Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Policia Militar prende dupla suspeita de participação no assalto a agência dos correios de Severiano Melo.


Severiano Melo - Na tarde de hoje 25, por volta das 14:20, a Policia Militar foi informada que a agência dos correios da cidade tinha acabado de ser assaltada. Segundo informações repassadas para a policia, dão conta que dois elementos em uma motocicleta Honda Fan de cor preta, chegaram na agência e anunciaram o assalto, levando uma quantia não revelada e fugindo pela Zona Rural do município. De imediato a Policia Militar da cidade deSeveriano Melo juntamente com a Policia Militar de Itaú, e GTO de Apodi comandado pelo Capitão Carvalho, deram início as buscas por toda região. Em meio as diligências, a polícia conseguiu localizar um carro tipo Gol de cor branca e placas KIY-9156 de Mossoró, com dois indivíduos em atitude suspeita, os quais foram detidos e após serem interrogados, assumiram a participação no assalto, são eles, João Paulo da Silva Lima, 29 anos natural de Mossoró, e Alan Henrique de Medeiros, 23 também natural de Mossoró. com os elementos a policia conseguiu apreender 07 munições cal. 38 e uma pequena quantidade de droga. Os elementos informaram que apenas deram apoio a dupla que realizou o assalto, também informou que a moto usada no assalto já se encontrava escondida em uma residência do Sítio Boa Vista, Zona Rural de Severiano Melo. A policia foi até a comunidade informada e localizou a motocicleta Honda Faz preta e placa MZH-8635. A policia informou que todos são da cidade de Mossoró. A policia já tem a identificação dos outros dois elementos que conseguiram fugir, e será uma questão de tempo prende-los. A motocicleta e o carro foram conduzidos para a delegacia de policia civil de Apodi, e a dupla foi levada para a sede da policia federal em Mossoró. 
Postado por sentinelasdoapodi

Sem pagamento, Corpo de Bombeiros tem caminhonetes paradas no RN

Do G1 RN
Caminhonetes estão parados na garagem do Corpo de Bombeiros há 10 meses (Foto: Anderson Barbosa)

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte está com três caminhonetes para combate a incêndios paradas há dez meses por falta de pagamento da empresa fornecedora dos equipamentos. A assessoria de comunicação da corporação confirmou que os veículos estão na garagem sem uso e informou que a dívida é de um convênio assinado com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) no fim de 2011.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o convênio de R$ 3,5 milhões foi assinado com o Idema para a realização da operação Abrace o Meio Ambiente, iniciada com o objetivo de atender ocorrências de incêndios florestais. Entretanto, uma das parcelas do convênio, no valor de R$ 750 mil, deixou de ser paga, o que impediu o uso das três caminhonetes e o pagamento de diárias operacionais para a operação.

O G1 fez contato com a assessoria de comunicação do Idema no início da tarde desta terça-feira (25), porém não obteve retorno até o momento.

O Corpo de Bombeiros acrescenta que a operação vinha atingindo bons resultados. Até 2010 o número de incêndios em área de mata chegava a uma média de 95 no estado. Em 2012, no ano seguinte à assinatura do convênio, foram realizados 600 atendimentos. A assessoria de comunicação informou que o aumento se deve à grande demanda reprimida de ocorrências que não eram atendidas por falta de efetivo e equipamento.

Para a Operação Abrace o Meio Ambiente foram adquiridos dois caminhões de combate a incêndio, equipamentos de proteção individual, ferramentas para trabalho, além da capacitação oito turmas de militares para operações florestais.

Agentes Federais param por 48h em manifestação nacional

Agentes federais do Rio Grande do Norte realizaram nesta terça-feira (25) paralisação de suas atividades, ato que faz parte de mobilização nacional da Polícia Federal que será feito durante 48h. Cerca de 100 servidores aderiram à greve, que ocorreu em frente à Superintendência da Polícia Federal, na Cidade da Esperança. “Este número é muito significante, 100 de um total de 180 agentes aderiram ao ato. Os que se ausentaram provavelmente estão ocupados, participando de operações”, afirmou José Antônio Aquino, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal do RN (Sinpef/RN).

Cedida
Mula foi levada para ato de protesto de servidores da Polícia Federal
Durante o ato, uma mula foi levada pelos agentes ao local como símbolo da insatisfação dos destes frente à situação a que se encontram. Segundo José Aquino, “mula” é a expressão que os agentes usam para nomear pessoas que são contratadas por uma organização criminosa para realizar o deslocamento da droga de um local à outro. “Em comparação a um traficante, a mula é o menor dos cargos no tráfico de drogas e hoje a polícia federal só tem feito a prisão de mulas, não temos incentivo por parte do Governo e conseqüentemente estrutura para desmontar uma organização criminal por inteiro e chegar ao objetivo maior, que é a prisão do chefe do tráfico da organização”, destacou Aquino.

Apesar dos dois dias de paralisação, o (Sinpef/RN) garante que os serviços básicos oferecidos à população não foram prejudicados. Atividades como emissão de passaporte e retirada de documentos funcionam regularmente, assim como o serviços da Polícia Federal nos aeroportos do país.

Rayane Mainara
Agentes federais reivindicam melhores condições de trabalho em protesto


Novo ato

Nesta quarta-feira (26) agentes federais se reúnem novamente em frente à Superintendência da PF às 10h para uma nova apresentação. O ato foi denominado pelos agentes como “Enxugando gelo”. Segundo José Aquino, é apenas mais uma alusão ao descontentamento em razão do trabalho que os agentes federais realizam hoje.

Polícia Militar realiza operação no Mercado da 4

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO

A polícia militar realizou, no final da manhã desta terça-feira (25) uma operação em combate a venda de armas e comércio de veículos adulterados. A atividade aconteceu no famoso Mercado da avenida 4, no bairro do Alecrim, e resultou na apreensão de 25 motocicletas com a documentação desatualizada.

De acordo com o major Trigueiro, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), denúncias apontando o local como ponto de venda de armas e de motos roubadas chegam todos os dias ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp).

"Com essas informações montamos uma operação surpresa e pegamos muita gente desprevenida. A intenção nossa é manter a ordem", disse. Equipes do BPChoque, Rocam, Força Tática do 1º Batalhão e o Batalhão de Trânsito cercaram por uma hora o quarteirão, mas outros ilícitos não foram encontrados no local.

Polícia Civil prende dupla e apreende 4 quilos de maconha em Mossoró, RN

Do G1 RN
Quatro tabletes foram apreendidos pela Polícia Civil em Mossoró, RN
(Foto: Delegado Rafael Arraes/Denarc)

A Delegacia de Narcóticos de Mossoró, na região Seridó do Rio Grande do Norte, apreendeu quatro quilos de maconha no início da tarde desta terça-feira (25). Na mesma operação foi presa uma mulher de 22 anos e apreendido um adolescente de 17 anos.

De acordo com o delegado Rafael Arraes, titular da Denarc de Mossoró, a droga estava em quatro tabletes, todos escondidos no quintal da residência onde o casal mora no bairro Presidente Costa e Silva. A mulher foi autuada por tráfico de drogas.

A abordagem, segundo o delegado, foi feita após denúncias recebidas pelo Disk Drogas da Denarc. O delegado explica que as denúncias devem ser feitas no telefone 197.

Homem é preso suspeito de atirar e esfaquear familiares

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Policiais da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher prenderam, nesta terça-feira (24), um homem suspeito de atirar na ex-mulher e nos filhos e ainda esfaquear o próprio irmão. O fato ocorreu no bairro Planalto, há um mês.

De acordo com a delegada Karem Cristina, titular da DEAM, o suspeito identificado como Lucivaldo dos Santos Brito, de 26 anos, confessou ter atirado na janela da casa onde estava a ex-companheira e os três filhos. Um deles foi atingido por estilhaços.

Diante das ameaças e do agravante do atentado, a titular da DEAM pediu a prisão preventiva de Lucivaldo, que foi expedido pelo juiz da 3º Vara Criminal, Wellington Ataíde Alves.

A delegada disse ainda que a investigação foi chefiada pela delegada adjunta Michele Barros, que descobriu que Lucivaldo tentou contra vida do irmão na semana passada, desferindo um golpe de faca peixeira no tórax do homem.

"Lucivaldo é um homem bastante perigoso, tentou contra vida de pessoas indefesas e se mostra violento sempre quando está sob efeito de bebida. A doutora Michele pediu a preventiva dele e trabalharemos para mantê-lo atrás das grades", relatou. O suspeito se defendeu negando que tentou tirar a vida da família e do irmão.

MPE ajuíza ação de improbidade contra Rosalba e pede intervenção na Fundac

O Ministério Público Estadual entrou com duas ações relacionadas à Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), uma pedindo intervenção na administração do órgão e outra pedindo responsabilização por improbidade administrativa da governadora do Estado Rosalba Ciarlini e do secretário de Planejamento do Estado, Obery Rodrigues.

De acordo com o MP, a intervenção vai permitir a adoção de medidas amplas relativas à gestão de recursos humanos, investimentos em estrutura física, aquisição de materiais, realização de atividades socioeducativas e contratação de empresa de consultoria.

Emanuel Amaral /CelularInformações sobre ações contra Fundac foram dadas em coletiva de imprensa no MPE
Já a ação de improbidade, segundo o procurador-geral do Estado, Rinaldo Reis, foi motivada pelo caos no sistema socioeducativo Ele alega que "a equipe do Governo Estadual, em atuação nitidamente ilegal e imoral, sob a égide da Governadora Rosalba Ciarlini Rosado, atua no sentido de obstar o cumprimento das decisões judiciais prolatadas, uma vez que, em virtude da já relatada falta – na prática – de autonomia financeira da Fundac, não tem permitido a utilização dos recursos disponibilizados pelas decisões liminares proferidas".

Segundo o procurador, todos os problemas passam pela esfera de responsabilidade de Rosalba Ciarlini. "[Rosalba] tem demonstrado total irresponsabilidade na execução orçamentária e completa incapacidade para a gestão e condução de políticas públicas essenciais, em patente violação de direitos fundamentais dos cidadãos potiguares, em especial, aos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo"

A Fundac

A presidência da Fundac está atualmente sob responsabilidade do ex-prefeito de Campo Grande, José Edilberto de Almeida, nomeado no último dia 15. O órgão é responsável pelas medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em conflitos com a lei, administrando os centros de educação dos jovens infratores (Ceducs).

No dia 17 de fevereiro o Ministério Público divulgou nota sobre a situação "crítica" do sistema socioeducativo do Estado, apesar das medidas tomadas pelo MP. O órgão destaca que promove ações judiciais contra todos os Ceducs, relacionadas à reestruturação necessária para absorver os adolescentes.

"Atualmente, todas as unidades socioeducativas são objetos de ações judiciais promovidas pelo Ministério Público, nas quais se objetiva, principalmente, a reestruturação necessária para absorver, com o mínimo de dignidade, os adolescentes socioeducandos", diz trecho da nota.

Arquivo TN
Justiça já bloqueou verbas para que a reforma do Ceduc Pitimbu fosse concluída

A Ação Civil Pública envolvendo o Ceduc-Nazaré tem como objeto a reforma e o repasse de valores para execução das medidas socioeducativas. Para isso, foram bloqueados R$ 417.003,17 das contas do Estado.

Outra ação determina o retorno de 197 servidores da Fundac cedido a outros órgãos, a maioria técnicos de nível superior. Relativo ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) Natal, foi determinado, em duas sentenças, o bloqueio de R$ 918.382,01.

Sobre o Ceduc-Caicó, uma Ação Civil Pública também trata da reforma, reestruturação, contratação de serviços relativos à manutenção da unidade e aquisição de materiais para desenvolvimento regular de atividades. Para isso a ação bloqueia R$ 208.828,66.

Em relação às unidades no município de Mossoró, o MP postula a reforma do Ceduc-Mossoró, bem como execução de plano de manutenção permanente, bloqueando R$ 148.707,49 para este fim. Segundo o MPE, outra ação com a mesma finalidade, pede bloqueio de R$ 137.695,61 a serem destinados para essa unidade. Há ainda uma terceira ação que visa estruturação física e disponibilização de recursos humanos necessários ao funcionamento regular da unidade.

Relativo ao Ceduc-Santa Delmira, também em Mossoró, R$ 78.080,88 foram bloqueados através de Ação Civil Pública para reforma e realização de processo seletivo para contratação temporária de servidores.

Em Parnamirim, há a ACP que trata de reforma física, sanitária, hidráulica e elétrica de todos os espaços do Ceduc-Pitimbu, além da implantação de programa sócioeducativo para internação e atendimento da demandados sentenciados. Para isso foram bloqueados R$ 841.019,71 das contas públicas.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário