Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jovem é detida tentando entrar com 9 celulares no Centro Provisorio de Detenção Feminino em Mossoró

Jornalista Amanda Melo/ocamera

No fim da manhã de hoje, por volta das 11h30 a jovem de 22 anos, Maiara Magda foi flagrada tentando entrar com 9 celulares e 5 carregadores no Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino. Ela estava na parte de trás da unidade falando ao celular quando uma agente desconfiou da atitude da jovem. 
Dois policiais civis foram avisados e encaminharam Maiara para a delegacia para dar explicações. No momento em que foi detida ela estava apenas com um celular, mas os agentes conseguiram descobrir que ela havia escondido o restante do material em um saco plástico próximo ao mudo do CDP.
Maiara informou que estava levando os celulares para a detenta Tassia Tatiane, mas de acordo com o delegado Roberto Moura, responsável pela 2ª DP o material seria distribuído entre as 44 detentas que estão atualmente na unidade. 
“Esses celulares seriam utilizados com inúmeras finalidades: para as presas se comunicarem com a família e companheiros e também para pedir drogas e até passar informações sobre o funcionamento e a movimentação na delegacia”, conta o delegado Roberto Moura. 
A falta de estrutura é, segundo Marileide de Souza, diretora do CDP, a razão das tentativas freqüentes de entrada de materiais ilícitos na unidade. “Não existe segurança nenhuma, o muro é muito baixo e é por isso que esse tipo de ação acontece sempre. Além disso, só temos duas agentes trabalhando, o que é muito pouco”, reforça a diretora. 
Como não tem passagens pela polícia, Maiara assinou apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e em seguida foi liberada.

Agentes penitenciários descobrem túnel e impedem fuga no Presídio Provisório

A fiscalização intensa e o trabalho de revista constante nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte fizeram com que mais uma fuga em massa fosse abortada. Desta vez, agentes penitenciários descobriram um túnel e conseguiram impedir que presos do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes escapassem.
A unidade fica localizada na avenida Itapetinga, na zona Norte de Natal. Na tarde desta terça-feira (28), os agentes de serviço descobriram que os detentos estavam começando a cavar um túnel. O buraco partia do refeitório do Pavilhão A, onde estão presos 150 homens. Ou seja, caso a escavação continuasse, mais uma fuga em massa seria registrada no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.
De acordo com os agentes da unidade, os presos teriam começado a cavar o túnel na manhã de hoje. Por esse motivo, o buraco ainda não estava muito grande, mas caso os detentos passassem a noite cavando poderiam chegar até a parte externa do presídio rapidamente e concretizariam o plano.
O Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, também conhecido como Cadeia Pública de Natal, é um dos maiores da região metropolitana de Natal. No dia 9 de janeiro deste ano, os agentes também tinham descoberto outro túnel na unidade e evitado uma fuga.

Fonte: portalbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário