Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Preso suspeito de auxiliar bandidos na fuga após assalto em padaria

Cleison Ferreira Pegado preso na tarde da sexta
Policiais Militares prenderam, na tarde desta sexta-feira (3), um homem suspeito de ser o “cavalo” no assalto registrado em uma padaria de Petrópolis, na tarde desta quinta-feira (2). O apelido é dado ao criminoso que fica dentro do carro para dirigir o veículo quando os comparsas vão fugir. O suspeito foi preso na Favela do Japão, na zona Oeste de Natal.
Segundo informações preliminares, repassadas pelo delegado Frank Albuquerque, titular do 4º Distrito Policial, o acusado estava no Chevette preto, de placas MXW-6424, quando foi abordado. Dentro do veículo, os policiais acabaram encontrando uma arma, mas o suspeito não reagiu.
O mecânico Cleilson Ferreira Pegado, de 23 anos, como foi identificado o preso, foi conduzido para o 4º DP, em Mãe Luiza, onde vai ser ouvido e autuado por porte de arma. Após a prisão dele, a polícia descobriu que o homem moreno de boné branco que participou diretamente do roubo foi identificado pelo nome de Jadson Souza do Nascimento, de 19 anos.
Ele é morador da comunidade de Novo Horizonte, antiga favela do Detran. Em depoimento rápido à polícia, o preso Cleilson negou que conhecesse os outros acusados do assalto, mas depois confessou que tinha emprestado o carro à Jadson. Contudo, o delegado acredita que ele também participou dando o “cavalo”.

Jadson Souza do Nascimento
 "procurado"

Fonte: portalbo

Desembargador determina inspeção em Alcaçuz

A série de fugas que vem ocorrendo na Penitenciária de Alcaçuz, levou o corregedor-geral do TJ, desembargador Cláudio Santos, a determinar uma inspeção naquele estabelecimento penal. O objetivo é apurar, principalmente, as responsabilidades pela fuga de 41 apenados, ocorrida em 19 de janeiro e mais recentemente, a evasão de mais seis detentos, na quinta-feira, dia 2 deste mês. A inspeção será feita às 10 horas da próxima terça-feira, dia 7. O juiz da Comarca de Nísia Floresta, Henrique Baltazar dos Santos, é quem deve fazer a visita in loco, inclusive com a promotora de Justiça Hellen de Macedo Maciel, que ontem fez a oitiva dos oito apenados que foram recapturados após a fuga do dia 19 de janeiro. "A gente ouviu todo mundo, mas a inspeção que se pretendia fazer no pavilhão não fizemos", disse a promotora Hellen Maciel, "porque os ânimos estavam exaltados" em função da fuga ocorrida no meio deste semana.
Mesmo tendo ouvido oito apenados, a promotora de Nísia Floresta disse que, "na verdade", o que vai "subsidiar alguma coisa é perícia do Itep" e também o laudo da inspeção feita pelo engenheiro responsável pela construção do pavilhão onde estavam os 41 presos que fugiram. Segundo a promotora, a oitiva formal dos detentos é uma praxe, "mas a gente sabe que não obtém muita coisa, em regra eles não revelam o que aconteceu".
O corregedor-geral de Justiça Cláudio Santos disse que a inspeção em Alcaçuz é necessária em virtude das recentes fugas, que "vêm amedrontando a população". 
A inspeção deve ser feita na forma do art. 66, incisos VII (inspecionar, mensalmente, os estabelecimentos penais, tomando providências para o adequado funcionamento e promovendo, quando for o caso, a apuração de responsabilidade) e VIII (interditar, no todo ou em parte, estabelecimento penal que estiver funcionando em condições inadequadas), da lei 7.210/84 (lei das execuções penais).


Santos ainda solicitou ao juiz Henrique Baltazar dos Santos o envio, no prazo de cinco dias, de um relatório contendo todas as inspeções realizadas pelo Juízo no local. "Assim como quais providências foram adotadas por sua determinação no tocante aos acontecimentos noticiados recentemente, no que se refere à fuga de detentos daquela unidade prisional", frisou.
A Corregedoria-Geral da Justiça também mandou um contive para que participem da visita os secretários estaduais de Justiça e Cidadania, Fábio Holanda, e de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário