Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

HOMEM FOI ASSASSINADO EM FRENTE AO PETI NO NOVO JUREMAL EM SÃO PAULO DO POTENGI, RN

Fotos blog do Vandinho.

Por volta das 17:30 da tarde de hoje, 05.12.2013, um homem foi assassinado em frente ao PETI, no bairro do Novo Juremal, em São Paulo do Potengi, algumas pessoas dão conta que este rapaz estava preso e de liberdade condicional, o rapaz foi morto com vários tiros que atingiram cabeça e tórax, muitos curiosos se encontram no local.
Aldeniz Victor da Silva, natural de Natal/RN, nascido aos 21/06/1994
ALDENIZ VITOR DA SILVA cumpriu pena de aproximadamente (10) meses no regime fechado no CDP (Centro de Detenção Provisório de São Paulo do Potengi/RN, por crime de trafico de drogas na Cidade de São Tomé/RN. atualmente tinha ganhado progressão de regime para o semi-aberto e aproximadamente uns (02) meses estava residindo na cidade de São Paulo do Potengi em uma rua próximo ao CDP.

Fonte. Mario Adelino

"Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo".

Nelson Mandela

Mototaxista é morto a tiros em Ceará-Mirim

Um mototaxista foi morto na noite dessa quarta-feira (4) no conjunto Novo Horizonte, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com a Delegacia de Plantão da Zona Norte, a vítima foi atingida por disparos de espingarda calibre 12 no rosto.

Jailson Correia Fernandes, 27 anos, estava na moto em que trabalhava, quando, por volta das 20h, quatro homens dentro de um carro prata teria se aproximado e um deles, encapuzado, saiu do veículo e efetuou os disparos. As informações foram repassadas à Polícia Civil por moradores que testemunharam o homicídio na rua Carrero, em Novo Horizonte.

De acordo com informações da delegacia de plantão, o pai da vítima esteve no local e disse não saber se o filho era usuário de drogas. Ele acredita que, como a bolsa de Jailson não estava no local, teria ocorrido um latrocínio. A polícia não descarta a possibilidade, mas o caso ainda será investigado.

De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), outra duas pessoas foram mortas ontem, vítimas de arma de fogo, além de um homem, ainda não identificado, morto eletrocutado na praia de Cotovelo que estaria tentando invadir uma casa em construção.

Ícaro Alcediades do Nascimento, 20 anos, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo na avenida João Câmara, no centro de Assú, interior do Estado. Anderson Leandro da Cunha Xavier, 25 anos, também foi morto a tiros na rua Santa Helena, em Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal.

Fonte: Tribuna do Norte

Militares lançam Segurança com Segurança e continuam acampados na Governadoria

Fotos: Divulgação / ACS-PM

O movimento dos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte em prol da Lei de Promoção de Praças ganhou mais força nesta quinta-feira (5). Cansados de esperar por uma definição por parte do Governo do Estado, as categorias lançaram o movimento Segurança com Segurança, que visa, dentro da legalidade, exercer o trabalho policial somente com condições de estrutura e segurança para os policiais e para a sociedade.
Viaturas foram encostadas, durante a manhã, no 3º BPM

Com isso, viaturas que estejam com problemas, como pneus carecas, estão sendo encostadas nas unidades. O policial que dirige uma viatura sem possuir o curso de condutor específico exigido por lei para aquele tipo de veículo não deve continuar exercendo essa atividade, por se tratar de um ato ilegal.

Essas e outras providências estão sendo apresentadas por representantes de associações para que todos os militares possam participar do Segurança com Segurança. “A tropa está revoltada com a falta de estrutura da polícia e o Governo do Estado trata a categoria com desprezo. Por isso, os policiai e bombeiros estão se sentido enganados”, declara o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, soldado Roberto Campos.

Os policiais e bombeiros, inclusive, estão acampados em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo, desde a terça-feira (3). De acordo com Roberto Campos, o acampamento vai continuar até o Governo enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa.

Além do Segurança com Segurança, os policiais estão com o movimento Tolerância Zero, intensificando o trabalho nas ruas para retirar de circulação qualquer individuo que pratique atos ilícitos. “Nossos movimentos não são em forma de greve, até porque o sistema militar não tolera esse tipo de atitude, por isso, buscamos outras alternativas, sempre mantendo a legalidade dos movimentos”, completa Roberto Campos.

Inclusive, as associações representativas dos policiais e bombeiros estão orientando os militares de folga que, caso eles não queiram trabalhar no Carnatal 2013 em sistema de Diária Operacional, não são obrigados.

Isso porque o artigo 1º da Lei Estadual nº 7.754/99, de 18 de novembro de 1999, tem a seguinte redação: “Fica criada a Diária Operacional, vantagem específica de natureza compensatória, destinada ao policial civil ou militar, que voluntariamente, em período de folga, for empregado na sua atividade fim, de polícia judiciária ou de policiamento ostensivo”.

Diante da redação do dispositivo legal, a assessoria jurídica da ACS-PM explica que “fica claro e evidenciado o caráter de voluntariedade do servidor que desejar realizar o serviço extra, de modo que não deve prosperar a imposição de uma escala de serviço que obrigue o militar estadual a se submeter a um serviço alheio a sua escala convencional”.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM/ Via Portal BO

Brincadeira com espingarda termina em morte de menino de 10 anos

Foto: Cedida

Duas crianças brincavam com uma espingarda, nesta quinta-feira (5), quando a arma disparou e acertou uma delas, um menino de apenas de 10 anos, identificado como Hemerson Kauã. Ele é primo do outro menino de 12 anos, que estaria com a espingarda quando o tiro foi disparado. O menor ficou em estado de choque, ao ver o primo morto.

A ocorrência foi registrada na cidade Barcelona, interior do Rio Grande do Norte. De acordo com o subtenente Ailton Pedrosa, os dois primos estavam dentro de casa e teriam pegado a arma popularmente chamada de espingarda de soca.

A criança de 10 anos foi atingida por tiro na cabeça e morreu no local. O oficial informou ainda para o Portal BO que, provavelmente, o tiro foi acidental, tendo em vista que as crianças brincavam com a arma. O incidente causou grande comoção na cidade de Barcelona.

Fonte: Portal BO

A REALIDADE DA POLICIA

Homem morre eletrocutado em “gambiarra” montada em casa de praia

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um homem ainda não identificado morreu, na noite desta quarta-feira (4), após ser eletrocutado por fios e arames em uma espécie de “gambiarra” ilegal montada ao redor e dentro de uma casa de praia, em Cotovelo. A residência em construção tinha fios e arames ao redor da obra, todos passando corrente elétrica.
Por volta das 18h, um homem, possivelmente morador de rua, teria se aproximado e entrado no quintal da residência, quando acabou sendo eletrocutado. O jardineiro Rogério Costa relatou que, por volta das 18h, um homem com sintomas de embriaguez foi pedir socorro a ele, informando que tinha uma pessoa morrendo eletrocutada em uma casa, no outro quarteirão.

Rogério contou que saiu do trabalho e foi até o local indicado e, ao chegar lá, encontrou a vítima ainda tentando se livrar dos fios. O jardineiro foi até a caixa de força e desligou o sistema de energia. “Quando eu cheguei, os fios estavam brilhando, saindo faíscas, e o homem ainda se mexia. Foi então que acionei o SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], mas ele não sobreviveu”, comentou.

O cabo Almir, do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou que a atitude de quem colocou arames e fios com energia elétrica ao redor da casa foi de extrema irresponsabilidade, tendo em vista que qualquer cidadão de bem poderia ser vítima de um ato tão covarde.

“Esse tipo de coisa é ilegal e irresponsável. Até porque nós sabemos que poderia ter sido uma criança, jogando bola e que de repente poderia entrar ai. Ou até mesmo um policial em diligências tivesse que entrar também morreria eletrocutado”, destacou o cabo Almir.

Viatura trava durante perseguição por falta de pagamento

Pedro Andrade
Repórter Tribuna do Norte

Mais uma ação criminosa contra agências bancárias no Estado do Rio Grande do Norte terminou sem presos, desta vez devido ao atraso de pagamento do aluguel de caminhonetes da Polícia Militar. Policiais de São Miguel do Gostoso participavam de diligência contra o grupo de seis homens que arrombou caixas eletrônicos na cidade quando, através de um sistema controlado via satélite, a viatura parou. Pela segunda vez neste ano, PM’s ficaram, repentinamente, sem movimento no carro, tendo que abandoná-lo onde estava.

júnior santos
São Miguel do Gostoso: viatura da PM fica no meio do caminho

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Francisco Canindé Araújo Silva, o atraso de pagamento ocorreu com uma das cinco empresas do consórcio que aluga caminhonetes à PM. “Esse atraso ocorreu com uma empresa e outras três caminhonetes também foram travadas por esse motivo. A liberação do pagamento já foi solicitada e deve sair até sexta-feira”, disse. De acordo com coronel Araújo, o valor a ser pago é em torno de R$ 60 mil e R$ 80 mil. Das 1.200 viaturas da PM, 20 são caminhonetes.

O mesmo problema - de travamento de viaturas - aconteceu na terça-feira (3) no município de Santa Cruz. Porém, ao contrário de São Miguel do Gostoso, a viatura não estava em serviço e não causou grandes prejuízos à população. De acordo com a delegacia local, o veículo utilizado pela Força Tática foi guinchado e trazido para Natal sem que fossem dadas maiores explicações aos policiais. 

andré fotos
Santa Cruz: viatura foi rebocada para Natal na última terça-feira

No caso de São Miguel, coronel Araújo afirma que um Sandero e um Gol completam a frota de veículos da PM na cidade. No posto policial, a reportagem constatou a presença de um Gol da Polícia Civil e uma segunda caminhonete, que está parada nos fundos da base policial, precisando de reparos desde janeiro. Policiais afirmam que esses veículos constituem a frota local, além de um outro carro que estava na oficina. 

O bloqueio foi alvo de protestos em São Miguel do Gostoso, onde um grupo de seis homens armados explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada dessa quarta-feira (4). Ao encontrar os caixas vazios, o bando saiu em fuga e disparou contra dois comércios próximos ao local da explosão. Não houve mortos nem feridos. 

Além da agência bancária, a unidade mista de saúde Doutor Ricardo Simioni e uma casa lotérica vizinhos ao banco tiveram danos estruturais. No posto de saúde toda a recepção foi danificada pela explosão e três paredes tiveram alguma parte quebrada. A área foi interditada pela coordenadora Simone Meireles, que acionou a Prefeitura para elaboração de um laudo técnico para reabertura do prédio.

Na casa lotérica, o impacto da explosão fez um buraco na parede, derrubou partes do roda teto, além de deixar rachaduras. Uma câmera de segurança da lotérica filmou toda a ação dos bandidos. O delegado Cláudio Henrique, de João Câmara, responsável provisoriamente pela região de Touros e São Miguel do Gostoso, foi ao local para colher as primeiras informações, mas a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) ficará à frente do caso. Sheila Freitas, titular da Deicor, disse que já abriu as investigações.

Policial militar tem carro furtado e prende suspeito pouco tempo depois

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um soldado da Polícia Militar, lotado no 5º Batalhão, teve o carro furtado, após deixar o veículo estacionado na avenida Nascimento de Castro, enquanto ia assistir aula em uma universidade particular. Após perceber o sumiço do veículo, no entanto, ele saiu em diligências e pouco tempo depois encontrou o Fiat Uno.
O militar chamou um colega e começou a fazer rondas no local, na tentativa de encontrar. Ao chegar na rua Tororós, ele visualizou o carro parado e uma pessoa dentro. O policial fez uma abordagem e encontrou Lucas Santana de Araújo Silva, de 18 anos, com uma chave de fenda tentando arrancar o som do veículo.
O jovem não reagiu e se entregou. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. Lá, Lucas disse que não furtou o carro e já o encontrou estacionado na rua dos Tororós, tendo arrombado para levar o som e vender para pagar aluguel da mãe.
De acordo com o sargento Teixeira, também do 5º BPM, relatou que o suspeito pode fazer parte de uma quadrilha que furtar carros e estaria mentindo quando disse que encontrou o carro parado na rua Tororós.

Dupla é perseguida pela PM e suspeito acaba baleado na ação

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Dois jovens, sendo um deles adolescente de 16 anos, foram detidos, na noite desta quarta-feira (4), após uma perseguição na cidade e Parnamirim. O menor de idade foi baleado na perna, após sacar uma arma contra os policiais que tentavam detê-lo junto com o comparsa.

A ocorrência começou na avenida Paulo Afonso, no bairro Jóquei Clube, em Parnamirim. Os dois rapazes estavam em uma motocicleta e foram vistos em atitude suspeita pelos policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar. Quando a polícia tentou fazer abordagem, a dupla começou a fugir.

Eles foram em direção à BR 101 e chegaram a invadir a contramão, causando tumulto no trânsito. Mesmo assim, os policiais conseguiram alcança-los. Quando estavam se aproximando, um dos suspeitos sacou um revólver calibre 32 e, com isso, os policiais tiveram que efetuar tiros de contenção.

Um dos disparos atingiu a perna do adolescente de 16 anos, que foi socorrido e passa bem. O outro jovem preso foi identificado como Emerson Vitor de Lima, de 20 anos. Ele disse que estava usando arma para se proteger de inimigos que adquiriu por causa do envolvimento com torcida organizada.

O adolescente, por sua vez, relatou que estava indo fumar maconha e não ia assaltar. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário