Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Grave acidente na RN 041 mata jovem Curraisnovense

Por volta das 18h40 desta quinta-feira (28/02/2013) um grave acidente foi registrado na RN 041, de frente a Fazenda Furna da Onça há cerca de 06 Km de Currais Novos e vitimou fatalmente o jovem EDVÂNIO MEDEIROS APRÍGIO DE 22 ANOS que pilotava uma moto Yamaha Factor 125cc de placa NNR- 9829/Currais Novos.
O jovem seguia sentido Lagoa Nova com a namorada, JOSEANA SUERDA DE MACEDO DE 23 ANOS no garupa da motocicleta quando bateu na traseira de um veículo não identificado, que segundo uma testemunha, trata-se de um trator com um reboque carregado de capim e sem nenhuma sinalização. Essa mesma testemunha disse aos policiais que por pouco não bateu nesse mesmo trator minutos antes.
A RN 041 não tem acostamento e é considerada uma rodovia de alta periculosidade cheia de curvas e ladeiras onde já se registraram inúmeros acidentes com vítimas fatais. O jovem usava capacete, mas sofreu uma forte pancada na cabeça que chegou a partir o capacete. Ele trabalhava na empresa Rede Mais Venâncio e era muito conhecido em Currais Novos. Sua namorada, que também usava capacete, foi socorrida para o Hospital Regional de Currais Novos, onde ficou internada em observação, mas não corre risco de morte.
A Polícia Militar foi acionada e isolou o local com ajuda de Policiais do 2ºGPRE, tendo e vista que o corpo ficou em cima da via e apenas uma das mãos foi liberada para o tráfego.
O ITEP foi acionado para fazer a remoção do corpo.
A os familiares os votos de pesar nesse momento difícil e que Deus conforte os seus corações.


Fonte e fotos: J. Júnior

Latrocínio: Senhor de 50 anos é morto durante tentativa de assalto no Santa Helena em Mossoró.

Nelson Moura da silva, 50 anos de idade, foi morto com um disparo de arma de fogo no ombro esquerdo no inicio da noite desta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, durante uma tentativa de assalto no bairro Santa Helena em Mossoró.
Policiais militares que fazia o patrulhamento da área, receberam informações que dois elementos, possivelmente menores anunciaram o assalto tentando tomar uma moto Moby da TRAXX que estava com o senhor Nelson que não reagiu, mas ainda assim foi baleado.
Após o crime os bandidos fugiram sem levar nada da vítima. O mesmo ainda foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio, mas morreu minutos após na unidade hospitalar.
A vítima residia no bairro Abolição II e a poucos dias havia se mudado para o Santa Helena.
A viatura 222 SDs Manoel, Barbosa e Lúcio fizeram um patrulhamento e tentam localizar os criminosos. O crime é o 23º que será investigado pela DEHOM.
Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora

Homem mantém namorada como refém em São Gonçalo do Amarante

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo/Portalbo
Fotos: Sérgio Costa

Policiais militares de várias unidades fazem isolamento da área e tentam negociar.
A Polícia Militar está mobilizada, na noite desta quinta-feira (28), para tentar contornar uma situação de cárcere no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com as primeiras informações, um homem, identificado como Alexsandro Silva de Lima, de 29 anos, está fazendo a própria namorada como refém dentro de uma residência.
Os policiais foram acionados para irem até a rua 31 de março, no centro de São Gonçalo do Amarante, atender a essa ocorrência, e quando a primeira viatura chegou lá, o homem teria efetuado vários disparos contra os policiais.
Com isso, foi solicitado reforço e aproximadamente dez viaturas, incluindo do 11º Batalhão, Rocam, Batalhão de Choque e BOPE estão fazendo isolamento na área e iniciando a negociação com o homem. Informações preliminares repassadas por moradores, de acordo com o tenente Moura, designado para conversar com a imprensa, dão conta que a mulher estaria grávida. 
O nome do suspeito foi revelado ao Portal BO pela ex-mulher de Alexsandro que chegou ao local para tentar ajudar no caso. O nome da vítima, no entanto, ainda não foi divulgado. O irmão do acusado, Jerônimo Silva, também esteve no local da ocorrência e contou que o jovem estaria sob efeito de drogas. Além disso, ele disse que Alexsandro está armado com uma pistola calibre ponto 40 e declarou que só sairia de lá quando descarregasse a arma.
Ainda de acordo com Jerônimo Silva, o jovem Alexsandro teria se revoltado após um tio deles ter sido assassinado, na última terça-feira. Henrique Eduardo Angelo da Silva, de 29 anos, foi morto em confronto com a polícia, em Santo Antonio, em São Gonçalo. Inclusive, Alexsandro estava nessa ocorrência, mas teria escapado dos policiais, que descobriram onde ele estava e foram até lá, nesta quinta-feria, resultando na reação do acusado.

Três primos são mortos a tiros em bar na zona Norte de Natal

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo/Portalbo
Fotos: Sérgio Costa

A violência continua em Natal e os casos de homicídio se multiplicam. Na noite desta quinta-feira (28), três jovens foram mortos a tiros, quando estavam em um bar, no loteamento Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal. As vítimas eram primos e um quarto jovem foi baleado.
O cabo Ezídio, do 4º Batalhão da Polícia Militar, informou ao Portal BO que a ocorrência foi registrada por volta das 18h40. Os quatro jovens estavam bebendo no Bar da Sônia, quando homens armados chegaram em um carro preto. Eles desceram armados com pistolas calibres ponto 40 e 380 e começaram a atirar.
Três dos primos caíram mortos no local, enquanto um quarto, identificado como Fábio Fernandes Saldanha, de 26 anos, foi socorrido pelos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado com vida para o Hospital Santa Catarina. Dos três mortos, de acordo com a polícia, apenas um foi identificado até o momento.
Trata-se de Ronaldo Leite Batista, de 31 anos. O cabo Ezídio disse ainda que alguns familiares das vítimas estiveram na cena do crime e contaram que os quatro jovens vieram da cidade de Janduís. No entanto, ainda não se sabe se eles tinham envolvimento com algum tipo de crime ou com drogas.
Policiais civis do 9º Distrito Policial foram até o local da ocorrência, mas também não conseguiram colher muitas informações sobre o caso. A dona do bar, que teria testemunhado a tripla execução, declarou que só iria prestar depoimento sobre o caso nesta sexta-feira, tendo em vista que estaria em choque com a situação.

MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO REGISTRADO EM MACAÍBA

Informações chegadas a este portal de notícias dão conta de um crime de homicídio registrado a poucos instantes nas proximidades do pórtico de entrada da cidade de Macaíba em frente ao posto Chambala. A mesma fonte informa que uma segunda vítima foi baleada e socorrida.




INFORMAÇÕES EM INSTANTES...

PMs começam a deixar delegacias da Polícia Civil em todo o RN

Por Thyago Macedo e Sérgio Costa/ PORTALBO

Os policiais militares do Rio Grande do Norte que estavam trabalhando em delegacias da Polícia Civil, em algumas cidades do Estado, estão deixando as unidades. Isso acontece em virtude de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual. A determinação é que nenhum PM deve continuar exercendo ações que competem a policiais civis.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmou ao Portal BO que estão sendo adotados todos os procedimentos para cumprir o que determina a Justiça. De acordo com o oficial, os comandantes de todos os Batalhões da PM no Estado estão sendo comunicados da decisão.
Em alguns casos, como em Caicó e Apodi, os policiais militares receberam ofícios nesta quinta-feira (28) e já estão deixando prédios das delegacias. “Só aqui em Apodi nós tínhamos quatro, que agora terão que voltar para o Destacamento em outros pólos”, comenta o comandante do policiamento naquela cidade, capitão Inácio Brilhante.
Em Caicó, de acordo o coronel Araújo Silva, outros quatro PMs também tiveram que retornar para o 6º Batalhão. A partir de agora, a medida deve se estender por outros municípios, alguns deles, no entanto, que não dispõem de policiais civis suficientes, deverão ter déficit no policiamento.

Juiz é obrigado a liberar adolescentes infratores em Natal

O tom no gabinete do juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner, era de preocupação e desabafo. O motivo reside em apenas um fato: em apenas quatro dias, da última segunda até a manhã desta quinta-feira (28), o magistrado teve que liberar 11 adolescentes que praticaram atos infracionais de natureza grave.
"Um deles tem uma lista que faz inveja a qualquer bandido de grande porte", apontou o juiz. Segundo o juiz Homero Lechner, mais de dez ofícios já foram enviados também para o Ministério Público, com informações sobre o quadro atual dos centros educacionais - definido por ele como "em decadência" - a fim de que a Procuradoria Geral de Justiça cobre do Estado as devidas providências.
O juiz explica que os atos infracionais praticados pelos adolescentes são os mais variados e vão desde assaltos a ônibus, passando pelo tráfico de drogas e até homicídios. No entanto, a medida socioeducativa de privação de liberdade não pode ser imposta pelo fato de que o Estado não está fornecendo condições estruturais para que o Poder Judiciário possa determinar o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Além do ECA, o Estado, enquanto Poder Executivo, precisa cumprir a Lei 12.594 de 2012. Mas, não está cumprindo e isso nos obriga a liberar esses adolescentes para as ruas novamente", lamenta o magistrado.
Segundo ele, que tem se reunido, com regularidade com órgãos municipais e estaduais, o problema não atinge só as medidas restritivas de liberdade, aplicadas aos atos equivalentes ao latrocínio ou homicídio, por exemplo.
"Os centros educacionais de restrição de liberdade, como já é sabido, estão sem qualquer condição de receber novos adolescentes infratores. Mas, as medidas em meio aberto - da liberdade assistida ou prestação de serviços - também estão sem condições de aplicação. A rede pública municipal não tem estrutura para isso", completa o magistrado.
De acordo com os juízes que compõem as Varas da Infância, entre eles o magistrado José Dantas de Paiva, as cobranças são sistemáticas, direcionadas a órgãos como a Fundac, para que providências sejam tomadas pelo Poder Executivo, a fim de se ampliar as condições físicas e de pessoal.
"Nosso desejo é o que o MP efetive uma ação de Improbidade Administrativa contra o Governo que não está cumprindo com o seu papel e gerando essa sensação de impunidade na sociedade. É o MP que tem essa legitimidade para isso", antecipa o juiz, que completa: "tenho liberado esses adolescentes muito a contra-gosto"

MPRN/ TRIBUNA DO NORTE

Policiais Militares do 11º BPM cumprem mandado de prisão

Policias Militares do 11º BPM prenderam no início da tarde de hoje 28.02.2013, REGINALDO GARCIA PINHEIRO, conhecido pela alcunha de "NALDINHO DE LOMBROSA", 30 anos, residente na Rua Prudente Alecrim em Macaíba/RN. Naldinho foi preso por força de mandado de prisão expedido pela vara criminal da comarca de Parnamirim pelo crime de roubo, o mesmo responde ainda pelos crimes de homicídio, roubo e furtos praticados na cidade de Macaíba.


Ladrões levam R$ 100 mil em produtos da Lacoste de Petrópolis

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo/Portalbo
Foto: Sérgio Costa

Três homens armados invadiram a loja da Lacoste, localizada no shopping CCAB, em Petrópolis. Os criminosos renderam os funcionários do estabelecimento e, de acordo com a própria proprietária, fugiram levando aproximadamente R$ 100 mil em produtos. Uma quarta pessoa integrante da quadrilha teria ficado em um carro para auxiliar na fuga.
A ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira (28). O subcomandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, major Marlon, contou ao Portal BO que aquela área é constantemente fiscalizada, tendo em vista que se trata de um setor com muitos comércios. No entanto, ela destaca que os bandidos estão cada vez mais ousados.
O major Marlon criticou ainda a falta de segurança no próprio shopping que, apesar de ter várias lojas com produtos caros, não possui uma câmera de segurança que pudesse auxiliar a intimidar ou a identificar criminosos. Além disso, a câmera dentro da loja da Lacoste também estava quebrada.
A dona da loja, Carla Araújo, conversou com a reportagem e declarou que ninguém foi agredido. Os assaltantes fugiram levando artigos como camisas, bolsas e bermudas. Eles estariam em um veículo Fiat Pálio, de placas não identificadas. A Polícia Militar continua em diligências para tentar localizar os suspeitos.

Justiça do Rio Grande do Norte anuncia mutirão carcerário

Do G1 RN
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte informou por meio de nota que vai realizar, no período de 02 de abril a 03 de maio deste ano, o Mutirão Carcerário em todas as Varas e Comarcas do Estado. De acordo com a nota, o mutirão será coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e terá o intuito de analisar todos os processos de réus presos, sejam eles provisórios ou definitivos. O RN tem uma média de 8.300 presos, sendo 3.400 provisórios e 4.900 definitivos.
“O principal objetivo desse mutirão é desafogar o sistema carcerário. Todos os processos de presos condenados nos regimes fechado, semiaberto e aberto serão reexaminados e a partir daí os juízes poderão decidir quanto à possibilidade de concessão de benefícios previstos na lei de execuções penais, inclusive quanto à conversão da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos. O exame será feito pela equipe de juízes designados pelo TJRN com a parceria do CNJ”, explicou o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Luciano Losekann, durante reunião realizada nesta quarta-feira (27) na presidência do TJRN.
Na reunião, ficou definido que o Mutirão Carcerário acontecerá em duas cidades polos: NatalMossoró, que absorverão as suas demandas e de comarcas vizinhas. O juiz auxiliar da presidência do TJRN, Fábio Filgueira vai coordenar a formação do grupo de juízes e servidores. A ideia inicial é que o grupo seja integrado por seis juízes e 20 servidores, a serem divididos igualmente para cada uma das cidades.
“Essa é uma iniciativa muito importante do CNJ que o TJRN dará todo o apoio tendo em vista a situação do sistema carcerário do nosso Estado. O Mutirão vai dar celeridade e corrigir possíveis erros nos processos de réus presos. Vamos agilizar a formação deste grupo para começarmos a organizar o evento”, disse o juiz auxiliar da presidência do TJRN, Fábio Filgueira.
.

Núcleo de Custódia registra fuga de 19 presos

Por Thyago Macedo/Portalbo
Foto: Divulgação
Buraco no vaso havia sido descoberto no início de fevereiro, mas problema não foi solucionado.
No fim da noite desta quarta-feira (27), 19 presos do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança, conseguiram escapar da unidade, através de uma escavação feita no banheiro da única cela da unidade prisional. A fuga, de acordo com os policiais, só não foi maior porque populares viram os homens escapando e avisaram aos agentes.
O policial Cláudio contou ao Portal BO que a fuga teve em massa teve início por volta das 22h. “Eles aproveitaram uma escavação que já tinha sido iniciada há alguns dias, através do vaso sanitário do banheiro, e conseguiram abrir um buraco de aproximadamente três metros, chegando a parte externa do Núcleo”, revelou.
Em seguida, os presos aproveitaram duas motocicletas velhas que há vários meses estão no quintal do Núcleo de Custódia, bem como uma grade para subir o muro e fugir. “Como eles saíram pelos fundos, é uma área bastante escura e que não temos nenhuma ferramenta de observação, como câmera, por exemplo”, detalha o policial Cláudio.
Foto: Sérgio Costa
Buraco por onde os presos escaparam foi fechado, na manhã desta quinta-feira.

Com isso, os agentes não conseguiram perceber a fuga, no entanto, foram avisados por moradores da Cidade da Esperança que viram os homens pulando o muro. De acordo com a polícia, caso a população não tivesse visto, os cercas de 70 presos do Núcleo teriam escapado. Após a fuga, quatro dos foragidos já foram recapturados. 
"Inicialmente, pensávamos que 24 presos tivessem escapado, porém, fizemos uma recontagem, no início da manhã, e confirmamos que foram 19, mas como quatro foram recapturados, 15 continuam foragidos", informou o policial Cláudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário