Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

terça-feira, 7 de maio de 2013


Polícia prende suspeito de chefiar quadrilha de extermínio no RN

Gerivaldo Silva da Cruz foi preso na manhã desta terça (7).
Segundo a polícia, ele tem envolvimento com pelo menos 20 assassinatos.

Do G1 RN

Paraibano Gerivaldo Silva da Cruz é suspeito de chefiar grupo de extermínio (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN) 
Gerivaldo Silva da Cruz é suspeito de chefiar grupo
de extermínio (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
 
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na manhã desta terça-feira (7) um paraibano natural da cidade de Araruna suspeito de chefiar um grupo de extermínio que atuava no Rio Grande do Norte. Segundo o delegado Normando Feitosa, que em março realizou operação para prender o suspeito, Gerivaldo Silva da Cruz, de 40 anos, o 'Val da Paulista', é responsável por mais de 20 assassinatos na Grande Natal e região Agreste potiguar.
"Ele foi preso em Natal e está sendo conduzido para a cidade de Pedro Velho, onde o mandado de prisão foi expedido", afirmou a asssessoria de imprensa da Polícia Civil. Ainda de acordo com a polícia, Gerivaldo possui mandados de prisão em aberto nos estados de São Paulo e Mato Grosso.



 Suspeitos apontados como membros
 de uma quadrilha supostamente chefiada por Gerivaldo

Considerado “criminoso de alta periculosidade”, Gerivaldo foi o único procurado a não ser preso durante a operação Muralha, realizada em março deste ano pela Polícia Civil. A operação, realizada em Pedro Velho, prendeu quatro pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha supostamente chefiada por Gerivaldo.
Segundo as investigações, o grupo cometia homicídios entre as cidades de Parnamirim, São José de Mipibu, Pedro Velho e Montanhas. A rede criminosa ainda envolveria tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

Delegado faz reconstituição da morte de cearense baleado pela PM no RN

José Fernandes Castelo foi morto após furar barreira policial em Mossoró.
Reprodução simulada está confirmada para o dia 14; PMs foram intimados.

Fernanda Zauli Do G1 RN

José Fernandes Castelo foi morto após furar barreira policial em Mossoró (Foto: Reprodução/Facebook) 
José Fernandes Castelo foi morto após furar
blitz em Mossoró (Foto: Reprodução/Facebook)
 
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte marcou para o próximo dia 14 a reconstituição da ação policial que terminou na morte do universitário cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos. Ele foi atingido por um disparo após furar uma barreira policial e atropelar três pessoas no dia 13 de abril deste ano, na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Moura, o objetivo da reprodução simulada é esclarecer quem efetuou os disparos contra o veículo em que estava o estudante. Ele informou que os policiais que participaram da barreira serão intimados a participar da reconstituição. “Mas eles não são obrigados a comparecer. A lei garante a eles o direito de não participar. Se eles não forem, faremos a reconstituição com voluntários”, disse o delegado.

A reconstituição está marcada para às 20h, mesmo horário em que o jovem foi morto.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, “os policiais continuam afastados e administrativamente também respondem a um inquérito”.


O universitário José Fernandes Castelo, de 19 anos, natural de Tauá, cursava Engenharia Civil no campus da UNP de Mossoró desde o início do ano. Ele morreu na noite de 13 de abril após levar um tiro da Polícia Militar no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações do capitão Rabelo, do 12º Batalhão da PM, o rapaz conduzia um Honda Civic, com placas de Fortaleza, quando furou uma barreira policial e, ao ser perseguido, atropelou três pessoas, deixando duas delas (uma idosa e um motociclista) em estado grave.

Veículo em que o jovem estava teve os pneus e a traseira atingidos pelos tiros da PM (Foto: Gilli Maia) 
Veículo em que o jovem estava teve os pneus e a traseira
 atingidos pelos tiros da PM (Foto: Gilli Maia)
 
Ainda de acordo com informações da PM, familiares do rapaz teriam confirmado que ele havia bebido. Segundo perícia preliminar do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi encontrado um copo com bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o rapaz, inclusive, perfurou a lanterna traseira do lado direito, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de Castelo.
A perseguição, conforme registrado pela PM de Mossoró, aconteceu a partir da avenida Leste-Oeste, no Centro da cidade. Consta que o jovem cearense ainda foi perseguido por guarnições da Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) por várias ruas do bairro Boa Vista, só parando o veículo ao ser alvejado no bairro Nova Betânia.

Corregedoria faz mutirão para apurar denúncias contra policiais do RN

Análise de denúncias começa nesta quarta-feira (8).
Objetivo é reduzir 80% da demanda existente no órgão.

Do G1 RN
Policiais do BPChoque realizam vistoria na Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Henrique Dovalle/G1) 
Mutirão vai analisar 700 denúncias contra policiais
(Foto: Henrique Dovalle/G1
 
A Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte instituiu um mutirão para analisar 700 denúncias contra policiais civis e militares do estado. De acordo com a corregedora geral, Raquel Amaral Taveira, até esta terça-feira (7), a Corregedoria acumulava 700 denúncias que ainda não foram analisadas pelo Setor de Averiguação Preliminar. O objetivo o mutirão é reduzir em, no mínimo, 80% da demanda existente no órgão.

“Quando a Corregedoria recebe uma denúncia contra um policial civil ou militar, essa denúncia vai para o Setor de Averiguação Preliminar onde é realizada uma análise concreta dos fatos. Algumas denúncias não procedem, mas quando é constatada a conduta indisciplinar do policial é aberto um processo para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explicou a corregedora.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7), o mutirão começa nesta quarta-feira (8) e terá o prazo de 30 dias que poderá ser prorrogado por igual período ou quantas vezes forem necessárias. “Mas a nossa expectativa é de concluir o trabalho nos primeiros 30 dias. Para isso, vamos mobilizar todos os servidores da corregedoria nesse mutirão”, disse a corregedora.

Ela informou que das 700 denúncias que serão analisadas, 520 são contra policiais militares e 180 contra policiais civis. “Com esse mutirão nós queremos dar agilidade à apuração de condutas indisciplinares, porque é interesse da administração trabalhar com zelo em relação ao nossos servidores”, afirmou Raquel.

Suspeitos de arrombar caixas trocam tiros com a polícia no RN; um morre

Segundo a PM, confronto com quatro suspeitos aconteceu em Tibau.
Os demais fugiram; grupo é suspeito de arrombar caixa do BB em Mossoró.

Do G1 RN
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte trocou tiros com quatro suspeitos de envolvimento no arrombamento do caixa do Banco do Brasil que fica dentro da Central do Cidadão de Mossoró, na região Oeste do estado. Um dos suspeitos foi baleado e morreu, segundo informações do major Correia Lima, comandante do 12º Batalhão da PM. O confronto, ainda de acordo com o oficial, aconteceu na noite desta segunda-feira (6), por volta das 20h30, na cidade de Tibau, a pouco mais de 40 quilômetros de Mossoró.
“Houve o confronto e um dos suspeitos foi baleado e morreu. Agora estamos atrás dos outros três, que conseguiram escapar”, confirmou o major.
Ao G1, Correio Lima contou que a polícia vem realizando diligências desde o arrombamento do terminal, ocorrido na noite deste domingo. Ainda na manhã desta segunda, um homem e uma mulher foram presos quando tentavam resgatar um dos assaltantes. Nocarro em que o casal estava havia um bebê de colo. O assaltante também foi detido. Antes, ainda na noite do domingo, outros dois homens já haviam sido presos pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário