Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Um elemento é morto em troca de tiros com a Polícia Militar

Um elemento ainda não identificado foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira, 13 de Novembro de 2013.
Segundo denúncias recebidas pela policia, cerca de quatro há cinco elementos, estariam em atitude suspeita em um carro escuro rondando as cidades praia de Tibau-RN, Maísa e Grossos-RN. Policiais do Serviço Reservado entrou em campo e realizaram com ajuda de diversas guarnições da Polícia Militar de Mossoró, juntamente com viatura da Maísa e Tibau um cerco por diversos pontos das estradas carroçal da região. Uma viatura da cidade de Tibau se deparou com o veículo na estrada do melão e entrou em perseguição e como o CIOSP já havia mando outras viaturas por outros pontos os elementos se depararam com uma as viaturas que o CIOSP enviou em apoio e abriram fogo contra a guarnição. O G.T.O, FORÇA TÁTICA e ROCAM. O revide foi imediato e um deles foi alvejado e socorrido pela própria Polícia para o HRTM, mas o mesmo não resistiu e morreu antes de entrar no hospital. O confronto com os elementos, se deu já no sítio Pau Branco, proximo a antiga Maísa.

Um revolver calibre 22 Rossi com capacidade para oito munições foi encontrada sendo que três delas deflagradas. De acordo com Major Correia Lima, Comandante do 12º BPM, um dos elementos foi visto portando uma arma longa possivelmente uma escopeta cal. 12, e um deles conseguimos prender onde o mesmo se identificou como sendo Marcos. Ainda de acordo com o Comandante Major Correia Lima essa quadrilha já vem agindo nessa região a bastante tempo. "Eles agem sempre entres esses municípios de Tibau, Maísa, Grossos e Icapui-CE. Até o momento não se tem a identificação do morto.
Major Correia Lima - Comandante do 12º BPM
Revolver calibre 22 encontrado com o elemento morto
Foto Alcivan Vilar


Fotos 4DZPatrulha/ Passando na Hora

Dois são presos e um fica ferido durante tiroteio em Mãe Luiza

Duas pessoas foram presas e uma ficou ferida após troca de tiros com a polícia na tarde de hoje (13) no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal. De acordo com agentes da 4ª Delegacia de Polícia, dois suspeitos iriam matar uma pessoa quando foram interrompidos por policiais.

Identificados apenas como Júlio César e Micarlo, a dupla tinha uma arma de fogo e disparou contra policiais que chegaram na rua Bonfim por volta das 14h30, momentos antes da execução. Atirando em resposta aos disparos da dupla, policiais acabaram ferindo um dos suspeitos.

Ambos foram levados à 4ª DP, assim como a suposta vítima, identificada como Josielson. Todos os envolvidos assumem ligações com tráfico ou uso de drogas, sendo a polícia. Os três envolvidos estão na delegacia aguardando a chegada do delegado para prestar depoimento. Ainda não se sabe em qual unidade ficarão os detidos.

Fonte: Tribuna do Norte

'Cumpri procedimento padrão', diz diretor que libertou preso no RN

Felipe Gibson
Do G1 RN

Bartô Galeno é considerado foragido pela Justiça
(Foto: Divulgação/Sejuc-RN)

Depois de ter libertado um preso que deveria cumprir pena pelo menos até 2018, o diretor interino da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, Marcos Marques, afirma que cumpriu o procedimento padrão no caso ao consultar a Polinter, sistema da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) onde ficam arquivados os processos dos presos. Solto na última sexta-feira (9), o preso Bartô Galeno Alves Saldanha, que responde por diversos homicídios em Mossoró e municípios próximos, na região Oeste potiguar, foi liberado com base em um alvará de soltura referente a outro crime e ainda não foi localizado.

"Consultamos a Polinter (sistema da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social onde ficam arquivados os processos dos presos) e não constava nada contra ele. Que eu saiba o procedimento padrão é consultar a Polinter. Não tenho culpa se as comarcas não abasteceram o sistema da Delegacia de Capturas. Se não há nenhum outro processo em aberto, o procedimento é liberar o detento", explica o diretor interino da unidade prisional.


Sobre o fato de não ter consultado o e-SAJ, sistema de consultas penais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), antes de libertar o preso, Marcos Marques conta que o sinal de internet é ruim na área do presídio. "É complicado. Aqui não temos internet. Os procedimentos foram feitos", reforça. De acordo com o diretor interino da unidade, o procedimento adotado já foi comunicado à Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coap) e ao juiz da 12ª Vara Criminal de Natal, Henrique Baltazar, que nesta terça-feira (12) classificou a libertação do preso como um ato de despreparo.

"Foi um ato de total despreparo para uma pessoa que está a frente de uma unidade prisional. Ele deveria ter consultado a Vara de Nísia Floresta ou até mesmo a de Mossoró antes de liberar o preso. Esse vice-diretor que assumiu a penitenciária não tem condições de administrar um órgão desse tipo. Como você libera um preso só com um alvará de soltura? Por que não consultou se ele respondia por outros crimes?", afirmou o magistrado.

Henrique Baltazar explica que Bartô Galeno havia sido transferido de Caicó para Natal por ser altamente perigoso. "Ele é um dos presos mais perigosos do estado. Cometeu crimes em Janduís, mas está sendo julgado em Mossoró justamente por ser muito perigoso. Em Mossoró, responde por vários homicídios", informou. O juiz afirmou que irá procurar o Ministério Público para apurar os responsáveis pela liberação de Bartô. "Vamos contactar o MP. Temos que punir quem liberou esse preso que foi solto quando cumpria pena. Espero que a polícia possa recapturá-lo", conclui.

BPChoque prende homem envolvido em troca de tiros na BR 101 Norte

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO

O Batalhão de Operações de Choque (BPChoque) prendeu, nesta quarta-feira (13), Marcos Vinícius Gomes da Silva, mais conhecido como Valério Tatuagem, de 39 anos. De acordo com o sargento Pedro, o suspeito participou da troca de tiros envolvendo policiais militares e quatro homens que estavam em um Ford Ka, na BR 101 Norte.

Nesta ação, registrada na última segunda-feira (11), um dos suspeitos acabou baleado e morto. Na manhã desta quarta-feira, policiais do BPChoque receberam informação de que Marcos Vinícius estava na antiga Favela do Japão. A polícia foi ao local e conseguiu deter o homem, que havia saído da cadeia há duas semanas.

Ele tinha passado nove meses preso pelo crime de furto. A polícia continua em diligências para tentar prender os outros dois envolvidos na ação, que já foram identificados preliminarmente como Juan e Isaac.

Marcos Vinícius confessou que estava no Ford Ka preto perseguido pela polícia, mas não tinha participado do roubo de dois veículos, crime atribuído a quadrilha que fugiu dos policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário