Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dois homens morrem em confronto com a polícia em São Gonçalo do Amarante

Igor Jácome
Do G1 RN

Dois homens suspeitos de tráfico de drogas morreram em confronto com policiais na noite desta quinta-feira (30), segundo o tenente Azevedo, oficial de Operações do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A troca de tiros aconteceu durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, para combater o tráfico de drogas. Outro suspeito foi ferido e socorrido ao hospital.
A operação comandada pela Polícia Civil aconteceu na rua Montes Claros, no conjunto Ipê, onde haveria um ponto de venda e consumo de drogas. “Solicitaram o apoio da Polícia Militar, que foi até o local”, disse o tenente. Segundo o relato do oficial, três homens reagiram atirando. “Quando chegamos, eles já começaram a atirar”, completou. Os policiais revidaram e feriram os três. Dois jovens de 24 e 25 anos morreram.
O terceiro suspeito, de 27 anos, sobreviveu e foi levado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Walfredo Gurgel, o paciente passa bem e deve receber alta na manhã desta sexta (31).
No local, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma quantidade ainda desconhecida de cocaína e uma motocicleta roubada. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araujo da Silva, afirmou que a operação foi comandada pelo delegado Heleno Luiz da Silva, titular da delegacia no município.
Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Corpos estão empilhados no pátio do ITEP

Valdir Julião - repórter Tribuna do Norte

Restos de material biológico e de cadáveres em decomposição continuam em urnas que ficam expostas e amontoadas no pátio interno do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), na Ribeira. A situação foi constatada ontem pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Mas uma solução para ampliar a estrutura do órgão só deverá ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, estima o diretor geral do órgão, Nazareno de Deus Medeiros Costa.

“Infelizmente, não temos onde colocá-los, mas já está sendo aberto um processo de licitação para ampliação do espaço físico do necrotério”, afirmou Nazareno de Deus. Ele disse por telefone, ontem de manhã, a licitação está à cargo da Secretaria Estadual da Infraestrutura e que, por isso, não tinha condições de afirmar qual será o custo financeiro dessa obra, que vai humanizar o local de guardar as urnas e de acessos do “rabecão”, o veículo do Itep usado para recolhimento dos corpos de pessoas que morreram de forma violenta.

Nazareno de Deus afirmou que esse material biológico guardado nessas urnas, são restos mortais, principalmente ossadas em alto estado de decomposição, que precisarão passar por exames laboratoriais, inclusive de DNA, para a sua identificação legal.

“As ossadas, quando são encontradas, a gente não pode colocar na câmara frigorífica para não contaminá-la”, disse nazareno de Deus, a respeito do fato de que é um risco também para os servidores, como peritos, necrotomistas e pessoal de apoio, que manuseiam os cadáveres recolhidos para exames de necrópsia. “As câmaras destinam-se para armazenar corpos frescos, não aqueles que estão em estado de putrefação”, explicou.

Segundo Nazareno de Deus, no Itep também existe um tanque com água para a colocação de cadáveres e restos de mortais que precisam passar pelo processo de maceração. “Quando os ossos ficam limpos, são guardados em algumas urnas para posteriormente haver identificação, saber se a ossada era de homem ou mulher”, exemplificou ele.

Outro problema persistente no Itep é a falta de um laboratório para a realização de exames de DNA. “Nós temos em torno de cem solicitações”, disse o diretor do órgão, para adiantar que esse tipo de exame só é feito duas vezes no ano no laboratório do Instituto de Medicina Legal de Salvador, na Bahia. “A gente solicita uma agenda e o laboratório é cedido para os nossos técnicos, agora mesmo nós temos dois técnicos em Salvador”, disse.

Do mesmo jeito que fez para o governo comprar uma nova câmara fria em 2011, o diretor geral do Itep disse que vai colocar o processo “debaixo do braço” e mostrar para a área financeira e de planejamento do governo estadual a necessidade de realização da reforma do Itep, sem contar que já está em fase de elaboração um projeto para a construção de um novo Itep na Zona Norte de Natal.

Nazareno de Deus disse que “não seria o ideal”, mas já foi localizado um terreno de seis mil metros quadrados nas imediações do Hospital José Pedro Bezerra, no conjunto Santa Catarina, para se construir o novo prédio nos moldes do Instituto Médico Legal de Fortaleza (CE), tido como referência para o país.

Segundo ele, a ideia é construir um novo Itep com toda a infraesturura mínima para que possa se prestar um serviço de qualidade à população e que também dê conforto e condições de trabalhos aos servidores, como refeitório, dormitório, auditório, além de cartório para registro de óbitos e laboratórios de DNA, balística, toxicologia e químico.

Chuva de balas no pais de Mossoró!!! Seis pessoas baleadas na noite do feriado

Seis pessoas foram alvejadas com disparos de arma de fogo no inicio da noite de quinta feira 30 de Maio de 2013 em Mossoró. As ações criminosas aconteceram nos bairros Aeroporto, Alto de São Manoel e Lagoa do Mato. * M.A.N.S. de 16 anos de idade, residente no Papoco, foi alvejado duas vezes na região do pescoço durante uma tentativa de homicídio. O menor foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. * Pedro Neto de Oliveira,19 anos de idade, residente no bairro Aeroporto “Quixabeirinha” foi alvejado na mão com um disparo de arma de fogo. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, Pedro foi baleado durante uma confusão de família. O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia. *Weverton Julho da Silva, 19 anos de idade, Alexsandro Oliveira da Silva, 32 anos de idade, residente na Rua Manoel Freire. *Alcivan Bento de Oliveira, 46 anos de idade e Alexandre Soares dos Santos, residente na Rua Amelia Galvão, no bairro Lagoa do Mato. Segundo informações da policia militar os quatro foram baleados quando brincavam em um bar e a motivação seria vingança. Os acusados estariam tentando vingar a morte de um adolescente, ocorrido na manhã de hoje, 30, no Bairro Belo Horizonte. Todos foram encaminhados para o Hospital Regional Tarcísio Maia. O caso mais grave é o do adolescente M.A.N.S. O mesmo chegou na unidade hospitalar consciente, mas apresentado agitação.

O câmera/Via Passando na Hora

Jovem é assassinado ao lado de mesa de sinuca

Por Redação do Portal BO
Foto: Daniel Morais / Portal BO
O jovem Ermínio Paulino de Souza Neto, de 21 anos, foi assassinado a tiros, no início da noite desta quinta-feira (30). Ele ainda teria tentado correr e se esconder embaixo de uma mesa sinuca, em um bar, quando um homem armado entrou no local e atirou várias vezes contra a vítima.
O crime aconteceu por volta das 18h30, na avenida Maranguape, no Jardim Progresso, zona Norte de Natal. Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar informaram que o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) foi avisado de um atentado e que a vítima ainda estaria com vida.
Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionado, no entanto, quando os paramédicos chegaram ao local já encontraram o jovem Ermínio Paulino sem vida.
A suspeita é que a vítima tenha sido abordada na rua e tentou correr para se esconder no bar, que estava fechado. Os policiais que atenderam a ocorrência não conseguiram colher detalhes, pois nesses casos a lei do silêncio dificulta as investigações.
Os policiais informaram, porém, que o jovem Ermínio já era conhecido por ser suspeito da prática de alguns assaltos naquela região de Natal e também por possível envolvimento com tráfico de drogas. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário