Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Três homens são presos caçando arribaçãs em Campo Redondo

Após denúncia de que pessoas haviam invadido uma propriedade rural às margens da BR- 226 na noite desta quarta-feira (11), policiais rodoviários federais do posto de fiscalização da cidade de Campo Redondo, região do seridó, dirigiram-se ao local para a fiscalização. Na propriedade, segundo a PRF/RN,os policiais ouviram disparos de arma compatíveis como as utilizadas na caça.

Três homens foram flagradas realizando caça de aves conhecidas como arribaçãs, em local de postura, chamado pombeiro. Na ocorrência foram encontradas 68 aves abatidas, além de uma arma de pressão. 

Divulgação/PRFHomens foram presos caçando ilegalmente

O caso caracterizado como crime ambiental foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as providências cabíveis.

De acordo com lei sancionada em 1998, é proibido caçar, apanhar, perseguir, impedir a procriação, vender ou guardar qualquer tipo de ave. 

Crime comum no município

A PRF apreendeu na noite do dia 8 de agosto, também em Campo Redondo, três armas de fogo e 109 munições utilizadas na caça de animais. Dois adolescentes foram detidos durante ação enquanto caçavam com os equipamentos e com animais já mortos.

Na primeira semana do mês passado, a PRF apreendeu 185 arribaçãs na região. Neste ano, os números já chegam a mais de 864 animais silvestres apreendidos em ações de combate a crimes ambientais no estado.

Fonte: Tribuna do Norte

Policiais Civis aguardam posição do Governo para suspender greve

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) aguardam uma resposta do Governo do Estado para votar o fim da paralisação que já dura mais de um mês. De acordo com o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, o secretário de Segurança e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, disse que se reuniria com a governadora Rosalba Ciarlini ainda nesta quinta-feira (12) para levar o novo acordo feito com a categoria.

Após reunião ocorrida no final da manhã de hoje entre o titular da Sesed e os representantes do Sinpol, a categoria cedeu em alguns pontos e espera que Rosalba Ciarlini assuma o compromisso proposta. Os servidores aceitaram que a atualização da tabela de salários dos policiais seja incluída no orçamento do ano que vem, bem como a nomeação de um maior número de servidores. 

Para 2013, apenas 40 policiais seriam nomeados. “A partir de janeiro, seriam nomeados mais vinte por mês, até julho”, detalhou Djair Oliveira.

A promessa de Aldair da Rocha foi de que até às 9h de amanhã o Executivo já tenha uma resposta. “O Governo não acaba a greve se não quiser. A categoria já flexibilizou o que podia flexibilizar”, declarou o presidente do Sinpol.

Fonte: Tribuna do Norte

Homem é assassinado a tiros quando trabalhava rebocando parede

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Um homem identificado como Ivanaldo Custódio da Silva, de 29 anos, foi assassinado a tiros, na manhã desta quinta-feira (12), quando estava trabalhando. O crime aconteceu na rua São Sebastião, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

A vítima, de acordo com relatos de testemunhas, estava trabalhando na frente de uma residência, rebocando uma parede, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta. Os bandidos efetuaram mais de 10 tiros contra Ivanaldo, que foi baleado e caiu morto na calçada.

O sargento Roberto, do 9º Batalhão da Polícia Militar, relatou que foi informado por familiares que a vítima tinha envolvimento com drogas. Moradores da rua onde aconteceu o assassinato não quiseram revelar detalhes, temendo algum tipo de represália.

Ex-PM João Grandão vai a júri por homicídio dia 1º de outubro, em Natal

Anderson Barbosa
Do G1 RN

                                          
João Maria da Costa Peixoto, o 'João Grandão'
(Foto: Fred Carvalho/G1)

O ex-soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão, vai a júri popular no dia 1º de outubro, às 8h, no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes. O irmão dele, Manoel da Costa Peixoto (o Néo), que é sargento da PM, também sentará no banco dos réus. Ambos são acusados de matar José Cremildo Fernandes, executado a tiros em dezembro de 2008, no bairro Bom Pastor, zona Oeste da capital. O filho de Cremildo, um adolescente de 13 anos, escapou dos tiros. O julgamento foi confirmado pelo Tribunal de Justiça do RN e será presidido pela juíza Eliana Alves Marinho, titular da 1ª Vara Criminal de Natal.

Para o advogado Marcus Alânio Martins Vaz, os irmãos são inocentes. “Isso será provado. A única prova que a promotoria tem é o depoimento do garoto, que alega ter ouvido um apelido. A própria Justiça, inclusive, já os absolveu da acusação de tentativa de homicídio do adolescente. Seria uma contradição, uma injustiça, condená-los por este crime. Eles não mataram José Cremildo”, pontuou.

Os irmãos Peixoto ganharam notoriedade na mídia potiguar em 2005, quando foram apontados pelo Ministério Público como líderes de um suposto grupo de extermínio. Na época, João, Néo e outros 13 policiais foram presos suspeitos de terem executado pelo menos 26 pessoas na Grande Natal. Pouco tempo depois, todos foram postos em liberdade.João Grandão está preso na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, cidade da região metropolitana de Natal. Néo, encontra-se detido no quartel da PM na cidade de Nova Cruz, a pouco mais de 90 quilômetros da capital.
                              
Advogado Marcus Alânio Martins Vaz
(Foto: Fred Carvalho/G1)

João e Néo voltaram a ser detidos em 2009, quando se apresentaram espontaneamente à polícia, após serem apontado, também pelo Ministério Público, como autores do homicídio de José Cremildo.

A morte de Cremildo

José Cremildo estava numa motocicleta com o filho quando foi assassinado a tiros. O crime aconteceu no dia 26 de dezembro de 2008 em frente a uma borracharia na avenida Napoleão Laureano (Km 6), no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Segundo as investigações, dois homens, também numa moto, se aproximaram e atiraram na vítima. O filho de Cremildo teria sido poupado. O Ministério Público afirma que João Grandão e Néo executaram a vítima para se vingar. No mesmo processo, os irmãos também foram acusados pela tentativa de homicídio contra o filho de Cremildo. Desta acusação, ambos foram inocentados.

A vingança contra Cremildo se daria pelo fato, ainda de acordo com a denúncia do MP, de que a vítima teria atentado contra a vida de João Grandão no dia 8 de setembro daquele mesmo ano, quando três homens armados o abordaram em frente da casa da mãe dele, localizada na rua Maceió, em Neópolis, na zona Sul da cidade.

Naquele dia, a Polícia Militar informou que criminosos haviam efetuado 23 tiros contra o carro do ex-PM, sendo que cinco o atingiram. Dois acertaram os braços, uma bala penetrou a região lombar e outros dois disparos atingiram a perna esquerda. No revide, João Grandão acabou matando um dos indivíduos. Dos dois que conseguiram escapar, apenas José Cremildo foi identificado e reconhecido por João.

Ministério Público pede na Justiça afastamento de conselheiro do TCE

Poti Júnior responde a processos inclusive no próprio TCE
(Foto: Alberto Leandro)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, ajuizou Ação Civil Pública com o objetivo de anular os atos de escolha, nomeação e posse do ex-Deputado Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior no cargo de Conselheiro Permanente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN).

Para o MP, a nomeação infringe os requisitos legais para a ocupação do cargo, visto que o atual Conselheiro possui vasto histórico de processos judiciais em seu currículo.

Entre as irregularidades observadas na carreira do ex-Deputado constam ações de improbidade administrativa, ação penal e inquéritos policiais instaurados para investigar possíveis crimes praticados. Além de processos administrativos instaurados junto ao próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Conforme o Inquérito Civil nº 001/2013, o histórico político de Poti Júnior evidencia um conjunto de 23 processos e procedimentos instaurados em seu desfavor, fato que contribui para delinear um perfil que reforça a ausência dos requisitos constitucionais de idoneidade moral e reputação ilibada para a ocupação do cargo de Conselheiro do TCE.

Diante da situação, o Ministério Público Estadual ajuizou a Ação na qual requer à Justiça o afastamento do ex-Deputado Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas. O pedido é para afastamento já de imediato até o período em que perdurar o trâmite do processo, como uma medida cautelar.

Na ação, o MP alerta para instabilidade funcional que a manutenção do ex-Deputado no cargo de Conselheiro poderá gerar com possíveis impugnações judiciais dos atos administrativos por ele realizados.

Fonte: Portal no AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário