Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PF faz operação contra "bicheiros" na Grande Natal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Forró, na qual foram mobilizados aproximadamente duzentos policiais para cumprir 51 mandados de busca e apreensão, 22 prisões temporárias e 15 mandados de condução coercitiva nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

A investigação, que vinha sendo feita há mais de um ano, identificou duas organizações criminosas voltadas para a prática de exploração do jogo do bicho e de jogos eletrônicos, comumente denominados caça-níqueis, cujos componentes são contrabandeados. Além da prática de contrabando e de integrar organização criminosa, pesam contra os investigados suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Para garantir a continuidade de suas ações, as organizações criminosas corrompiam policiais militares e civis, que inclusive prestavam serviço de segurança aos estabelecimentos de jogos ilícitos. Entre os mandados de prisão temporária expedidos figuram: um policial militar reformado, três PM’s da ativa e um policial civil, além de outros dois PM’s que serão conduzidos coercitivamente. 

Durante a deflagração da Operação Forró, a PF contou com apoio de policiais do O nome da operação refere-se à versão de que a origem da palavra forró viria do inglês “FOR ALL”, expressão que, traduzida significa “Para Todos” e identifica uma das bancas do jogo do bicho sob suspeita.

Quadrilha explode agência bancária em São Miguel do Gostoso, RN

Arthur Barbalho
Do G1 RN
Agência do Banco do Brasil de São Miguel do Gostoso ficou destruída
(Foto: Divulgação/PM)

Uma quadrilha usou dinamite para explodir a agência do Banco do Brasil no município de São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h desta quarta-feira (4), quando 10 homens fortemente armados - divididos em dois carros - renderam os policiais. Além da agência, uma casa lotérica também foi atingida pelos explosivos durante a ação. Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado, essa foi a 39ª unidade bancária alvo de criminosos este ano no estado, sendo a 16ª onde foi feito o uso de explosivos.

Ainda de acordo com Josemário, "a ação foi bem planejada. Nosso efetivo era menor do que a quantidade de homem que faziam parte da quadrilha. Sem o nosso carro, não tivemos como perseguir os suspeitos", acrescentou o major.De acordo com o major Josemário de Paiva, comandante do policiamento no município de São Miguel do Gostoso, a quadrilha se dividiu durante a ação. "Parte do grupo cercou o destacamento e furou os pneus do carro da polícia. Outra parte do bando foi até a agência e explodiu os caixas", contou o oficial.

Segundo o comandante, ainda houve troca de tiros com a quadrilha. "Quando eles foram embora ainda tentaram atirar contra os nossos homens. Houve uma breve troca de tiros, mas nenhum policial ficou ferido", relatou.

Após a fuga, policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) dos municípios Touros e João Câmara realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi foi detonada com dinamite
(Foto: Marcos Gil)

Dinamite no RN

Para Aldair da Rocha, secretário estadual da Segurança Pública, roubos em pedreiras e mineradoras, além de assaltos a carregamentos de explosivos são as principais formas de os criminosos conseguirem a dinamite que é utilizada nestes crime.

No início desta semana, uma quantidade ainda desconhecida de explosivos foi furtada de uma cooperativa de mineradores no município de Ouro Branco, a 250 quilômetros de Natal. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso no final da manhã desta segunda-feira (2). "Sabemos apenas que o produto é nitron, que tem alto poder de explosão e custou R$ 1 mil", disse ao G1 o sargento Antônio Galdino, comandante do destacamento da PM na cidade. Ainda de acordo com o policial, o material estava guardado de forma irregular. A polícia suspeita que o produto levado possa ser usado em ações criminosas contra agências e terminais bancários.

Antes do ação desta madrugada em São Miguel do Gostoso, a ação criminosa mais recente havia sido na madrugada do dia 12 de novembro, em Apodi, cidade da região Oeste. Na ocasião, segundo a própria polícia, cerca de 20 homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil. Houve intensa troca de tiros com a PM e um soldado foi ferido com disparos de fuzil. Ninguém foi preso.
Explosivos foram abandonados em parada de ônibus em Santana do Matos (Foto: Divulgação/PM)

No dia 24 de novembro, a Polícia Militar apreendeu quatro bananas de dinamite que estavam abandonadas em uma parada de ônibus no município de Santana do Matos, na região Central do Rio Grande do Norte. Os explosivos estavam dentro de uma sacola plástica e a polícia suspeita que o material seria uma encomenda.

"A suspeita é que a dinamite estivesse encomendada para alguém buscar", afirma o capitão Rabelo Fernandes, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Angicos, também na região Central. Cada banana de dinamite tinha cerca de 30 centímetros. "Metade de um explosivo desse é o suficiente para explodir um caixa eletrônico", explica.
Bananas de dinamite apreendidas em Mossoró seriam usada para explodir banco no interior do RN
(Foto: Marcelino Neto)

Dois dias antes, em Mossoró, município da região Oeste do estado, foi a Polícia Civil quem encontrou explosivos. Na ocasião, um casal foi preso e 22 bananas de dinamite que estavam escondidas embaixo do berço de um bebê de 9 meses foram apreendidas.

Foram presos um suspeito de 31 anos e a namorada de 20 anos. Foragido da polícia, ele confessou que os explosivos seriam utilizados para assaltar uma agência bancária em Governador Dix-Sept Rosado, também na região Oeste. Além da dinamite, foram apreendidos um rolo de fio detonador, três toucas ninjas e uma balança de precisão.
Veículo utilizado pelos criminosos em Guamaré foi abandonado e incendiado (Foto: Josivan Dantas)

Bananas de dinamite também foram encontradas pela Polícia Militar na manhã do dia 29 de outubro dentro de um dos carros usados pelos suspeitos de explodir a agência do Banco do Brasil na cidade de Guamaré, na região Costa Branca do Rio Grante do Norte.

Outro veículo, um Gol, foi abandonado e incendiado pelos criminisos. Toda a ação da quadrilha aconteceu durante a madrugada. Houve tiroteio e um carro da Guarda Municipal foi alvejado com vários disparos. Ninguém ficou ferido e o bando conseguiu fugir. A polícia acredita que a quadrilha seja formada por cerca de 20 homens.

Jovem é assassinado dentro de ginásio enquanto assistia campeonato de futsal

Foto: Cedida

O jovem Everton Silva dos Santos, de 25 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta terça-feira (4), na cidade de São Gonçalo do Amarante. Ele estava dentro do ginásio esportivo da comunidade de Santo Antônio, quando foi alvo de disparos de arma de fogo. A vítima morreu nas arquibancadas do ginásio.

Everton Silva estava no local assistindo a um campeonato de futsal e morreu no intervalo entre partidas. O autor do homicídio atirou na frente de várias pessoas, mesmo assim, a polícia não conseguiu colher informações precisas sobre o criminoso, que fugiu do local antes da chegada dos policiais.

A reportagem do Portal BO conversou com o pai do jovem morto. O senhor João Silva relatou que o filho não tinha envolvimento com nada de ilícito e que esperava encontrar uma razão para a morte dele. "Eu não sei o que pode ter acontecido. Espero contar com a imprensa para cobrar das autoridades uma investigação, porque aqui ninguém quer falar”, disse.

No local do crime, todos preferiram se manter em silêncio, evitando revelar detalhes do homicídio. No entanto, de acordo com informações dos policiais da área, que preferiram não serem identificados, o crime pode ter relação com briga entre torcidas organizadas. O caso será investigado pela delegacia de São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Portal BO

POLICIAL CIVIL COMETE SUICÍDIO DENTRO DAS DEPENDENCIAS DA DP DE CAICÓ

O Policial Civil Carlos Magno Menezes Guimarães cometeu suicídio atirando na própria cabeça na manhã desta quarta-feira (04), por volta de 07h30, no interior do alojamento da Delegacia Municipal de Policia Civil da cidade de Caicó.

De acordo com informações, o Policial que estava enfrentando alguns transtornos psicológicos chegou na Delegacia e após proferir algumas palavras com um colega policial foi até o alojamento onde pegou uma arma de fogo e efetuou um único tiro no ouvido.

De acordo com o agente de plantão Flávio Linhares que conversou com Carlos Magno minutos antes do suicídio, ele chegou, foi até o alojamento e disse que iria matar alguém e após se matar, nesse momento se ouviu o estampido. Ele (Flávio) procurou logo então retirar algumas servidoras que se encontravam no interior da DP e acionou a PM para que pudesse entrar e ver como estava a situação.

A arma utilizada pertencia a Flávio, e estava guardada dentro do alojamento.

Carlos Magno estava afastado do serviço da policia civil já fazia alguns meses, por enfrentar sérios problemas psicológicos. Segundo informações de uma prima do mesmo que chegou a delegacia, ele teria vendido um carro e um imóvel para investir na empresa "TELEXFREE" e não teria recebido nada pelo fato da empresa estar bloqueada, sendo assim teria se desesperado com a grave situação financeira que vinha enfrentando desde então.
Foto de Ilmo Gomes - Chumbrega

Um outro fator apontado por alguns colegas na delegacia é a alta carga de trabalho na DP de Caicó, onde poucos policiais precisam se desdobrar para cumprir sua carga horária, muitas vezes tendo que realizar operações muitas vezes sozinhos. Segundo o investigador Eduardo Lima,o seu colega reclamou algumas vezes desse fato e isso também acabou levando ao afastamento do mesmo.

O comandante do 6º BPM, e vários delegados da região se deslocaram até a 3ª DRP na tentativa de resolver algum tipo de situação, mas infelizmente nada pode ser feito.

Carlos Magno deixou mulher e dois filhos.

Fonte: Blog do Niltinho

POR ONDE ANDA A FORÇA TAREFA ANUNCIADA PARA CONTER O CAOS NA SEGURANÇA EM MACAÍBA?


Por onde andará a dita FORÇA TAREFA anunciada para Macaíba? O senhor secretário de segurança pública deveria vir a publico dizer por onde anda essa MUNGANGA que por um ou dois dias se instalou na cidade, e para que a população saiba, aqueles policiais que desfilavam por Macaíba na verdade eram policiais de outras áreas, que abandonavam seus postos em cidades vizinhas como: Natal, São Gonçalo, Parnamirim e eram direcionados a Macaíba por uma ou duas horas para desfilarem com giroflex e sirenes ligadas, enquanto suas cidades de origem padeciam como a nossa, da falta de segurança.

O ridículo de toda essa falácia é os gestores de Segurança do Estado irem aos meios de comunicação e como salvadores da pátria macaibense, alardearem que a problemática da segurança pública em Macaíba estaria resolvida em 90 (noventa) dias. Piorou!

Toda sociedade macaibense deve tomar conhecimento que tanto a policia civil como a policia militar, entenda-se: DP DE MACAÍBA e 11º BPM estão em estado de inanição.

Do que foi anunciado para melhorias nessas duas instituições, nada chegou! Policiais convivem com a total falta de estrutura. A nossa cidade com quase 80 mil habitantes e 512 km² de área, tinha na tarde de ontem uma única viatura da policia militar para o serviço de policiamento ostensivo, e essa condição não é por falta de interesse e tão pouco de comando, é a sujeição que está imposta a própria policia militar quando osIRRESPONSÁVEIS gestores estaduais contingenciam o uso do combustível nas viaturas que fazem o patrulhamento ostensivo. Se tiverem duas viaturas, uma trabalha a noite e a outra durante o dia, pois, se forem as duas para rua certamente as duas ficarão sem combustível.

O calote estatal quando se fala nas diárias operacionais é absurdo, hoje nenhum policial, seja, civil ou militar realiza diárias operacionais, se trabalhar sacrificando sua folga certamente não receberá. Os direitos fundamentais dos policiais são cotidianamente desrespeitados.

Como exigir de seres humanos policiais que combatem a bandidagem, se nem os mesmos se sentem seguros de sair às ruas?

Na DP de Macaíba, do que foi divulgado que viria como forma de estruturação daquela unidade policial, nada chegou. Com quase 100 homicídios carecendo de investigação a delegacia dispõe de 02 (duas) viaturas, com uma cota semanal de 100 (cem) litros de gasolina, os coletes a prova de balas quase todos vencidos, se o policial quiser andar armado tem que adquirir a arma e as munições - O Estado é obrigado a fornecer, mas, não fornece - Se quiser um local de trabalho digno o policial deve custear de seu próprio bolso, material de limpeza, papel, caneta, cartuchos para impressoras e se por ventura zelar por sua própria segurança deve também adquirir arma e munições, como dito anteriormente o estado não fornece.

Ao cidadão pagador de seus impostos, faço o convite, visite as instituições policiais de Macaíba e verás o quão é difícil trabalhar numa instituição onde você não tem o mínimo de condições necessárias para exercer dignamente sua atividade.

Em 2014 haverá eleições, tomem cuidado! Procure saber o que seu Deputado Estadual, Federal, Senador e principalmente o Governador fez por Macaíba. Veja se Ele vem na cidade só receber seu voto e o deixa nas garras da criminalidade durante 04 (quatro) anos, não sejamos irresponsáveis com nos mesmos, a única arma do povo é saber a quem eleger. Senão, padeceremos na violência instalada na nossa cidade e viveremos submersos em sangue.

HOMICÍDIO EM PATU

Foto: PatuCred

TÁLLYSON JÔNATHA ALVES DA SILVA, mais conhecido por "REBECA", 25 anos de idade, não resistiu aos graves ferimentos provocados por arma de fogo, quando por volta das 20:00 horas desta terça-feira (03), foi atingido por vários disparos de arma de fogo quando se encontrava no alpendre de sua residência, localizada às margens da BR 226, no sítio Lagoa, nas proximidades do conjunto Nova Patu, nesta cidade. 
As informações ainda são desencontradas, mas segundo comentários, dois homens chegaram numa moto preta, usando capacetes e um deles abriu fogo contra Rebeca, que foi atingindo por pelo menos três disparos. Logo após o fato os elementos sairam em disparada pela BR 226 no sentido Almino Afonso ou Catolé do Rocha-PB.
Não há informações de inimizades por parte da vítima e o delegado Dr. Sandro Reges pode estar com mais um abacaxi para descascar.
O corpo de REBECA estar sendo transferido para o ITEP para ser submetido a autopsia e em seguida será liberado para sepultamento.
Este foi o nono homicídio ocorrido em Patu no ano de 2013.

Fonte: Patu News

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

167ª Morte Violenta em Mossoró em 2013

O CIOSP Mossoró registrou na tarde de hoje 03 dezembro 2013, por volta das 15:25hs um crime de homicídio. O fato de deu na Av. principal do conjunto Redenção na rua Francisco Gomes Monteiro próximo ao Colégio Alcides Manoel , bairro localizado as margens da BR 304, saída para Fortaleza-CE. De acordo com as primeiras informações a vítima identificado como Francisco de Assis de Oliveira 33 anos que residia no conjunto Wilson Rosado, estava em um salão e após cortar o cabelo se levantou e foi para a frente do espelho cortar os cabelos do nariz, quando dois elementos chegaram em uma moto e efetuaram varios disparos contra ele dentro do estabelecimento.
"Francisco" não resistiu aos ferimentos morrendo no local, uma viatura do SAMU foi acionada e constatou o óbito, a Polícia Miitar está no local isolando a área aguardando o ITEP, assim como os Policiais Civis, inclusive Dr. Clayton Pinho, acompanhou todo trabalho de perícia. Joaquim Guimarães perito criminalista informou apenas que o homem foi morto a tiros de arma cal 38. Uma irmã do mesmo e sua esposa estiveram no local e informaram que o mesmo não tem envolvimento com drogas, apenas quando ele era de menor se envolvia em brigas no bairro. Caso será investigado pela DEHOM.

PASSANDO NA HORA(Bicicleta da vítima)
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
Fonte e Fotos: PASSANDO NA HORA

POLICIAL MILITAR É EXECUTADO NO CENTRO DE MACAÍBA, O CRIME OCORREU AS 16H50MIN


Por volta das 16h50min foi executado no centro de Macaíba o Policial Militar JONIERE ALVES DOS SANTOS. Informações preliminares afirmam que o policial se encontrava em um veículo FORD ECOESPORT no centro da cidade, ocasião que parou em um semáforo e dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, emparelharam com a vítima e um dos motociclistas abriu fogo contra o policial. Joniere cumpria pena por crimes atribuidos a sua pessoa em Macaíba e São Gonçalo do Amarante e recentemente havia sido posto em liberdade. 
O policial militar prestou por muito tempo serviços a policia civil, trabalhando inclusive na DP de Macaíba e na 1ª D.R.P. na cidade de São Paulo do Potengi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário