Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fugitivo de Alcaçuz é preso em Ceará-Mirim

Por Redação do Portal BO
Foto: Sérgio Costa

Em patrulhamento de rotina, no início da noite desta quinta-feira (18), os policiais militares do 11º Batalhão se depararam com um homem em atitude suspeita, no bairro de Nova Ceará-Mirim, em Ceará-Mirim. Ao fazer abordagem, a polícia descobriu que se tratava de Maibson Halison da Silva, de 23 anos.

O jovem é foragido da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e tem três mandados de prisão em aberto. Segundo o capitão Harisson, comandante do policiamento naquela área, Maibson Halison declarou que não lembrava quando havia fugido de Alcaçuz.

A polícia descobriu ainda que ele tem mandados pelos crimes de homicídio e assaltos. Inclusive, de acordo com o capitão Harisson, o jovem é suspeito de praticar alguns delitos em Ceará-Mirim, nos últimos dias. Depois de preso, ele foi levado para delegacia da Polícia Civil e, em seguida, encaminhado para unidade prisional.

Joaquim Barbosa fiscaliza Mutirão Carcerário no RN


Do G1 RN

Ministro Joaquim Barbosa durante entrevista coletiva no STF
 (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, cumpre agenda administrativa na sexta-feira (19) em Natal. De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa irá fiscalizar o andamento do Mutirão Carcerário que foi iniciado no dia 2 passado e que segue até 3 de maio.
Às 10h, Barbosa fará visita de cortesia à governadora Rosalba Ciarlini no Centro Administrativo. A agenda, de acordo com o CNJ, está confirmada até as 11h, quando ele irá visitar o presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino. A agenda oficial do período da tarde ainda não foi confirmado.De acordo com o CNJ, o ministro Joaquim Barbosa chega ao Rio Grande do Norte na noite desta quinta-feira (18) e vai direto para um hotel em Natal. Na sexta, às 8h30, ele vai ao fórum Miguel Seabra Fagundes, onde irá visitar a vara de Execuções Penais.
O RN possui, hoje, mais de 7 mil pessoas em regime de privação de liberdade. De acordo com o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, o objetivo do mutirão é regularizar os processos judiciais e desafogar o sistema penitenciário. Ele diz que os benefícios concedidos até o momento foram de progressões de pena, soltura de alguns presos que já estavam concluindo a pena, livramentos condicionais concessão de indultos a alguns presos que já estavam em liberdade condicional.



PM acha 18 facas em presídio do RN antes da visita de Joaquim Barbosa

Anderson Barbosa Do G1 RN

Facas, celulares e drogas foram encontrados durante a revista realizada em Alcaçuz
(Foto: Henrique Dovalle/G1)

A revista realizada na manhã desta quinta-feira (18) no Pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, encontrou 18 facas artesanais, 16 aparelhos celulares, 15 trouxinhas de drogas, duas balanças de precisão, vários carregadores e vários chips para celular, segundo informou a diretora Dinorá Simas. De acordo com o coronel Dancleiton Pereira Leite, comandante do Batalhão de Choque da PM, que utilizou mais de 30 policiais para fazer as buscas, a missão foi de rotina, mas também de prevenção para a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que chega a Natal na noite desta quinta e, na tarde da sexta (19), deve visitar a penitenciária.
O presidente do STF vem ao estado para acompanhar o mutirão carcerário que está sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na capital potiguar, o ministro cumpre agenda administrativa e faz visitas de cortesia. A ida de Joaquim Barbosa à Penitenciária de Alcaçuz, no entanto, ainda não está confirmada.

A visita à Alcaçuz, que fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, não consta na agenda oficial do ministro, mas é dada como certa pela direção da unidade. "Recebemos a informação que ele vem às 14h da sexta", afirmou Dinorá.
                                          Policiais do BPChoque revistaram celas em Alcaçuz
(Foto: Henrique Dovalle/G1)

Ainda segundo a diretora, a revista desta quinta estava prevista para acontecer apenas na próxima semana, mas foi antecipada porque um túnel escavado a partir do Pavilhão 1, com mais de 7 metros de comprimento, foi encontrado pelos agentes penitenciários na noite desta quarta (17), o que provocou a antecipação da operação.
Para o comandante do BPChoque, no entanto, o trabalho também serviu como prevenção para garantir uma melhor segurança de Joaquim Barbosa. "É um trabalho de rotina, mas também ajuda como prevenção para a visita que o ministro fará a Alcaçuz", reafirmou o coronel Dancleiton.

Revistas

Ao G1, a diretora de Alcaçuz revelou que esta foi a terceira revista feita em pavilhões da unidade este ano. "Nas duas primeiras encontramos 40 aparelhos celulares e mais de 100 facas artesanais, além de drogas", disse ela, acrescentando que uma sindicância será instaurada para apurar as responsabilidades pela entrada do material encontrado na penitenciária.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Traficante troca tiros com PM e é morto no Golandim


Foto cedida PM RN
Um traficante trocou tiros com a Polícia Militar e acabou morto no início da noite desta quinta-feira (18), no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Josenildo da Silva Pereira, de 27 anos, foi alvejado depois de atirar contra policiais que realizariam uma abordagem. Nenhum PM foi ferido.
O confronto ocorreu na rua Goiás, próximo à farmácia Unifarma. Uma viatura da PM recebeu uma denúncia anônima e foi ao encontro de Josenildo, que estava em atitude suspeita. Na abordagem. No entanto, ao perceber que a aproximação dos policiais, o criminoso sacou uma pistola 9mm e efetuou disparos contra a guarnição. Os policiais revidaram e alvejaram o criminoso várias vezes, matando o traficante no local.
Na mochila que o traficante carregava, os policiais encontraram dois carregadores da pistola 9mm usada contra a guarnição, munição para revólver calibre 38, três pedras de crack, quantidade de maconha ainda não precisada, além de uma balança de precisão, uma faca e três celulares.
De acordo com informações da PM, Josenildo já era conhecido da polícia e conseguiu fugir de outra tentativa de prisão há poucas semanas. O Itep foi até o local para fazer a retirada do corpo do bandido.

Fonte: Tribuna do Norte

Soldado da Polícia Militar é executado no Planalto

Por Sérgio Costa/ Portal BO
Foto: Cedida

Um soldado da Policial Militar foi executado com dois tiros na nuca, na tarde desta quinta-feira(18), na rua Maranata, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Segundo a assessoria de imprensa da PM, a vítima foi identificada como sendo João Maria da Silva, de 40 anos. M. Silva, como era conhecido, estava lotado Cipgd (Companhia Independente de Guarda).
De acordo com o aspirante Eduardo, oficial de dia do 9º Batalhão da PM, a viatura 931 foi a primeira guarnição a chegar ao local por volta das 14h. A população informou que o corpo de um homem estava estendido na entrada de uma comunidade conhecida como Leningrado. Os policiais foram até o ponto indicado e encontraram o soldado deitado no chão já sem vida. " Não recebemos nenhuma informação dos moradores sobre o crime, ninguém quer se comprometer e por isso mantém a lei do silêncio", disse.
O policial disse ainda que a vítima trabalhava no presídio Estadual de Parnamirim, estava de folga e pilotava a motocicleta sozinho. Os peritos do ITEP examinaram o corpo do soldado ainda no local e revelaram que M.Silva foi morto com seis tiros, sendo que dois atingiram a nuca, caracterizando uma execução. 
Os motivos do assassinato ainda são desconhecidos, os amigos de farda da vítima relataram a reportagem do Portal BO que M.Silva nunca apresentou comportamento qeu duvidasse de sua idoneidade, o que reforça ainda mais o mistério. O caso será investigado no 11º distrito policial.

Polícia de Apodi prende ex-presidiário suspeito de estuprar idosa de 82 anos

Fonte e Foto: Márcio Morais/ Portal BO

Em menos de 24 horas do estupro registrado na comunidade de São Dimas, zona rural de Apodi, policiais da Delegacia da Polícia Civil e do Destacamento da Policia Militar de Severiano Melo prenderam o homem suspeito de ser autor do crime. O abuso sexual aconteceu nesta quarta-feira (17).

A Delegacia de Polícia Civil de Apodi recebeu uma denúncia de que tinha acontecido um estupro na comunidade rural de São Dimas e, de imediato, foi acionada uma guarnição da Policia Militar que ao chegar ao local comprovou a veracidade. De acordo com a polícia, uma mulher de 82 anos foi estuprada por um desconhecido, que aproveitou da fragilidade da vítima e o momento que estava sozinha em casa para agir e praticar a crueldade.

Durante toda tarde e parte da noite de ontem, foram realizadas várias diligências na região. A única informação concreta que os policiais tinham era que o crime tinha sido praticado por um andarilho, que antes do estupro tinha praticado um furto na mesma comunidade, levando um aparelho de radio da residência de um vizinho da vitima.

Porém, na manhã dessa quinta-feira (18), o delegado Renato Oliveira recebeu informações que tinha uma pessoa suspeita nas imediações do Posto Curió II, que fica às margens da BR-405 próximo ao contorno de acesso à cidade de Severiano Melo, imediatamente o delegado acionou o Destacamento da Policia Militar de Severiano Melo comandado pelo sargento Ediesio e a prisão do suspeito foi realizada com sucesso.

Levado para Apodi, o homem preso tratavas se de um velho conhecido da policia, o ex-presidiário, Francisco de Assis Silva Marques, 34 anos, natural de Pereiro, no Ceará, mas que há muito tempo morava na região de Apodi. Inclusive, por ter praticado vários furtos na região, foi preso e condenado, chegando a cumprir pena de quase cinco anos no Centro de Detenção Provisório de Apodi, Cadeia Publica de Caraúbas e no Complexo Penitenciário Dr. Mario Negocio em Mossoró.

Na Delegacia de Apodi, o preso Francisco Marques, terminou confessando ao delegado Renato Oliveira, a autoria do furto do aparelho de radio e do estupro. Levou os policiais ao local/matagal, onde estava escondido o aparelho de som, as roupas que ele estava usando no momento do estupro e uma calcinha da vitima, ainda suja de sangue. “Apesar de esta com 82 anos de idade, a vitima reconheceu o estuprador e os moradores da localidade também reconheceram o Francisco Marques, não temos nem uma duvida que foi ele quem praticou esse bárbaro crime”, comentou o delegado.

A reportagem Francisco Marques, assumiu a autoria do estupro e disse que estava muito drogado e que tinha se arrependi do crime praticado. Agora ele esta no Centro de Detenção Provisória de Apodi, mas por medida de segurança o delegado Renato Oliveira, vai pedir sua transferência para outra unidade prisional, haja vista em Apodi ter um sobrinho da vitima preso e com isso Francisco Marques, corre risco de ser morto dentro da cadeia ou ate mesmo dos familiares da vitima e a própria população invadir o CDP. A população apodiense tem colaborado bastante com o trabalho da policia, realizando denuncias para os telefones (84) 3333-2737 e o 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário