Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sábado, 20 de abril de 2013


Traficantes são presos dentro de casa em Nova Cruz

Uma operação iniciada por volta das 10h pela Polícia Militar de Nova Cruz, prendeu cinco rapazes que estavam envolvidos com o tráfico de drogas. De acordo com o Major Tavares, que comandou a operação que envolveu 30 policiais, o motivo da ação se deu por meio de uma denúncia anônima indicando os endereços das residências onde os envolvidos estavam. 
Jovens foram surpreendidos por policiais quando estavam em casa.Na ação foram apreendidas 58 trouxas de maconha, um tablete de maconha num vidro de café, uma pistola nove milímetros com carregador e seis munições, nove munições de um revólver calibre 38 embaixo de tijolos, uma câmera digital, três celulares, um notebook da marca Lenovo, um playstation 2, uma prancha de cabelo, chave de roda, macaco e 56 reais em dinheiro. 

Parte do material apreendido com os traficantes de Nova Cruz
Todo o material apreendido estava divido em duas casas próximas localizadas no bairro do Salgado, em Nova Cruz. Dos cinco rapazes presos, um é de menor. Eles ficarão na 6ª Delegacia Regional de Polícia de Nova Cruz.

Confira o nome dos homens que foram presos por tráfico de drogas

- Alexandre Martins da Costa, conhecido como "Nano Velho", 19 anos

- Severiio Francisco da Silva Júnior, conhecido como "Boca de Bauru", 20 anos

- Edvaldo da Silva Moreira, conhecido como "Valdinho", 23 anos e chefe da quadrilha

- Erivaldo da Silva Moreira, irmão de "Valdinho", 19 anos

- L.G.S, um menor de 15 anos.

Fonte: Tribuna do Norte

Advogada quer evitar transferência de PMs presos para presídio potiguar


Do G1 RN
Advogada Kátia Nunes mostra o documento de transferência de PM para Alcaçuz (Foto: Caroline Holder/G1)

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a transferência dos dois policiais militares presos nesta sexta-feira (19) para a penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. A informação foi repassada pela advogada que defende os PMs, Kátia Nunes. Na opinião dela, a medida é ilegal, uma vez que PMs devem ser encaminhados para presídios militares.
"Mandá-los para lá é assinar uma sentença de morte. Eles trabalhavam na rua, com certeza já prenderam vários condenados que estão lá. Não se pode colocar policias militares num presídio comum", defendeu a advogada.
Ainda segundo a advogada, os policiais militares Wendell Fagner Cortez e Rosivaldo Azevedo negam ter praticado o homicídio pelo qual estão sendo acusados. "Tenho um vídeo de uma festa infantil, na qual Wendell aparece no dia em que Jacson foi morto em Afonso Bezerra. Ele não pode estar em dois locais ao mesmo tempo. A mulher de Rosivaldo também me falou que ele tem um álibi. Imagens das câmeras de segurança mostram que ele estava em casa no dia do crime, 23 de março de 2013" indicou Kátia.
Os dois PMs estão sendo acusados de matar Jackson Michael da Silva Soares, de 24 anos, na zona rural do município de Afonso Bezerra, a 168 quilômetros de Natal. "Jackson é um traficante, suspeito de matar um o policial militar J. Fernandes. Ele nunca respondeu por isso. Agora os meus clientes estão sendo acusados pela morte dele", enfatizou a advogada.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, “os mandados foram expedidos em razão de um homicídio ocorrido no município de Afonso Bezerra, mas os dois também são investigados pela prática de outros crimes em Natal e região metropolitana".
Os dois soldados presos, ainda de acordo com o comandante, foram reformados (aposentados por questões de saúde) há poucos meses.

Presidente do STF classifica situação carcerária do RN como desesperadora

Por Redação do Portal BO
Foto: Divulgação / TJRN

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, está no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (19), para acompanhar de perto a inspeção carcerária realizada no estado desde o início do mês. De cara, ministro deu a seguinte declaração ao avaliar as estruturas prisionais do RN: “a situação carcerária no Estado é desesperadora”.
Joaquim Barbosa visitou o Foro das Comarcas de Natal, no início de sua agenda oficial na capital potiguar. Para o dirigente máximo do Poder Judiciário Nacional é a imagem do país que precisa ser levada em consideração, por todos, pois o Brasil deixou de ser um país periférico e passou a ser uma nação importante no cenário mundial e não se admite “mais fotos como a de presos algemados a uma barra de ferro em uma parede de um cárcere. Isto é muito grave”, salientou o ministro.
Joaquim Barbosa, acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino, e do diretor do Foro, juiz Madson Ottoni, esteve em diversas dependências do fórum e fez questão de ouvir os magistrados que trabalham no Mutirão Carcerário, coordenado pelo CNJ em Natal.
Ele recebeu informações sobre a situação dos presos do regime provisório e nos presídios estaduais. E observou que se em 2010, quando foi realizado o primeiro mutirão, a situação já era ruim, e nada foi feito, em 2013, está pior. “É preciso destacar que enfrentar o problema carcerário é resolver uma questão que traz a pacificação social”, observou o presidente do Conselho Nacional de Justiça. E para reforçar a disposição em contribuir para a melhoria do sistema carcerário no Estado, o ministro enfatizou : “Podem contar comigo”.
O desembargador Aderson Silvino compreende que a presença do ministro em Natal é um fator importante para que a situação prisional no Rio Grande do Norte melhore de fato. “O CNJ está preocupado com esta realidade, que afeta não só quem lida diretamente com ela, mas a toda a sociedade, e se repete em vários pontos do país”, afirmou o presidente do TJRN. E o juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais e um dos coordenadores do mutirão, lembrou ao ministro Joaquim Barbosa que faz 15 anos que o sistema penitenciário estadual não recebe grandes investimentos.
O Mutirão Carcerário, iniciado em 2 de abril, já realizou a análise de 2.373 processos referentes a apenados de um total de 3.500 que estão na secretaria instalada no prédio do Foro das Comarcas de Natal. O juiz auxiliar do CNJ, Esmar Custódio Vêncio Filho, coordenador das atividades em Natal mostrou ao ministro a situação de diversos presídios. Uma das mais preocupantes é o do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, um prédio úmido e abafado, inadequado para o fim que se presta. Outra unidade com sérios problemas é o Complexo Penal Dr. João Chaves na Zona Norte da capital potiguar, com problemas de ventilação no regime semiaberto.

*Com informações do TJRN.

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual

Por Sérgio Costa
Foto: Cedida / Reginaldo Bezerra

Uma mulher de 47 anos, identificada como Maria Marluce da Silva, foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (19), em São José de Mipibu. A vítima, que de acordo com moradores da região sofria de problemas mentais, estava despida e estava com sinais de violência sexual, inclusive, um pedaço de pau foi encontrado dentro do ânus dela.
De acordo com informações repassadas pela polícia, Maria Marluce morava na própria cidade de São José de Mipibu. O corpo dela foi encontrado em um terreno às margens da BR 101. Populares contaram ainda para os policiais que a vítima seria usuária de drogas, o que pode ter motivado o crime.
O local onde o corpo foi encontrado, aliás, é apontado pela polícia como ponto de encontro de viciados para o consumo de drogas. Na semana passada, outro viciado tinha sido assassinado no mesmo ponto. A morte de Maria Marluce deverá ser investigada pela Delegacia da Polícia Civil de São José de Mipibu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário