPC (Escrivão de Polícia Civil) que recebesse os investigados, mas o pior que o Agente não recebeu...muito macho, e acertadamente, pois ele não deve pagar pelo desgoverno e falta de compromisso com a segurança pública, que é dever e obrigação do estado, mas graças a Deus, o juiz entrou em contato com uma delegada que estava em Campina Grande e veio fazer o registro, chegou em Caicó por volta de 1 hora da madrugada, mais deu certo... viu como funciona, quando se quer é assim, parabéns ao Escrivão de Polícia Civil (EPC) pela sua postura e sensatez, bem como ao Sargento que levou o caso até o promotor de justiça!!! Transferir os problemas dos outros é fácil, agora quero ver resolver. Só assim o promotor e o juiz tiveram uma pequena amostra do caos que se encontra a segurança pública no seridó e no estado." Revelou a testemunha.

Mulher é morta por engano em Santa Cruz na manhã desta segunda-feira (17)

   
No fim da manhã desta segunda-feira (17), por volta das 11:00, aconteceu um fato lamentável em Santa Cruz, onde a dona de casa Maria Luciene dos Santos de aproximadamente 33 anos foi morta por engano por dois bandidos, segundo informações a vítima estava dentro de sua residência, quando foi surpreendida pelos acusados que chegaram e efetuaram vários disparos contra a vítima. O crime foi registrado no Conjunto Cônego Monte próximo a caixa d’água.

Segundo informações colhidas no local, a vitima estava morando na referida residência a cerca de 15 dias e supostamente ela teria sido confundida com outra mulher que morou no mesmo local era conhecida da polícia por fazer parte do Tráfico de Drogas e supostamente tinha envolvimento com a morte do gerente do Banco do Bradesco nos anos 2000, mas infelizmente ela estava no lugar errado e na hora errada. Logo depois do crime os acusados saíram em sentido ignorado, ninguém soube informar quantos disparos foram efetuados contra a vítima.

A Polícia Civil e a Polícia Militar já estão fazendo diligências em busca dos acusados de mais um crime em nossa cidade que já soma só neste inicio de ano o de número 6. O corpo ainda encontra-se no local até a chegada dos peritos do ITEP.

Fonte: Blog do Joseilson

Quarto Batalhão da PM se destaca em atividades em combate ao crime

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Os policiais lotados no 4º Batalhão, unidade da PM responsável pela fiscalização na zona Norte da capital, que comemoraram 21 anos de atividades de segurança pública na região, são responsáveis pelas maiores apreensões de armas de fogo ao longo dos últimos dois anos. Essa afirmação foi feita pelo comandante da unidade, major Manoel Kennedy. Os números apresentados pelo oficial confirmam que em 2013 foram recolhidas das ruas 71 armas, entre revólveres, pistolas, espingardas e similar, no ano passado foram 98 armas, um número que pode crescer no ano de 2014.
Ao todo, são 250 policiais divididos em três subáreas e três companhias que fiscalizam sete bairros e mais de 50 regiões entre conjuntos e loteamentos. O Batalhão conta com equipes treinadas para situações de alto risco e de negociação, a Força Tática é uma delas. De acordo com o Major Kennedy, esses policiais foram orientados para fazer o efeito surpresa em operações e ocorrências de relevância.

O 4º Batalhão traz em seu histórico registros de grandes apreensões de drogas como a que aconteceu no ano de 2012 quando uma equipe conseguiu localizar uma casa usada como esconderijo de traficantes, na ocasião mais de 250 quilos de maconha foram apreendidos. O comandante do Batalhão se diz orgulhoso com seus comandados, relata que tem uma boa relação coma tropa, mas se considera rígido.

“Temos uma relação muito boa, tento a todo tempo encorajá-los na missão árdua de garantir a ordem e para isso sou um comandante exigente”, disse. O efetivo do 4º Batalhão é bem maior que aquele que esta nas ruas, boa parte dos policiais está à disposição de órgãos administrativos do governo e outra pela junta médica.

Informação errada motivou morte de europeus em Jenipabu, diz polícia

Uma informação errada pode ter levado à morte os turistas europeus em Jenipabu, no da 8 de março. No início da tarde de hoje (17), a Polícia Civil explicou como ocorreu a Operação Luxúria, que levou à prisão de cinco pessoas nesta madrugada, em diferentes casas no Parque das Dunas, zona Norte de Natal. Quatro dos cinco detidos confirmaram a participação no crime que resultou na morte do croata Ante Stanic e o sueco Faik Mekic estavam. O bando acreditou que havia aproximadamente R$ 100 mil na casa, o que não se confirmou.

Divulgação/Degepol              

Da direita para a esquerda: Ariane de Souza, 18 anos; Brenda Geovanna Fernandes, 18 anos; Renato de Souza Celino; Fernando Luiz do Nascimento, 31; e Fábio Henrique da Silveira Mendonça, 21 anos

Durante a explicação, a polícia informou como chegou aos suspeitos. Uma mulher identificada como Ariane de Souza, 18 anos, principal suspeita desde o início das investigações, seria o ponto de ligação entre os criminosos e os europeus. Ela já conhecia Ante Stanic, que vinha ao Brasil com frequência desde 2007. Em uma conversa com o croata, ela teria entendido que o turista guardava aproximadamente R$ 100 mil na casa. Com essa informação, ela supostamente entrou em contato com Fernando Luiz do Nascimento, de 31 anos, que elaborou o plano para invadir a casa e roubar o dinheiro.

Já com ficha criminal devido a porte ilegal de arma, Fernando Luiz teria reunido outros três homens e mais uma mulher para participar da ação. Ariane de Souza iria para encontro com os turistas, enquanto o grupo invadiria a casa durante a madrugada, após terem a entrada facilitada pela comparsa.

Na noite do sábado (8), Ariane de Souza foi à residência e cumpriu sua parte no acordo com os criminosos. O bando pulou um muro do condomínio e entrou pela janela da casa. Lá, o grupo rendeu os turistas por volta das 00h40 do domingo, quando começaram a sessão de tortura em busca do dinheiro que estaria escondido.

Utilizando sacos, camisas e cordas, o bando surrou e torturou os turistas exigindo informações sobre o dinheiro que estaria escondido na casa. Segundo a polícia, as agressões seguiram até as 3h, quando os turistas foram mortos e o bando deixou o imóvel levando somente roupas, uma TV de 14 polegadas, uma bomba de hidromassagem do banheiro, celulares, carteiras e um Fiat Palio.

O delegado responsável pelo caso, Daniel Couto, acredita que houve uma falha de comunicação que levou a acusada a acreditar que existia essa quantia no imóvel. "Como o croata não falava português fluente, creio que a Ariane deva ter entendido errado a informação", disse o delegado.

Os acusados foram identificados como sendo Brenda Geovanna Fernandes, 18 anos, Ariane de Souza, 18 anos, Fernando Luiz do Nascimento, 31, Fábio Henrique da Silveira Mendonça, 21 anos e Renato de Souza Celino. Quatro deles confessaram o crime. Os suspeitos já foram encaminhados ao Itep para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: Tribuna do Norte

Rocam e BPChoque apreendem 150 quilos de maconha em Parnamirim

Foto: Cedida

Policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Batalhão de Operações de Choque (BPChoque) apreenderam, neste sábado (15), cerca de 150 kg de maconha armazenados em aproximadamente 110 tabletes. A droga estava escondida na mala de um veículo tipo Corolla, com placas de Santa Cruz do Capibaribe (PE). De acordo com o soldado Irles Gomes, lotado na Rocam, o carro foi alvo de uma perseguição policial minutos antes de ser encontrado em uma casa, na rua Onório Martiniano da Silva, bairro Santa Tereza, em Parnamirim.

Ainda segundo o policial, duas equipes da PM foram até ao endereço após receber informações anônimas sobre um veículo em fuga que teria estacionado em uma garagem de uma residência em Parnamirim, ao chegar no local foi feita a revista no carro e encontrada toda a droga dentro da mala do Corolla. “Com o endereço em mãos eu, minha equipe e o oficial do BPChoque, o tenente Talles, fomos até lá e acabamos tendo uma surpresa quando vimos o que tinha na mala do carro, surpresa boa”, relatou.

Ainda no local da apreensão, o soldado recebeu ligações dando conta que dois homens e uma mulher fugiram em motocicletas instantes antes da incursão policial. A droga, assim como o Corolla, foram levados para a delegacia de plantão da zona Sul, os suspeitos não foram identificados.

Fonte: Portal BO

domingo, 16 de março de 2014

RN: insegurança até nos dados

Nadjara Martins e Sara Vasconcelos
Repórteres Tribuna do Norte

A primeira vez foi no Santarém, zona norte de Natal. Dois rapazes, em uma bicicleta, levaram o celular dela e de outras duas amigas. Na segunda, virou refém no ônibus: um rapaz encostou a arma na cabeça dela, e ameaçou atirar caso os passageiros não entregassem os pertences. Na terceira, outro rapaz de bicicleta a abordou a luz do dia, também no Santarém. Levou a bolsa, com todos os documentos e R$300. Na quarta e na quinta vez – um arrastão no coletivo e uma abordagem de moto – não levaram nada de valor. Na última vez, em dezembro de 2013, o assaltante não se contentou em roubar R$100. Gabriely Morais, técnica em radiologia, ganhou um tapa na cara. A razão? Não estava com o celular.

Junior Santos

Números de crimes e vítimas da violência só crescem no RN: homicídios mais que dobraram em 10 anos; já a quantidade de inquéritos que investigam essas mortes não representa nem 20% dos casos

Gabriely é só mais um número. Em 2013, foram registrados 2.789 assaltos a transeuntes na capital potiguar. Outros 203 assaltos foram registrados nos ônibus da cidade. Mas os furtos são só apenas a ponta do iceberg que simboliza a criminalidade no Rio Grande do Norte. O índice de mortes por arma de fogo, por exemplo, cresceu em 110% entre 2000 e 2010, segundo o estudo Mapa da Violência, divulgado no ano passado. Em 2013, foram registrados 1653 homicídios no estado – 434 casos a mais do que em 2012. Neste ano, já foram registradas 330 mortes, somente até a última quinta-feira, de acordo dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Itep/RN. 

Mesmo com os altos índices, a taxa de resolutividade desses crimes é menor a cada esfera do poder público pelo qual perpassam – desde o início das investigações pela Polícia Civil até o julgamento do culpado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Dos homicídios registrados em 2013, 299 inquéritos foram gerados e somente 4% solucionados. A causa apontada por todas as instituições criminais do estado são praticamente as mesmas: falta estrutura de trabalho, faltam recursos humanos. O resultado é a impunidade, que retroalimenta o mundo do crime. Para se ter uma ideia, a taxa de presos que retornam a praticar delitos é de 80%. A TRIBUNA DO NORTE fez um levantamento do caminho que um homicídio faz no sistema criminal até ser julgado. A burocracia que emperra o andamento dos inquéritos – e, por conseguinte, a punição do culpado –, está presente em todas as esferas. Acompanhe.

Entidades se mobilizam

Cada órgão oficial procurado pela reportagem afirmou que existem medidas sendo tomadas para reestruturar o sistema de Segurança do Estado. De acordo com a Polícia Civil, já existe um processo em andamento para a compra de 400 pistolas e coletes a prova de balas, que deve sair até o final do mês. Quanto à reposição do efetivo, porém, a Degepol aguarda uma definição do Governo do Estado. Com a convocação, seria possível criar a Divisão de Homicídios – uma aposta da instituição para dar maior resolutividade aos casos de homicídios, mas que ainda não saiu do papel. O projeto faz parte do Programa Brasil Mais Seguro prazo para junho deste ano. A Divisão contaria com 80 policiais. 

Segundo a Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), estão sendo construídos sete novos centros de detenção como uma medida resolutiva para a carência de vagas no cárcere potiguar. Com todas as obras serão criadas 1.700 novas vagas para o regime fechado e 300 para o regime semiaberto.De acordo com o secretário estadual de justiça, Júlio César de Queiroz, também foram adotadas medidas para reintegração social do preso a partir de programas de capacitação e do estímulo para que os apenados possam trabalhar dentro dos presídios. 

Já o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do RN trabalham com a meta Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), definida pelo Conselho Nacional de Justiça em 2010, para liquidar todos os inquéritos de homicídios que aguardam resolução. Na última sexta-feira (14), o MPRN lançou projeto para combater as subnotificações de homicídio no estado. “Vamos tentar, nos primeiros seis meses, traçar um relatório da situação que encontramos de inquéritos em aberto e o que podemos fazer. O prazo da meta Enasp ainda é prorrogável”, apontou o promotor Edevaldo Barbosa. 

O TJRN inicia amanhã a Semana Nacional do Júri, que dá início ao cronograma de execução de processos por todos os tribunais do país. Durante esta semana, 17 juízes vão ser responsáveis por julgar 49 dos cerca de 720 processos de homicídios que estão parados. A previsão é que os demais processos sejam julgados até outubro deste ano – o cronograma prevê julgamentos mensais nas diversas comarcas do estado. “Não dá para dizer que vamos cumprir tudo, até porque as dificuldades para encontrar e transferir réus se mantém. Mas estamos fazendo um esforço para cumprir a meta”, finalizou o juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Fábio Filgueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário