Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

20 de dezembro de 2011
Arcebispo de Natal aguarda a indicação pelo vaticano de seu sucessor
Esta quarta-feira, 21 de dezembro, poderá ser o último dia de Dom Matias Patrício de Macedo como Arcebispo da Arquidiocese de Natal. É que todas as quartas-feiras o Vaticano anuncia as mudanças que serão feitas nas paróquias em todos os lugares do mundo, e desde abril, quando o religioso completou 75 anos, Dom Matias espera uma resposta do Papa Bento 16 apontando o nome do seu substituto. Conforme o Direito Canônico, que norteia as leis da Igreja Católica, o bispo é convidado a renunciar ao seu cargo aos 75 anos. O arcebispo foi rápido para informar ao Vaticano sobre sua aposentadoria da administração da Diocese, mas o Papa parece não ter pressa na indicação do seu sucessor.
A carta foi enviada ao Papa no dia 14 de abril deste ano, data do aniversário de Dom Matias. “Eu aguardo uma resposta do Papa Bento 16. O que não tem tempo determinado para acontecer”, explicou o arcebispo. Dom Matias não está totalmente sem resposta, de forma resumida, o documento recebidodo Vaticano indiretamente pediu calma ao religioso, que continua exercendo suas funções normalmente. Até mesmo quando deixar a administração da Arquidiocese de Natal, ele pretende continuar com as missas e demais atividades. “Estou tranquilo com essa mudança. Isso era uma situação prevista, eu sempre soube que deixaria de ser arcebispo quando tivesse 75 anos”, declarou.
Ex Bispo de Caicó volta a ser o principal nome para assumir Arquidiocese de Natal
Dom Jaime
Após uma grande reviravolta, o nome de Dom Jaime Vieira Rocha, trairiense de Tangará ex Bispo de Caicó e formado na Arquidiocese de Natal, pode assumir os trabalhos da Igreja de Natal em substituição a Dom Matias Patrício de Macêdo.Segundo fonte do clero natalense com a reportagem, Dom Fernando Guimarães, que praticamente estava certo para assumir os trabalhos, renegou a Arquidiocese, o que deixou Roma insatisfeita e colocará o bispo em “escanteio”, deixando ele onde esta, em Garanhus, Pernambuco.  Com isto, o nome de Dom Jaime voltou a ser o preferido dos Sales e dos bispos do Regional Nordste II, o que deverá homologar seu nome, que deve ser divulgado hoje ou, no máximo, na quarta-feira.
Fonte: Édipo Natan
Postado as 15:30
Categoria: Natal, Religião, RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário