Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

domingo, 12 de maio de 2013


66ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Morreu na madrugada de domingo, 12 de Maio de 2013, o jovem Daniel Rolim da Silva, 18 anos de idade, morador da rua Elita Rodrigues dos Santos, conjunto Integração, Mossoró, que foi vitima de disparos de arma de fogo na noite de ontem, sábado (11).
Daniel foi encontrado as margens da BR 304, próximo a rotatória do hotel Thermas, caído ao lado de uma Biz de cor preta placa NNU 9546. 
Segundo informações, o mesmo foi seguido e alvejado por dois elementos em uma moto. 
Daniel Rolim da Silva, foi socorrido por uma equipe de suporte avançado “Alfa” do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu.

Fonte: O Camera

Crime de homicídio na Serra do Mel


O destacamento de Policia Militar de |Serra do Mel registrou na madrugada de domingo 12 de Maio de 2013, uma morte de forma violenta no município, com características de execução.
Os policiais "Fernando e Robson" do destacamento local receberam um chamado por volta de 4 horas da manhã, para uma ocorrência de acidente de transito entre a vila Guanabara na Serra do Mel e o Assentamento Favela. Quando os militares chegaram no local encontraram um jovem morto e foram informados que outra pessoa havia sido socorrida para Mossoró.
Só por volta de 6 horas e 40 minutos com a chegada da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Mossoró, Itep, foi possível perceber a existência de varias perfurações provocadas por arma de fogo.
Jovem estava sem identificação, mas segundo informações ele mora próximo ao assentamento, mas é das Malvinas em Mossoró.

Fonte: O Camera

Vítimas em Macaíba são alvos de assaltantes fantasmas

                                                                                     Sérgio Silva
Repórter – Macaíba, RN/Via Churrasco do Poeta

Em Macaíba os bandidos parecem que também fizeram um pacto com o diabo. A exemplo do Johnny Blaze, personagem interpretado pelo consagrado ator Nicolas Cage, que no filme Motoqueiro Fantasma interpreta um motociclista dublê que vendeu sua alma para o diabo, e quando chega à noite sai pela rua fazendo suas vítimas e a Polícia não consegue pega- ló.
Em Macaíba a situação, pra variar, é bem parecida. Em todos os casos; assaltos, homicídios, furtos e outros mais, a Polícia é sempre acionada, logo chega em viaturas, motos realiza diligências, mas o final é sempre o mesmo: ninguém sabe, ninguém viu e a Polícia não consegue na maioria dos casos prender ninguém.
O interessante é que, em muitos casos, os crimes são cometidos por bandidos, a exemplo do que aconteceu com os vereadores, por bandidos em bicicletas, em motos modelo TRAXX, POP e até mesmo a pé, e por incrível que pareça, a Polícia chegar ao local do crime em poucos minutos, e mesmo realizando rondas não autua ninguém.
A reportagem não afirma contundentemente, que exista este pacto dos bandidos de Macaíba com o diabo, a exemplo de Nicolas Cage, mas que os meliantes estão se espelhando no personagem Johnny Blaze, é bem fatídico.

Homem é assassinado por ciúmes da esposa com o vizinho

Por Redação
Fotos: Daniel Morais / Portal BO

Uma briga entre vizinhos terminou em assassinato, na noite deste sábado (11), no loteamento Jardim Progresso, em Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Ozenildo Amaro Barachi, de 36 anos, foi morto com golpes de facas e o principal suspeito do crime é um vizinho dele. A motivação, segundo testemunhas, seria o ciúme que Ozenildo tinha da esposa.
O crime aconteceu por volta das 19h, em uma vila, na rua Dix-Huit Rosado. Informações repassadas por populares para a polícia dão conta que Ozenildo e a esposa tinham se mudado para a casa há três meses. No entanto, a vítima começou a ter ciúmes do vizinho, identificado como João Maria dos Santos.
Na noite deste sábado, eles começaram a discutir e chegaram a entrar em luta corporal. Então, João Maria teria desferido golpes de faca no pescoço e no peito de Ozenildo durante a briga. Moradores do local ainda acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a vítima acabou morrendo pouco tempo depois.
Após o crime, de acordo com o que foi colhido por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, o principal suspeito, o vizinho João Maria dos Santos, fugiu de casa. A esposa da vítima não quis comentar sobre a briga entre o marido e o vizinho, mas ela deverá ser ouvida pela Polícia Civil para esclarecer a ocorrência.

Polícia Civil do RN ocupa menos de 30% das vagas criadas por lei

Por Sd PM J. Júnior
Fonte: Blog da Sd Glaucia (Link nesse blog)

Pouco menos de 30% dos cargos da Polícia Civil, criados por lei, são ocupados hoje. A informação é da delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia).
Segundo ela, dos 5.150 cargos autorizados por lei, apenas 1.482 são ocupados, gerando uma deficiência de mais de 70% na estrutura da Polícia Civil.
Diante dos números, a presidente da Adepol reforça o apelo ao governo para convocação dos policiais civis concursados. Ana Cláudia Saraiva vê demora na contratação dos novos delegados. “Nós estamos mendigando essas contrações”, disse lembrando que o concurso foi realizado em 2008.
A respeito da ação que desobriga os delegados de custodiarem presos nas delegacias, em curso na 5ª Vara da Fazenda Pública, a Adepol aguarda sentença favorável do juiz Luiz Alberto Dantas. “A população quer que o policial civil esteja nas ruas investigando. E não cuidando de presos. A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) precisa disponibilizar as vagas no sistema penitenciário”, declarou Ana Cláudia Saraiva.
Ana Cláudia Sariva informa que a permanência de presos nas delegacias está sob controle na capital, mas há 63 presos em unidades no interior do Estado.
Os policiais civis temem que o caos no sistema prisional, apontado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pelo ministro Joaquim Barbosa [presidente do STF], provoque o retorno de presos às delegacias.

sábado, 11 de maio de 2013

Falta preservação à cena do crime

A curiosidade, ou até mesmo a banalização da violência atualmente, leva cada vez mais pessoas à cena de um crime. Estas, por sua vez, buscando um ângulo de visão melhor, se aproximam da vítima e modificam o que poderia ser essencial para a perícia técnica, indispensável para a elucidação de mortes violentas. Numa sucessão de erros, praticados até mesmo por policiais militares de forma inconsciente, visto que são eles, geralmente, os primeiros a chegarem ao local do homicídio, o breve desfecho de uma investigação fica comprometido. Informações básicas, como o próprio local do assassinato, são erroneamente preenchidas pelos peritos ou auxiliares de perícia.

Júnior Santos                              A banalização da violência, atualmente, leva cada vez mais pessoas à cena de um crime
Um exemplo recente de uma perícia que deixou dúvidas nos próprios peritos criminais quanto à qualidade do procedimento, foi a realizada no local da execução do advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira. O crime ocorreu por volta das 20h45 da quinta-feira, 9. Às 21h22 os peritos chegaram ao local, previamente isolado por policiais militares, que trafegavam próximo ao banheiro no qual a vítima morreu. Uma foto do local, publicada na internet por um site de notícia, mostra o quão próximo do corpo se aproximou o fotógrafo. De luvas, lanterna e prancheta em mãos, os peritos iniciam a perícia.

Num espaço de aproximadamente 3 metros de profundidade por 1,5 de largura, em certos momentos cinco homens dividiam o espaço com o cadáver. Os auxiliares de perícia, sem jalecos, camisas de manga longa ou máscaras, reviravam o corpo em busca de vestígios de projéteis de arma de fogo, enquanto pingavam suor no corpo do homem morto. Nesta altura, curiosos, repórteres, policiais e um público alheio ao serviço da perícia, se aproximava cada vez mais do local do crime.

Júnior Santos                       Falhas sucessivas terminam por comprometer as investigações
Exatos 20 minutos depois de iniciada, a perícia é “dada” como terminada. Às 21h46, o corpo foi recolhido ao rabecão. Um problema, porém, impediu que a caçamba com o homem morto fosse depositada de imediato e foram necessários mais nove minutos para que o problema fosse resolvido e veículo, com as sirenes acesas, partisse. De celulares e câmeras fotográficas em mãos, o banheiro sujo de sangue se transformou em ponto de visita dos curiosos que lotavam o local.

Para surpresa dos policiais militares de plantão na noite do homicídio, por volta das 2h da sexta-feira, 10, os peritos do Itep/RN que fizeram a perícia logo após o homicídio pedem para que a área seja novamente isolada. Sob o argumento de que o bar e o banheiro no qual ocorrera a morte estavam fechados, a “re-perícia” deixou de ser feita.

Polícia civil precisa ser reestruturada

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), Djair Oliveira, a polícia investigativa precisa ser reestruturada. “É preciso investimento na polícia que investiga e na perícia técnica para a diminuição dos homicídios. De cada 100 assassinatos, somente cinco são elucidados”, destaca. Oliveira enfatiza, ainda, que a perícia técnica não funciona porque está desestruturada e não consegue responder ao Ministério Público e ao Judiciário com perícias mais completas. 

Edu Barboza                           Djair Oliveira, presidente do Sinpol/RN, afirma que é preciso investir na polícia que investiga e na perícia técnica para que se diminua os homicídios
Para ilustrar o comentário, Djair Oliveira cita o exemplo de uma ossada que está no Itep/RN há quase dois anos à espera do resultado de um exame de DNA para ser entregue à família para sepultamento. Sobre os crescentes casos de homicídios no Estado, o presidente do Sinpol assegura que “vale a pena cometer crimes no RN”. E argumenta. “Às 18h, a polícia investigativa pára. Os crimes cometidos a partir das 18h da sexta-feira só serão investigados, e quando são investigados, a partir da segunda-feira seguinte. Quando as provas já se perderam”, disse ele. 

O Sinpol cobra a convocação dos 309 agentes, delegados e escrivães aprovados em concurso público realizado em 2008 e formados há dois anos. Ele destaca que o efetivo da Polícia Civil não foi ampliado e o Governo do Estado nem está preenchendo as vacâncias por aposentadoria ou óbito. Ele cita como exemplos as vagas deixadas por dois policiais civis mortos em setembro do ano passado numa tocaia em São José de Mipibu, que pertenciam à Deprov, e não foram substituídos. Além disso, ele defende a criação da Divisão de Homicídios no Estado.

O promotor titular da 19ª Promotoria Criminal, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, afirma que a inexistência de uma perícia técnica embasada em provas colhidas no local do crime contribui para a impunidade. “Depende-se da comprovação técnica para se esclarecer um crime. Hoje em dia há uma dependência de prova testemunhal e ninguém que ser testemunha no Brasil por falta de segurança”, destaca o promotor. Ele cita como exemplo, o caso da menina Isabela Nardoni, cujo crime foi elucidado através da colheita de impressões digitais do pai e da madrasta da criança na janela do quarto do qual ela caiu.

“Nunca peguei, em 16 anos de Ministério Público, investigação pericial com levantamento de digitais. Há laudos cadavéricos sem fotos e as perícias em locais de crime são vagas”, assegura Beetoven. Ele relata que a prática de colheita de impressões deveria ser recorrente. “Mas, tudo funciona na base do improviso. E o Itep é o exemplo pronto e acabado disso. É uma Polícia Civil de baixa eficiência, em decorrência das dificuldades que tem, e uma perícia quase inexistente”, lamenta o promotor.

Presidiário do semiaberto é detido pela PM quando fugia a cavalo

Por Sérgio Costa
Foto: Sergio Costa

Um velho conhecido da polícia, suspeito de crimes e em Parnamirim e que, inclusive, cumpre pena no regime semiaberto, foi preso em flagrante delito, nesta sexta-feira (10), quando tentava fugir da polícia montado em um cavalo. Maxwel da Silva, de 23 anos, estava armado e portando droga.
O tenente Vinícius, da Ronda Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), disse para o Portal BO que os policiais receberam denúncia anônima de tráfico de drogas em uma casa na comunidade Fazendinha, no bairro da Liberdade, em Parnamirim.
Os policiais então foram ao local e, logo que percebeu a presença da Polícia Militar, Maxwel, que estava na residência abordada, montou em um cavalo e começou a fugir por um matagal. Ele estava acompanhado de um adolescente de 16 anos que também tentava fugir.
Os dois, no entanto, foram cercados pelos policiais militares da Rocam e acabaram sendo detidos. Eles foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária, Natal. Maxwel da Silva, de acordo com a polícia, cumpre pena também por tráfico de drogas. Com ele, nesta sexta, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e 250 gramas de maconha.

Adolescente apanha depois de tentar assaltar ônibus no RN com isopor

Matheus Magalhães
Do G1 RN

                                     Adolescente tentou assaltar passageiros de um ônibus usando um pedaço de isopor como arma
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Um adolescente de 16 anos apanhou dos passageiros de um ônibus em Natal durante uma tentativa de assalto na manhã deste sábado (11). Segundo a polícia, o garoto anunciou um assalto usando um pedaço de isopor. Aconteceu na linha 52, no bairro de Potilândia. "Ao perceberam que a arma usada era falsa, os passageiros reagiram e bateram nele", contou um policial.

“Nós procuramos uma vítima dentro do ônibus, mas, até agora, ninguém se comprometeu em ir até a delegacia”, disse o PM durante entrevista à Inter TV Cabugi (veja vídeo ao lado). “Ele simulou que estava armado. O pessoal ficou constrangido. Alguns já tiravam os pertences. Quando chegamos ao local, percebemos que só se tratava de uma simulação”, acrescentou.

“Ele anunciou o assalto ao pessoal que estava atrás, então os rapazes se revoltaram de ver o sistema que ele falou e começaram a bater nele, tomar o revólver, que era de isopor", contou um dos passageiros.

"Ele sentou de frente para mim e disse que era um assalto. A todo o momento ele ficou com a mão embaixo da camisa. Olhava para mim e outro rapaz ali, pedindo o celular, dizendo que ia fazer um arrastão. Foi aí que me levantei e falei pra ele pegar meu celular. Quando me levantei ele ficou com medo. Aí reagi", disse outro passageiros que estava no ônibus.

Mãe é assassinada por homens que queriam matar os filhos dela

Por Sérgio Costa
Fotos: Daniel Morais / Portal BO

Uma mãe, identificada como Joana D'Arc Bezerra da Rocha, de 47 anos, foi assassinada a tiros, na noite desta sexta-feira (10), no bairro da Redinha. A mulher, de acordo com a polícia, foi morta por homens que invadiram a casa procurando pelos dois filhos dela.

Os criminosos, ainda de acordo com informações repassadas pelo cabo Almeida, do 4º Batalhão, chegaram ao local, na rua Araguaia, encapuzados e se dizendo policiais. Eles invadiram a residência procurando pelos dois filhos de Joana, mas eles não estavam na residência.
Nervosa, Joana D'Arc começou a gritar com os bandidos e perguntar o que eles queriam com os filhos dela. Então, um dos homens armados atirou três vezes contra a mulher, que foi baleada no banheiro e morreu em cima de uma cama.
Logo em seguida, os criminosos fugiram. Uma irmã da vítima, que pediu para não ter o nome revelado, informou que o alvo dos assassinos seria realmente os dois filhos de Joana D'Arc.
A polícia acredita que os dois filhos dela deveriam ter sido executados por acerto de contas, mas como não estavam em casa, escaparam da morte. O corpo de Joana D'Arc foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia e deverá ser liberado na manhã deste sábado.

Comerciante é morto a tiros em loja de rodas no Bom Pastor

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo/ Portal BO
Foto: Sergio Costa

O comerciante Alexsandro Duarte da Silva, de 38 anos, foi assassinado, na tarde deste sábado (11), quando estava na frente de sua loja, a Alex Rodas, no bairro do Bom Pastor. A vítima foi surpreendida por um homem, que atirou várias vezes, atingido Alexsandro na cabeça e no abdômen.
O tenente Dias, oficial do 9º Batalhão, informou para o Portal BO que o criminoso chegou no cruzamento da avenida capitão Mor Gouveia com o Km 06, deixou o carro em que estava em um posto de combustíveis, e atravessou a rua para ir até a calçada da Alex Rodas, onde a vítima estava.
Alexsandro Duarte não teve tempo de reação e acabou sendo baleado várias vezes. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ainda foi acionada e tentou socorrer o comerciante, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O tenente Dias disse ainda que os policiais tentaram conversar com moradores e possíveis testemunhas para sair em diligências para localizar o suspeito, porém, ninguém quis relatar o que teria visto, provavelmente, temendo algum tipo de represália.
O corpo do comerciante foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia para ser realizada uma necropsia. Na segunda-feira (13), a Polícia Civil deverá iniciar as investigações e uma possibilidade é usar o sistema de câmeras do posto de combustíveis que pode ter flagrado o assassino ou pelo menos a placa do carro em que ele estava.

Polícia procura novo dono do doblo

Rafael Barbosa - Repórter Tribuna do Norte

A polícia polícia identificou o proprietário do veículo utilizado pelo suspeito de assassinar o advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira, de 41 anos, na noite da quinta-feira. O Doblò, de placas MMW-6343, pertencia a um policial civil, mas foi recentemente vendido. O alvo da polícia agora é o novo dono do veículo, que ainda está sendo procurado. “Hoje ninguém dorme. Vamos entrar a noite neste caso”, afirmou o delegado Roberto Andrade, um dos titulares da Delegacia de Homicídios e responsável por apurar o crime.

Magnus Nascimento                    

Os policiais da Dehom começaram o trabalho de investigação ontem pela manhã, quando a cena do crime já tinha sido modificada
Questionado se a morte do advogado tinha relação com os casos que investigava e, em especial, com o caso Anderson Miguel, o delegado disse que ainda é muito cedo para apontar um direcionamento. Antônio Carlos defendeu a ex-mulher de Miguel, Jane Alves, nas investigações da Polícia Federal acerca de fraudes em licitações no Estado, no governo Wilma de Faria. Apesar da designação de um delegado especial para a investigação do homicídio, a polícia tem dificuldades com relação às primeiras informações coletadas no local do crime.
O Boletim de Ocorrência chegou à Especializada em Homicídios na manhã de ontem, com informações básicas sobre o assassinato que dizem respeito ao lugar onde aconteceu, à identificação da vítima e ao horário, num relato sobre o ocorrido. O tenente Ian Styvenson, oficial do 9º Batalhão da Polícia Militar, estava de serviço na quinta-feira, e foi o responsável pelo isolamento da área para a realização da perícia técnica. Mas parece que a coleta de provas não foi satisfatória. 
Já por volta das 2h30, quatro horas após o homicídio, a guarnição foi novamente acionada pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) para um novo isolamento na cena do crime. A justificativa foi que a primeira perícia não foi feita de maneira adequada. A PM foi novamente ao Binos Bar, onde advogado foi assassinado, mas o estabelecimento estava fechado e não foi possível adentrar no banheiro, lugar em que foi encontrado o corpo, inviabilizando a nova perícia. 
Ontem pela manhã, a reportagem foi até o local e pôde ver que o banheiro havia sido lavado. Não havia mais manchas de sangue e todo o cenário havia sido desconfigurado. Foi depois dessas falhas que o trabalho dos policiais da Dehom começou. Algumas equipes da DP estiveram nas proximidades do Binos Bar para interrogar as testemunhas, mas não obtiveram muitas informações, dado o medo dos moradores. 

NO SISTEMA PRISIONAL

sexta-feira, 10 de maio de 2013

POLICIAIS MILITARES PRENDEM PAULINHO COM PISTOLA 380


Policiais Militares do 11º BPM prenderam na noite de hoje, 10.05.2013, o traficante e homicida JOÃO PAULO GOMES DE ARAÚJO, 22 anos, conhecido por PAULINHO, residente no Conjunto Morada da Fé. Quando foi abordado Paulinho estava de portando uma pistola 380 e não esboçou reação. A prisão ocorreu nas proximidades do mercado público em um local conhecido por "Bar das Primas". Com o traficante/homicida também estava outro indivíduo não identificado. A dupla foi conduzida a Delegacia de Plantão da Zona Sul para serem autuados em flagrante.

Vigilante é encontrado morto no meio da rua em Natal

Do G1 RN

Um vigia foi encontrado morto no início da madrugada desta sexta-feira (10) no Loteamento Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a vítima foi encontrada às 0h40, sem vida, no meio da rua. “Ele trabalhava como vigia na região. Foi encontrado perto do carro dele, mas ninguém sabe o que aconteceu”, relatou o tenente Rafael Avelino, oficial de Operações do 4º Batalhão da PM.
Ainda de acordo com o oficial, o homicídio aconteceu na rua Barão do Melgaço. A vítima morreu com um único disparo na cabeça. “Primeiro pensaram que havia sido uma pedrada, mas depois constataram que foi arma de fogo”, apontou.
O tenente disse ainda que os policiais não puderam descobrir qual o calibre da arma utilizada e em que circunstâncias o crime aconteceu. “Ninguém viu nada”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário