Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quarta-feira, 28 de maio de 2014


terça-feira, 27 de maio de 2014

Agentes penitenciários decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Foto: Divulgação / Sindasp-RN

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação terá início a partir da 0h do próximo sábado, dia 31 de maio. A categoria espera do Governo do Estado o Plano de Cargos e Carreira, desde 2011, mas o pleito ainda não foi atendido.

Com isso, os agentes se reuniram em assembleia, na tarde desta terça-feira (27), e deliberaram pelo início da paralisação. Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP-RN), explica que a categoria está cansada de esperar e não ver compromisso por parte do Governo.

“Infelizmente, parece que a prioridade do Governo do Estado é a Copa do Mundo e não a segurança pública o sistema penitenciário do RN. Esse processo vem se arrastando desde 2011 e, agora, na reta final, está sendo protelado nas secretarias”, comenta a presidente do SINDASP-RN.

Vilma Batista lembra ainda que, além de não implantar o Plano de Carreira, o Governo deixou que o sitema chegasse a outros graves problemas. “Hoje, a população carcerária é muito maior que o número de agentes e a estrutura de trabalho que estamos tendo hoje é retirada do Fundo Penitenciário”.

Durante a greve dos agentes penitenciários, deverá ser mantido somente os serviços essenciais para o funcionamento das unidades prisionais, respeitando o efetivo de 30% trabalhando, de acordo com o Sindicato.

Fonte: Portal BO

HOMEM MORTO EM SÃO PAULO DO POTENGI NA TARDE DE HOJE ERA DE SÃO TOMÉ E CONHECIDO POR IVAN DE BERROTO

Um homem conhecido na cidade de São Tomé pelo nome de IVAN DE BERROTO, foi morto a tiros no final da tarde desta terça feira 27.05.2014, na RN 203, próximo ao acampamento dos sem terra, na cidade de São Paulo do Potengi. Os autores do crime foram identificados e presos em flagrante por policiais militares da cidade de São Paulo do Potengi e são eles: YKARO AGOSTINHO DA SILVA conhecido por "IKA", residente na cidade de São Tomé e LIBÂNIO BENTO FERNANDES, Residente na cidade de Tangará. Com os acusados foi apreendido dois revolveres Cal. 38 e várias munições intactas e deflagradas.

"IKA" era um dos alvos a ser preso na operação "FOMENTO" desencadeada por policiais civis e militares na cidade de São Tomé no dia 10.05.2014, onde foram presas outras 12 pessoas todas envolvidas com o trafico de drogas na cidade. Relembre o caso aqui: http://www.macaibapolicia.com.br/2014/05/operacao-fomento-na-cidade-de-sao-tome.html

Libanio

IKA










Fotos: M.P. CRUZ

RN tem maior crescimento do número de homicídios do Brasil em 10 anos

Felipe Gibson
G1 RN
De acordo com estudo, número segue tendência de mapas anteriores
(Foto: Caroline Holder/G1)

O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior crescimento no número de homicídios em 10 anos no Brasil. O dado está na prévia do estudo "Mapa da Violência 2014. Os jovens do Brasil", divulgada nesta terça-feira (27) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano. O documento aponta o RN com uma evolução de 272,4% na quantidade de homicídios entre os anos de 2002 e 2012. O estado foi seguido por Bahia (242,1%) e Maranhão (203,6%).

O Mapa da Violência mostra o RN com 301 homicídios registrados em 2002. Passados dez anos, o número saltou para 1.121.

O estado também lidera o ranking quando são considerados os homicídios cometidos a cada 100 mil habitantes. Em 2002 o Rio Grande do Norte teve 10,6 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto que em 2012 o índice era de 34,7. A evolução foi de 229,1%, segundo o Mapa da Violência.

Quando comparado o período entre 2011 e 2012, o crescimento dos homicídios é menor. O RN fica em 13º no ranking tanto na evolução do número total de mortes (7,6%) quanto no índice para cada 100 mil habitantes (6,6%).

O Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano analisa que os dados seguem a tendência apontada em mapas anteriores.

"Perdura assim, em relação aos homicídios, a situação de equilíbrio instável pós-campanha do desarmamento, já apontada em mapas anteriores. Poucas Unidades Federativas, mas de grande porte, com base em políticas e investimentos significativos ao longo do tempo, conseguem diminuir seus índices de assassinatos: nove UFs entre 2011 e 2012, mas na grande maioria: 18 Ufs, os índices aumentam", diz um trecho do estudo.

Comerciante é executado no bairro das Rocas

Foto: Reprodução / Sérgio Costa Fonte: Portal BO

Um comerciante identificado como Fábio da Silveira Melo, de 25 anos foi executado na tarde desta terça-feira (27), na rua Teotônio Freire, no bairro das Rocas, zona Leste de Natal. O crime ocorreu dentro do estabelecimento da vítima. Dois homens em uma moto e usando capacetes pararam do lado do comercio e um entrou e atirou três vezes, disse a polícia.

De acordo com o aspirante Emerson, oficial responsável pela área do 1º Batalhão, o atirador entrou no pequeno mercado armado de pistola, Fábio, segundo relatos, estava no caixa e quando viu a aproximação do assassino de arma nas mãos ainda tenteou correr para render o homem, mas foi atingido. “A ação do criminoso foi muito rápida, quase ninguém conseguiu ver, apesar de que o fato ocorreu praticamente na frente de uma escola, mas no momento dos disparos não existiam alunos na porta”, disse.

A reportagem do Portal BO conversou com chefe de investigação da 2º delegacia polícia onde transcorrerá o inquérito que investigará a morte do comerciante, Judas Tadeu relatou que analisou imagens da câmeras de segurança do estabelecimento onde mostram o exato momento do assassinato. “Contaremos com essas imagens para dar início as investigações e também com duas testemunhas que serão ouvidas ainda esta semana”, disse.

Outro detalhe importante que a polícia certamente irá analisar é a semelhança que existe entre o crime de Fábio e o crime do irmão dele, Giovane Silveira, foi morto no dia 21 de Janeiro deste ano, dentro de casa, “Ciclone”, como era mais conhecido, também era comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário