Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sábado, 14 de dezembro de 2013

ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS EM MACAÍBA COM ARMA DE FOGO

A operação Avante deu inicio na noite de hoje (13) na cidade de Macaíba, durante o patrulhamento da Rocam, dois adolescentes de 17 anos que estavam em uma moto Pop de cor Vermelha foram detidos em uma abordagem próximo a igreja São José no centro de Macaíba, após ter sido encontrado com eles um revolver calibre 32, os adolescentes alegaram a Policia que andava armado por causa dos inimigos, os mesmos foram encaminhado para a delegacia de plantão em Natal.
Fonte: CONNECTTV

PM usa balas de borracha durante reintegração de posse no RN

Moradores de São Pedro resistiram à derrubada de 40 casas em construção.
Ordem é do juiz Peterson Fernandes Braga, de São Paulo do Potengi.
Igor Jácome
Do G1 RN

Moradores não permitiram que a PM cumprisse ordem judicial para de reintegração de posse na cidade de São Pedro (Foto: Igor Jácome/G1)

Policiais militares e moradores de São Pedro, município distante 50 quilômetros de Natal, entraram em confronto na manhã desta sexta-feira (13) durante o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse. Os populares resistiram à derrubada de 40 casas construídas em um terreno da prefeitura e a polícia usou spray de pimento e atirou com balas de borracha. Alguns moradores foram atingidos e ficaram machucados com os disparos. A PM recuou e suspendeu a operação. O comando da PM diz que os policiais revidaram ao ataque da população, que teria jogado pedras.

Morador mostra feridas causadas pelas balas de borracha
(Foto: Igor Jácome/G1)

“Eu tentei apaziguar a situação, mas eles já foram atirando”, disse o morador Carlos Henrique Alves dos Santos, de 43 anos. “É uma situação muito difícil. Eu só quero construir minha casa. Estou morando de aluguel há 15 anos”, disse ao G1.

Os populares disseram que, além das balas de borracha, os policiais atiraram com arma de fogo. “Essa capsula aqui é de calibre ponto 40”, disse um deles, mostrando o projétil. “Usaram spray de pimenta contra as mulheres e muitas crianças”, contou acrescentou Carlos Henrique.

De acordo com o tenente Diego, da companhia independente de Santa Cruz, a polícia usou apenas balas de borracha. “Isso que foi dito é uma inverdade. Estão tentando levantar falso. Só foi usada bala de borracha. Quando o operador da máquina subiu na retroescavadeira para cumprir o mandado, eles começaram a jogar pedras. Disparamos balas de borracha para conter a violência e recuamos”, afirmou o oficial. 

O conflito começou por volta das 10h. De acordo com o motorista José Ronaldo da Silva, cerca de 15 policiais militares e dois oficiais de Justiça chegaram ao local com um mandado assinado pelo juiz Peterson Fernandes Braga, da comarca de São Paulo do Potengi – município vizinho. Um trator foi contratado para derrubar as construções.

Após a saída da polícia, a população fez uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura, que foi fechada. Os funcionários foram liberados. Pneus foram queimados.

Reintegração de posse é assinada pelo juiz Peterson Fernandes Braga
(Foto: Igor Jácome/G1)

O mandado tinha o objetivo de reintegrar a posse do terreno que pertence à Prefeitura de São Pedro. A área, segundo o mandado, teria sido invadido pelos moradores. A história começou em 2011, quando o então prefeito do município, João de Deus Garcia de Araújo, assinou um projeto de lei do programa municipal Casa Própria.

De acordo com o projeto, o município destinaria um loteamento no bairro do Fiéis para que fossem construídas 40 casas para famílias carentes. O executivo municipal, então, deveria fazer os alicerces em lotes de 15 por 8 metros. Um novo decreto entregaria a posse do terreno às famílias cadastradas, que teriam seis meses para erguer os imóveis. Porém, como as famílias não receberam a posse dos lotes, começaram a construir as casas mesmo sem autorização. O município, comandado agora pela prefeita Robenice Ribeiro, pediu a reintegração de posse, que foi concedida pelo magistrado.

Oficial afirma que PM revidou ataque de populares
(Foto: Igor Jácome/G1)

“Entramos em contato com o juiz, que determinou que fosse cancelada a reintegração. Estamos aguardando para saber qual será o procedimento agora”, afirmou o tenente Diego.

O G1 procurou a prefeita, mas um funcionário da prefeitura disse que ela não estava na cidade e que não se pronunciaria sobre o ocorrido.

“A gente quer as nossas casas. As famílias que invadiram são, quase todas, as mesmas que estão cadastradas na prefeitura. Temos nosso direito”, afirmou Célio Reinaldo da Silva Pereira, um dos representantes do grupo.

Prefeitura de São Pedro, RN, foi fechada após confronto entre PM e moradores (Foto: Igor Jácome/G1)

VEICULO CONDUZIDO POR PM DE MACAÍBA SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO AO POSTO FLORESTAL EM ASSU

A jovem por nome de Simaria ficou presa as ferragens já sem vida
Na noite de hoje 13/12 por volta das 20:30hs aconteceu um acidente na BR-304 próximo ao posto florestal em Assu.
Segundo informações são que um veiculo que era conduzido pelo PM da 1º CIA de Macaíba por nome de Kelvin bateu de frente com uma carreta. O PM seguia Natal/Mossoró e ao chegar no trecho acima citado aconteceu o acidente.
No veiculo viajava três pessoas, o PM que sofreu apenas alguns arranhões e duas jovens, uma por nome de Fabiana que teve um corte na cabeça e foi socorrida para o hospital de Assu e a outra por nome de Simara que infelizmente morreu no local e ficou dentro do veiculo.

O veiculo do PM na colisão capotou e desceu a pista de rolamento, já a carreta ficou um pouco atravessada em cima da pista de rolamento.

Fonte e Fotos: Focoelho

Comerciante é vítima de tentativa de homicídio em Antônio Martins

Na noite desta sexta-feira (13/12) a Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio no município de Antônio Martins, região oeste potiguar. A vítima de nome Edno Fagner Azevedo de Medeiros foi alvejado por dois disparos no centro da cidade.
O Sargento Gilvan conversou com a equipe do Portal SOS Notícias do RN por telefone, onde relatou que a vítima estava em seu restaurante no centro do município quando foi atingido por disparos de arma de fogo.
Gravemente ferido, Edno foi socorrido pela própria mãe ao Hospital Justino Ferreira em Antônio Martins e, em seguida, transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.
Ainda através de telefone, o Soldado Batista da Polícia Militar de Alexandria informou que a vítima foi surpreendida por dois elementos de moto, que fugiram após cometer o crime.
Toda a polícia do município está em diligência na tentativa de capturar os acusados.
Edno Fagner é natural de Mossoró e residente em Antônio Martins a pouco tempo. O mesmo possui passagem pela polícia.


Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN
Foto: Cedida por Cezar Alves

O CIDADÃO DE BEM DE MACAÍBA ACORDA E PEDE FIM DA VIOLÊNCIA

Durante a tarde de hoje (13) na cidade de Macaíba, foi realizado uma caminhada pela Paz nas ruas da cidade, com inicio na praça da Morada Fé e finalizando na sede da prefeitura. Várias pessoas como comerciantes, parentes de vitimas da violência e outros marcaram presença pedindo segurança publica em nossa cidade. No ano já se contabiliza 101 homicídios. No final do protesto o Prefeito Fernando juntamente com o Comandante Josimar de Lima da Policia Militar de Macaíba receberam 20 pessoas para ouvir as revindicações da população macaibense.
Fonte: CONNECTTV

Criança morta em Macaíba é velada em meio à revolta da população

A manhã desta sexta-feira (13) começou com luto em Macaíba. Em clima de revolta e desespero, amigos e familiares velaram o corpo do menino Cleyton Osório dos Santos Mendes, de 10 anos, assassinado a tiros na noite de ontem, no mesmo município, quando um jovem utilizou a criança como escudo quando sofreu uma tentativa de homicídio. Familiares cobram a prisão dos responsáveis.
De acordo com dados oficiais da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, a morte de Cleyton Osório foi a 100ª do município durante este ano. Ao contrário da maioria dos casos, a vítima não tinha nenhum envolvimento com atos criminosos. O estudante estava a caminho de uma padaria e comemorando a aprovação para o 5º ano, quando José Carlos Lopes Gerônimo, de 18 anos, foi perseguido por bandidos e usou o corpo da criança como escudo contra os disparos. 
Após a dupla que efetuou os disparos fugir, a população chegou a tentar linchar José Carlos, mas ele foi salvo porque recebeu o socorro médico do Samu, depois de também ter sido baleado. A criança, no entanto, faleceu no local, enquanto José Carlos foi preso. A população demonstrou a revolta durante o velório da criança.
Amontoados próximo ao caixão onde a criança era velada, familiares e amigos da família choravam e cobravam a punição aos envolvidos. Algumas pessoas chegaram a passar mal durante a manhã, enquanto a família pediu que a polícia faça tudo para capturar os outros envolvidos. 
"Agora temos um anjo no céu. Ele era um menino incrível. Estudioso, carinhoso, divertido, muito querido por toda a família. Queremos Justiça. Somente isso", disse a professora Clevoneide Osório Mendes, de 43 anos, que é tia da criança.
O sepultamento vai ocorrer às 16h, no cemitério de Macaíba.


Fonte: Tribuna do Norte

Polícia identifica e autua homem que usou criança como escudo em tiroteio

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
A polícia já identificou e autuou o homem que, na noite desta quinta-feira (12), envolveu-se em um tiroteio e usou um menino de 10 anos como escudo. A criança acabou sofrendo três tiros e morreu em via pública, na rua Valdir Azevedo, em Macaíba. José Carlos Lopes Jerônimo, de 24 anos, também foi baleado, mas acabou detido e autuado por homicídio.
José Carlos sofreu dois disparos, mas acabou preso e autuado por homicídio

De acordo com o titular da Delegacia de Macaíba, delegado Normando Feitosa, José Carlos foi autuado no artigo 121 por ter participado diretamente e provocado a morte do menino Cleiton Osório Mendes dos Santos.

"Esse caso não se trata de uma criança vítima de uma bala perdida. Trata-se de um assassinato provocado, tendo em vista que o suspeito agarrou a criança para se proteger dos tiros. Então, deve ser responsabilizado por isso", declarou Normando Feitosa.

Em relação ao outro homem que estava envolvido no tiroteio e que teria efetuado os disparos que atingiram a criança, a polícia revelou já tem alguns nomes, mas ainda não pode divulgar para não atrapalhar as investigações.

O delegado Normando contou ainda que uma adolescente de 15 anos também foi baleada nessa ocorrência e que ela seria namorada de um dos suspeitos envolvidos no confronto. Em contato com a reportagem do Portal BO, a menina declarou que não conhecia os homens que provocaram o tiroteio e que somente estava passando pela rua quando foi baleada.

Quatro são detidos e um deles baleado em confronto com PM na avenida Ayrton Senna

Foto: Cedida

Suspeitos de um roubo de carro em Capim Macio entraram em confronto com policiais militares do BPChoque, na noite desta quinta-feira (12), na avenida Ayrton Senna. Eles estavam armados com revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira. Todos são menores de idade e foram apreendidos.

Um deles, inclusive, chegou a ser baleado durante o tiroteio com os PMs. O quarteto vinha sendo procurado pela polícia e foi localizado no Serrambi. Ao avistarem a viatura, os suspeitos começaram a atirar e, com isso, os policiais tiveram que revidar.

De acordo com testemunhas, mais de 30 tiros teriam sido disparados, até que os quatro adolescentes acabaram detidos. O menor que foi baleado em uma das pernas foi socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já os comparsas dele foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.

Fonte: Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário