Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Assaltantes presos em Ceará Mirim

Foram presos em flagrante esta tarde por uma equipe da PM desta cidade na BR 101 em Caiana, Flávio Lopes da Silva 32 anos e a menor J.S.A.O. 16 anos após realizarem um roubo a uma loja de confecções em Santa Luzia de Touros, os mesmos estavam com um terceiro elemento que conseguiu fugir ao avistar a polícia, eles fugiam em um veículo Fiat Uno de cor branca e seguiam em direção a Natal pela BR quando foram abordados e dentro do veículo foi recuperado todos os produtos do roubo, em seguida foram conduzidos a DPCM e autuados em flagrante delito no art. 157 do CPB (Roubo).
Fonte: DP Ceará Mirim/Facebook

'Irmãos mataram cinegrafista em Mossoró', diz delegado

Rafael Barbosa
Do G1 RN
Cinegrafista José Lacerda tinha 50 anos e morreu neste domingo em Mossoró (Foto: Dibulgação/TCM)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte anunciou que já está solucionado o assassinato do cinegrafista da TCM (TV Cabo Mossoró) José Lacerda da Silva, de 50 anos, morto a tiros na noite do domingo (16) em Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com o delegado Luiz Fernando, "Lacerda foi morto depois de uma briga que teve com dois amigos dele, que são irmãos".
O delegado explicou que entrou no caso porque, inicialmente, acreditava-se que o cinegrafista havia sido vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte). “Mas logo descartamos a possibilidade”, afirmou. Além do titular da Defur, o delegado Cleiton Pinho - que responde pela Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) de Mossoró - também participa da apuração do crime. Os irmãos, de acordo com o delegado, ainda não foram presos. Os nomes dos suspeitos, e os detalhes do crime, serão apresentados ainda nesta quinta-feira (20) durante entrevista coletiva. Luiz Fernando, que é titular da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró, confirmou que a polícia conseguiu as imagens de um estabelecimento comercial próximo ao local onde ocorreu o homicídio.
José Lacerda foi atingido por disparos de arma de fogo nas proximidades do supermercado Queiroz, no bairro Belo Horizonte, no domingo. Ele ainda foi socorrido com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu.
Lacerda tinha 20 anos de carreira (Foto: Marcelino Neto)

Lacerda, como era conhecido no meio profissional, tinha mais de 20 anos de experiência e há 11 trabalhava como cinegrafista da TV Cabo Mossoró, TCM Canal 10. "A morte do nosso companheiro deixa uma lacuna dolorosa e um profundo sentimento de tristeza em toda a imprensa do Rio Grande do Norte. Esperamos que a Justiça e as autoridades competentes possam esclarecer as circunstâncias desse crime e punir os responsáveis", disse a emissora, em nota.
O cinegrafista havia completado 50 anos de idade no último dia 10, era casado e deixa dois filhos pequenos do segundo casamento e quatro filhos maiores de idade do primeiro relacionamento.

HOMICÍDIO NA CIDADE DE JACANA NO INÍCIO DA MANHÃ

JAÇANÃ : Policia registra o terceiro homicídio em menos de cinco dias , homem foi morto a facadas nesta quinta-feira (20)

PUBLICADO POR: NOTICIA DA SERRA LUIZ LOPES
Na manhã desta quinta-feira (20), por volta das 06h00min, a equipe do hospital municipal e Policia Militar foram acionadas para se deslocarem até o Bairro São José, na rua José da Silva , em Jaçanã , onde o senhor Francisco Sabino de Oliveira conhecido como “CINDA” , encontrava-se morto com perfurações pelo corpo , possivelmente facadas. "CINDA" estaria completando 38 anos hoje.

Este e o quarto homicídio só este ano no município, no dia 06 de Janeiro o jovem conhecido como Manoel neto de Zuquinha foi assassinado por volta das 22h30min próximo a sua residência . 

No ultimo sábado o jovem Jodafly Jaeflly Lopes , 23 anos , foi morto com quatro tiros, após perseguição que começou na Rua João Pereira e terminou na rua Pedro Olegário no Conjunto da COAB em Jaçanã.

Na madrugada de ontem (19) infelizmente mais uma tragédia abalou os Jaçanaenses , o moto taxista Wolbergley Dantas conhecido como "BEGA DE VEREDIANO" assassinou sua companheira Maria Eliane dos Santos Araújo 32 anos e ainda espancou seu enteado de apenas 11 anos.

Com a palavra a governadora Rosalba Ciarline , que se nega a contratar policiais militares para o estado , mesmo tendo um concurso em vigor.

Nossa segurança esta uma calamidade , mesmo com o esforço dos Prefeitos que praticamente sustentão a PM nos municípios , dando o suporte que deveria ser oferecido pelo poder estadual. 

Por : Luiz Lopes

Polícia Civil desencadeia Operação Rescaldo e prende oito pessoas

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através do seu Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc), cumpriu, na manhã desta quinta-feira (20), oito mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. A operação é denominada Rescaldo, por ser continuação da Operação Terra Quente. Os acusados foram presos nos bairros de Ponta Negra, Pitimbu e Felipe Camarão, além da cidade de Taipu, a 50 quilômetros de Natal. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em João Câmara, 74 quilômetros distante da capital.

Carlos Arthur da Cruz/CelularOs mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira

A organização criminosa era comandada por Robson Nascimento de Oliveira, o Robinho, de 27 anos. Seu braço direito era Valmir Soares dos Santos, conhecido como Alemão. Ambos foram presos em Parnamirim. Também faziam parte do esquema o pai, a irmã e a esposa de Robinho. O pai é Antonio Nascimento de Oliveira, 56, vulgo Papel. A mulher de Robinho, Paola Paloma de Silva, 36, e Patrícia Nascimento de Oliveira, 30, a irmã, que responde na Justiça a um processo por homicídio qualificado, eram as responsáveis pela contabilidade. Ainda faziam parte do grupo Maísa Carolina Josino de Oliveira, 31, Denes da Silva, 40, e Ailton de Oliveira Lima. Ailton é coveiro na cidade de Taipu e fornecia armas e drogas para a associação criminosa.

"Foram oito prisões no total e cinco mandados de busca e apreensão. Todos envolvidos diretamente com o tráfico de drogas aqui no nosso estado. O mentor é o Robson, o Robinho. Ele recebia essa droga aqui no estado, essas outras pessoas que foram presas repassavam essas drogas, ou seja, vendiam, traficavam. A Paola, mulher dele, e a Patrícia além de vender drogas, eram responsáveis por toda a contabilidade do tráfico. Tinha uma família: o Robson, o pai dele, conhecido como Papel, a Paola e a Patrícia. São irmãos, pai, marido e mulher. Todos envolvidos diretamente na associação e tráfico de drogas aqui em Natal", conta o delegado Ulisses de Souza, titular da Denarc.

Além das pessoas, foram apreendidas várias armas, inclusive uma espingarda calibre 12, um revólver 357, pistolas e munições. O delegado informou ainda que os membros são acusados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por organização criminosa.

"Essa é um operação que já desencadeamos há aproximadamente um ano. Na próxima semana, teremos um balanço geral da operação que transcorreu em um ano, onde serão divulgados os números de prisões e apreensões de cocaína, maconha e crack aqui no estado do Rio Grande do Norte", revela o delegado.

Operação Terra Quente

No final de outubro de 2012 a equipe da Denarc, comandados pelos delegados Ulisses de Souza e Márcio Lemos, deflagraram a Operação “Terra Quente” com o objetivo de combater o tráfico de drogas na capital potiguar. A ação resultou na prisão de uma quadrilha, além da apreensão de 25kg de maconha, 2,7kg de cocaína, um veículo tipo Pálio Weekend, duas motocicletas, um revólver calibre 38, 10 munições de mesmo calibre, além de quatro celulares e duas balanças de precisão.

As prisões aconteceram no Alto da Torre, Zona Norte de Natal, e no bairro Planalto. Na ocasião foram presos Daniel Marques de Oliveira, vulgo “Bilú”, de 24 anos, e outros três traficantes identificados como sendo Josuilly José dos Santos, de 22 anos, Emanoel Silva dos Santos, 23 anos, e Valeria de Oliveira Gabriel, de 19 anos.

Policiais civis discutem estruturação da Divisão de Homicídios do RN

Do G1 RN
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instituiu um grupo de trabalho para discutir a estruturação da futura Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DEHPP), constante na matriz de responsabilidades da Câmara Técnica de Fortalecimento da Polícia Civil. O grupo será formado por delegados, escrivães e agentes e deve apresentar, até a próxima quinta-feira (28), o projeto para a criação da divisão. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta (20).
A equipe terá ainda apoio outros seis policiais civis, dentre eles a delegada Karla Viviane de Sousa Rêgo, também da Dehom. O grupo deve se reunir na sede da Polícia Civil do estado.A comissão será coordenada pelo delegado geral adjunto Adson Kepler, que terá o auxílio do representante do Setor de Projetos e Convênios da Polícia Civil Francisco Reginário Gomes da Silva. Além deles, participam também do grupo o delegado Laerte Jardim Brasil, um dos titulares da Delegacia Especializada de Homicídios de Natal (Dehom), o escrivão Carlos Alberto Sant'Ana e o agente André Josuá de Lima, além de Juarez Alves de Paiva, outro representante da Dehom.

Segundo a portaria, o trabalho será executado de acordo com o planejamento institucional da Polícia Civil, assim como os encaminhamentos para câmaras técnicas de fortalecimento da entidade e de monitoramento dos inquéritos de homicídio.

O grupo começa a trabalhar já a partir desta quinta e terá o prazo de uma semana para apresentar os resultados do projeto para a criação da DEHPP.

Três ônibus são assaltados na noite desta quarta-feira

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Três ônibus foram alvo de assaltantes, somente na noite desta quarta-feira (19), na Grande Natal. Criminosos invadiram veículos das empresas Trampolim e da Guanabara, mais precisamente nos bairros das Quintas, em Natal, Mangabeira, em Macaíba, e em Parnamirim.

Em um desses casos, o motorista Carlos André da Costa revelou para o Portal BO que os criminosos usavam facas. Essa, aliás, foi a décima vez que ele foi vítima de roubo em ônibus. Desta vez, Carlos estava na linha 19 da Guanabara.

Em Mangabeira, três mulheres e um homem invadiram o veículo. Enquanto as mulheres fizeram o arrastão, o homem ficou com a arma apontada para o motorista. Antônio Pedro disse que pensou que o bandido ia atirar, mas levantou as mãos e pediu para não morrer.

Em todos os casos, os suspeitos não foram presos. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados pelo menos sete assaltos em Natal e Grande Natal.

MP denuncia Gilson Moura e mais dois por improbidade

Os promotores do Patrimônio Público do RN denunciaram ontem, por crime de improbidade administrativa, o deputado Gilson Moura; o delegado de Polícia Civil, Ronaldo Gomes; e o advogado Rychardson Macedo. Os representantes do Ministério Público (MPE) afirmaram que a ação civil foi embasada em inquérito instaurado no ano de 2010, a partir de relatórios de auditoria ordinária, financeira e contável do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo eles, a investigação trouxe à tona irregularidades cometidas no âmbito do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), pelo então diretor-geral Rychardson Macedo, apadrinhado de Gilson Moura, em benefício deste último.

Foto: Alex Regis

Deputado Gilson Moura poderá enfrentar um novo processo
Ao mesmo tempo, teria se comprovado a existência de contornos criminais, relatados em inquérito policial transcorrido paralelamente ao civil. É aí onde se insere a figura de Ronaldo Gomes, então delegado-geral da Polícia Civil do RN (PC/RN). O MPE sustentou que o delegado usou da autoridade que detinha à frente da PC/RN para prejudicar a atuação no caso da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime (Deicor). A ação da Deicor visava desbaratar o esquema de gratificações e diárias de funcionários no âmbito do Ipem/RN. 

Segundo os promotores, a designação do delegado Matias Laurentino para a condução do inquérito na Deicor desagradou os protagonistas das fraudes no Ipem. E diante de um pedido do deputado Gilson Moura, Ronaldo Gomes teria substituído o Laurentino da Delegacia e, conseqüentemente, da investigação. O MPE assinalou que Laurentino adotou uma linha de ação arrojada, para desbaratar o esquema.

Interceptações

Em uma das conversas interceptadas, após autorização judicial, Rychardson de Macedo Bernardo e Daniel Vale Bezerra (então assessor jurídico do Ipem), teriam transparecido o incômodo com a conduta investigativa adotada pelo delegado Matias Laurentino, especialmente porque este se debruçou sobre os contratos celebrados pelo Ipem, bem como sobre o pagamento indiscriminado de diárias a diversas pessoas. A conversa revelaria o receio de que o esquema criminoso, até então clandestino, viesse à tona. E veio, com a deflagração da Operação Pecado Capital.
Os promotores disseram que “curiosamente, no dia 02 de abril de 2011 (sábado) foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria 374/2011, do delegado geral da Polícia Civil, dispensando o delegado Matias Laurentino da Deicor”. O envolvimento de Ronaldo Gomes, já patente nas interceptações telefônicas, tomou concretude após depoimento de delação premiada de Richardson Macedo.

Delação

Ao prestar depoimento de delação premiada, Richardson Macedo revelou parte do esquema. Ele disse, por exemplo, que preocupado com os rumos da investigação, telefonou para o deputado Gilson Moura no intuito de informá-lo que o inquérito, inicialmente a cargo do delegado Júlio Rocha, estava sob o comando de Matias Laurentino. E frisou que “este estava voltando seus olhos para o esquema do posto”. Ainda segundo Richardon, o deputado prometeu resolver o problema com o delegado e que isso seria possível procurando o delegado-geral que, na época, era Ronaldo Gomes. Dias depois, revelou ainda Richardson, conversou novamente com Gilson Moura. O parlamentar, então, teria informado que já havia contactado com Ronaldo e que este havia prometido resolver o problema.

O Ministério Público pediu a condenação dos três envolvidos por improbidade administrativa. Se aceito pela Justiça, terão que ressarcir integralmente o dano. E, ainda, a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.

Fonte: Tribuna do Norte

Em velório, PM prende suspeitos de ataque à base em Mãe Luiza

A Polícia Militar prendeu na manhã desta quarta-feira, 19, durante velório de Isaac Heleno da Cruz, 28, o “Rivotril” dois jovens identificados como João Paulo Lima dos Santos, de 22 anos, e Felipe Matuzalém Tavares do Nascimento, 19, mais conhecido como “Tinho Mete Bala”. Os dois foram inicialmente apontados como integrantes do grupo antes chefiado por “Rivotril”.

Foto: Felipe Galdino

Polícia fez abordagens para identificar possíveis criminosos


As suspeitas eram as de que eles, juntamente com mais três jovens que ainda são procurados, estivessem envolvidos no atentado ocorrido na noite da última segunda-feira à base da Companhia da PM, instalada no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal. Na ocasião, disparos de arma de fogo foram desferidos contra o prédio. O ataque teria sido uma resposta dos criminosos do bairro em retaliação à captura de “Rivotril”, que naquele momento permanecia numa enfermaria no Hospital Walfredo Gurgel.

Os dois foram presos ao descer de um ônibus alugado pela família de Isaac para levar moradores de Mãe Luiza ao Centro de Velório do Alecrim. João Paulo e “Tinho” foram conduzidos à 4ª Delegacia de Polícia (Mãe Luiza). “Como não era flagrante, registramos um Boletim de Ocorrência e ouvimos os envolvidos, que negaram participação no atentado ou de fazerem parte do bando de Rivotril”, afirmou o titular da DP, Amaro Rinaldo.

Após exames residuográficos, João Paulo foi liberado. “Tinho” foi preso e levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi por força de um mandado de prisão por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, o rapaz atuaria na venda de entorpecentes no Pajuçara e é suspeito de homicídio no loteamento José Sarney.

No velório e enterro de Rivotril, marcados pela comoção e revolta, familiares e amigos chegaram a culpar a polícia e o hospital pela morte. Ontem, a diretora do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pereira garantiu que sua equipe fez de tudo para salvar Isaac Heleno. “Para nós essas pessoas, ditas criminosas, são pacientes comuns. Fizemos de tudo para salvá-lo, mas a gravidade do ferimento impossibilitou a recuperação”, explicou. 

A diretora afirmou que uma das balas atingiu e perfurou o intestino grosso. Com isso, as fezes chegaram ao estômago, causando infecção no retroperitônio – por trás do atrás da cavidade abdominal. A direção descarta a abertura de sindicância para apurar possíveis falhas no atendimento ou mesmo o vazamento de fotos por não ser possível saber quem as produziu. Rivotril morreu anteontem, após oito dias de internação e duas cirurgias antes de falecer. O sepultamento ocorreu às 11h de ontem no Cemitério Parque da Passagem, em Extremoz.

Fonte: Tribuna do Norte

Acidente com lancha deixa oito feridos na praia da Pipa, no RN

Do G1 RN
Praia da Pipa fica no município de Tibau do Sul, no litoral Sul do RN
(Foto: Canindé Soares)

Um acidente com uma lancha deixou oito pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (19) na praia da Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O barco foi empurrado pelas ondas em cima de pedras depois que o motor quebrou no meio do mar. A Capitania dos Portos informou que abrirá inquérito para apurar as causas do acidente.
O capitão dos portos, Alexander Neves de Assumpção, conta que a lancha 'Luana Silva II' havia saído para o mar há pouco tempo quando o motor quebrou. "Estava a cerca de 30 a 40 metros da praia. As ondas e o vento empurraram o barco em cima das pedras", explica.

O condutor do barco sofreu uma fratura na perna e foi encaminhado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona Sul de Natal. Já os sete passageiros sofreram escoriações leves.

De acordo com o capitão Alexander Neves, o inquérito que vai apurar o caso será concluído em um prazo de 90 dias. "Vamos apurar causas e responsabilidades", conta. O acidente aconteceu por volta das 10h30 desta quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário