Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Polícia faz operação para prender suspeitos de assassinatos no RN

Fred Carvalho
Do G1 RN

                                     Polícia realiza ação desde a madrugada desta sexta (24) no RN
 (Foto: Igor Jácome/G1)

As Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte realizam uma operação nesta sexta-feira (24) para prender suspeitos de homicídios e de tráfico de drogas e de armas em Natal e no interior do estado. A ação foi deflagrada às 5h, com a saída das equipes policiais da sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), no bairro da Cidade da Esperança, na zona Oeste da capital. Não foi informado qual juiz expediu os mandados de prisão e de quais assassinatos os presos são suspeitos.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, contou qual a participação da PM na ação: "Nos foi solicitado apaio e equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) auxilia os colegas civis no cumprimento dos mandados. Estamos em sete equipes, cada uma com quatro integrantes".O delegado geral de Polícia Civil, Ricardo Sérgio de Oliveira, confirmou a operação. "A operação está em curso, mas não posso dar detalhes neste momento. Ainda pela manhã, iremos nos pronunciar sobre a ação", falou ao G1.
Até às 6h45, um dos mandados já havia sido cumprido no bairro de Nazaré, na zona Oeste de Natal. O preso não quis falar com reportagem do G1.

Quadrilha faz arrastão em motel de Candelária mas um é baleado após policial reagir

Por Sérgio Costa/ Portal BO
Foto: Cedida

Quatro homens armados invadiram um motel no bairro de Candelária, no final da noite desta quinta-feira (23), e promoveram um arrastão no local. No entanto, em um dos quartos estava um policial militar, que reagiu e baleou um dos assaltantes. Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participação no crime.
O arrastão teria sido registrado por volta das 23h40, quando quatro homens chegaram armados ao motel, renderam os funcionários e começaram o arrastão pela recepção do estabelecimento. Em seguida, eles foram até dois apartamentos e recolheram objetos das vítimas, bem como TVs.
Em seguida, a quadrilha foi até um apartamento de luxo do motel, no entanto, não contavam que um policial militar estaria no local e muito menos que ele iria reagir. O policial atirou várias vezes contra os criminosos e um deles foi baleado. Mesmo assim, os quatro conseguiram fugir do local.
Eles estavam em um veículo Pálio, de cor preta e placas HYE-9526, que havia sido roubado em Parnamirim. Pouco tempo após a ocorrência, o suspeito baleado e um comparsa foram até o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Lá, os dois acabaram sendo detidos. Eles são adolescentes e têm 17 anos.
Os outros dois integrantes da quadrilha já foram identificados, porém, eles conseguiram fugir e teriam levado os objetos roubados. O veículo usado pelo bando foi abandonado em Cajupiranga.

Delegado promete mudar cenário

Roberto Lucena - repórter Tribuna do Norte

Implantar um modelo de gestão com acompanhamento constante do que se produz nas unidades policiais. É com esse direcionamento que o delegado Ricardo Sérgio Costa de Oliveira, assume hoje o posto de Delegado Geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Alex Régis                           Ricardo Sérgio assume Degepol

Casado, pai de três filhos, 50 anos, 23 deles dedicados à instituição. Ricardo Sérgio disse que aceitou o convite de conduzir a Degepol sem impor nenhuma condição à governadora Rosalba Ciarlini e secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha. Porém, teve garantias de alguns “compromissos” seriam cumpridos. “Tanto a governadora como o secretário de Segurança me disseram que iriam dar total apoio à nossa administração. Foi dessa forma que fui recebido. Não é um apoio geral e irrestrito. É um apoio que leva em conta as condições que o Governo passa”, colocou.
O novo delegado geral assume o posto deixado, na última segunda-feira, por Fábio Rogério, que foi exonerado pela governadora Rosalba. Outras mudanças vão ocorrer no primeiro escalão da Polícia Civil do Estado. 
“Haverá mudanças para se adequar ao perfil de administração que eu tenho, mas estamos estudando. Temos que cuidar das investigações que estão em andamento”, explicou Ricardo Sérgio. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o delegado pontuou as metas que deseja atingir e explicou como vai conseguir mudar o cenário de sucateamento das delegacias.

Bate-papo

Ricardo Sérgio, Delegado Geral da Polícia Civil/RN Como melhorar a estrutura física das delegacias?

A gente sabe que a estrutura física demanda, hoje, ações por parte do Governo. É por isso mesmo que o Governo está com o projeto que é o “RN Sustentável”, através do Banco Mundial, onde serão aplicados 16 milhões de dólares em toda estrutura de informática da polícia civil. Fora desse programa, será feito reformas nas delegacias. Seis delegacias estão com as reformas garantidas. Numa delas, a 6ª DP, o trabalho já começou. Também existe o programa “Brasil Mais Seguro”. Há uma soma de recursos, que está para chegar, que vai fazer com que o cenário atual da Polícia Civil seja alterado.

Quais as prioridades?

Já elaborei algumas metas. Uma delas é potencializar as investigações e operações policiais através do gerenciamento, supervisão e apoio. Tudo isso será feito ouvindo os policiais para saber o que é que eles querem que seja feito. Queremos implantar o inquérito virtual. Criar uma central de inquéritos policiais para tratar do passivo institucional.

E a divisão de homicídios?

Ela é prioridade e é um dos compromissos que eu firmei. Não foi uma condição, mas um dos compromissos que firmei com o Governo do Estado. Ela vai acontecer. 

Qual seu posicionamento sobre a discussão da PEC37?

Se você verificar o ordenamento jurídico brasileiro, vai ver que só quem pode fazer investigação criminal é a polícia judiciária. A discussão está desfocada. O MP tem investigação seletiva, atemporal e sem controle, porque o MP não tem submissão a nenhum órgão de controle.

Agente penitenciário tem casa alvo de vários tiros em Parnamirim

Por Sérgio Costa/Porta BO
Foto: Cedida

Mais um agente penitenciário foi vítima de atentado e teve a casa atingida por vários disparos de arma de fogo. Desta vez, o crime aconteceu na cidade de Parnamirim, no final da noite desta quinta-feira (23). Tiros de pistola e espingarda calibre 12 foram efetuados, atingido portão e janela da residência.
O agente vítima deste atentado é lotado no Presídio Estadual de Parnamirim. No momento do crime, ele não estava na residência, no entanto, seus familiares dormiam dentro da residência, localizada na rua Maria Amélia Peixoto, no bairro de Passagem de Areia.
Este é o segundo atentado contra agentes penitenciários em uma semana. Na terça-feira (22), a casa da diretora da Alcaçuz, Dinorá Simas, também foi alvo de atentado, chegando a ser incendiada e pichada com a sigla PCC, na Praia de Santa Rita. Neste caso, não tinha ninguém em casa.
Apesar do susto no atentado em Parnamirim, ninguém ficou ferido. Os estariam em um carro preto, mas conseguiram fugir. A polícia foi acionada e ainda realizou diligências na área, porém, nenhum suspeito foi localizado.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Prisões devolvem tranquilidade para os moradores de Apodi", conta delegado

Por Márcio Morais/Portal BO
Fotos: Márcio Morais

APODI – O noticiário policial tem se destaque, nas últimas semanas, não pela violência, mas pelo clima de segurança e tranquilidade que vem reinando no segundo maior município da região Oeste potiguar. Para o delegado da cidade, Renato da Silva Oliveira, a operação “Cidade Tranquila”, deflagrada recentemente pela Policia Civil e resultou na prisão de várias pessoas de Apodi, contribuiu para isso.

“Basta ver que depois que essas pessoas foram presas a onda de violência na cidade acabou”, justifica o delegado. De acordo com ele, na primeira etapa da operação, foi preso Moésio Leite Souza, morador do bairro Baixa do CAIC, por tráfico de drogas e outros crimes. Além dele, o estudante, Kleber Romério Pinheiro Gomes, o "Romero", e o colega dele, Aldemir Pinto Gonçalves “Demir”, também foram presos suspeitos de terem participado um homicídio.

A dupla também é suspeita de ter participação no atentado de Cruz de Almas que deixou uma criança baleada. A Polícia Civil de Apodi acredita que esteja havendo um desentendimento entre traficantes, o que motivou esse atentado.

Recentemente, o delegado Renato Oliveira conseguiu mandados de prisão em desfavor de Jose Lucio Sampaio, Berg Varela e Silvano Correia, todos também investigados por envolvimento no tráfico de drogas e suspeitos de participarem do homicídio de Mateus Costa e na tentativa de homicídio contra Anselmo Lisboa de Lima, de 32 anos.
Promotor Sílvio Ricardo, da comarca de Apodi
“Conseguimos prender Romero, Demir, Moesio, Zé Lucio, Berg e o Silvano, e todos estão na carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi, com prisões preventivas e temporárias”, comemora o delegado Renato Oliveira.

Nas últimas semanas, a população apodiense vinha sendo aterrorizada por dois homens em uma motocicleta que vinha praticando várias ações criminosas, dentre as quais homicídio e tentativas de homicídios, todos com características semelhantes. A operação desencadeada pela Policia Civil de Apodi, além de apreender drogas também conseguiu prender alguns indivíduos que são suspeitos de participarem dessas ações.

O trabalho realizado pelo delegado Renato Oliveira, vem recebendo apoio do Ministério Público, através do promotor Silvio Ricardo, e do judiciário, via juíza Kátia Guedes, ambos da Comarca de Apodi.

A população também tem colaborado com o trabalho da polícia através de denúncias para o (84) 3333-2737 e assim contribuindo para elucidação de vários crimes e tirando traficantes de circulação. Sem adiantar detalhes, o delegado Renato Oliveira disse que vem investigando outras pessoas que tem envolvimento com esse grupo que está preso no CDP de Apodi.

Acusado de assaltar os correios de Felipe Guerra acaba de ser preso pela Policia Militar de Apodi.

O Sgt. Ivanildo juntamente com o Sd. Túlio acabaram de prender na cidade de Mossoró a pessoa conhecida até o momento por Paulinho acusado de assaltar os correios de Felipe Guerra, com o mesmo foi encontrado a arma usada no assalto um Revolver. Neste exato momento os policiais estão a procura do seu comparsa.
Fonte: Sentinelas do Apodi

Suspeitos da morte de paraibano em Pipa fogem de delegacia

Por Thyago Macedo/Portal BO
Fotos: Cedida
Crislando Dias, o Galeguinho, e Antônio Carlos.


Os dois homens que tinham sido presos, na quinta-feira da semana passada, dia 19, poucas horas após a morte do paraibano Fabrício Pinheiro da Silva, de 31 anos, conseguiram fugir da delegacia de Pipa. A dupla, identificada como Crislando Dias dos Santos, de 19 anos, e Antônio Carlos Gomes do Nascimento, escaparam nesta quarta-feira (22).
Segundo informações repassadas por policiais militares do Pelotão de Pipa, Crislando Dias, o Galeguinho, tinha confessado a morte de Fabrício Pinheiro e, inclusive, relatado detalhes do assassinato. A vítima teria sido amarrada e morta com várias facadas e golpes de pedras. O crime aconteceu na madrugada do dia 19.
Os dois suspeitos conseguiram escapar após forçarem a grade e entortarem o ferro. O tenente Daniel, oficial do Pelotão de Pipa, contou ao Portal BO que os presos não tiveram dificuldade para fugir, porque as grades da cela já dão acesso direto para a rua.
O oficial comentou ainda que, em menos de três meses, já foram registradas duas fugas na Delegacia de Pipa, justamente porque o prédio não tem estrutura para abrigar presos. Quem tiver alguma informação sobre os foragidos pode ligar para o telefone (84) 3246-2525.

É BRINCADEIRA: MENOR E APREENDIDO PELA TERCEIRA VEZ EM MENOS DE 24 HORAS EM MOSSORÓ

Em Mossoró como no Brasil afora para quem acompanha com atenção e preocupação o aumento dos crimes cometidos por menores, desde tráfico de drogas, até estupros e assassinatos, nos dá a constatação da total impossibilidade de fazer com que o criminoso pague por seus delitos.
O menor que estupra, espanca, trafica e assassina é protegido pelo Estatuto do Menor e da Adolescência, uma lei dita de "primeiro mundo". Um erro, pois no primeiro mundo o menor criminoso é julgado como adulto e punido de acordo com o seu crime.
Por volta das 16 horas de hoje, o CIOSP recebeu varias ligações de populares dando conta que um elemento estava exibindo uma arma de fogo na rua Marechal Floriâno no bairro Paredões em Mossoró. A viatura 235 do Santo Antônio sob o comando do Sd Manoel e o Sd Lúcio com apoio da viatura do Oficial de Dia foram ao local da ocorrência.
Chegando lá se depararam com um menor de 16 anos que tentou se desfazer da arma no momento que avistou os policiais mais não obteve êxito.
Com o menor foi apreendido um revolver calibre 32 com cinco muinições intactas e pintadas, essa e a terceira vez que este menor é conduzido para a Delegacia de Menores e o que chama mais atenção é que tudo isso em menos de 24 horas. Ontem o mesmo foi apreendido por desordem, e depois por problemas com drogas, já no dia de hoje por porte ilegal de arma.
Porém de acordo com o estatuto, e os problemas no nosso sistema prisional possivelmente ele vai está em casa ainda hoje para continuar a cometer seus "Atos Infracionais".
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário