Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

114ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Indivíduo foi alvejado durante tentativa de assalto a um policial de folga e morreu a caminho do Hospital Regional Tarcísio Mais em Mossoró, no início da noite de terça feira 06 de Agosto de 2013.
O jovem aparentando 20 anos de idade, conhecido na região apenas como garapa, morador da Rua Amelia Galvão Bairro Boa Vista, estava em companhia de outro individuo e tentou assaltar um policia na Rua Delfino Freire no mesmo Bairro.
Garapa esta armado com um revolver calibre 38 municiado, no momento do assalto o mesmo ainda disparou varia vezes contra o policial que revidou alvejando o individuo.
Uma viatura da Policia Militar ainda socorreu garapa que morreu antes de chegar ao hospital.

Fonte e foto: O Camera

Revista encontra 50 facas e 22 litros de cachaça no maior presídio do RN

Do G1 RN

                                         
Pavilhão 1 de Alcaçuz foi alvo de revista feita pela PM e agentes penitenciários (Foto: Henrique Dovalle/G1)

Policiais militares do BPChoque e agentes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz – maior unidade prisional do Rio Grande do Norte – apreenderam nesta terça-feira (6) mais de 22 litros de cachaça, 50 facas artesanais, 10 cachimbos para o fumo de entorpecentes, 10 papelotes de maconha e crack, três 'teresas' (cordas improvisadas) e vários chips de telefone celular de diversas operadoras escondidos dentro de nove celas do Pavilhão 1. Segundo Dinorá Simas, diretora da penitenciária, a revista foi realizada após denúncias de que uma fuga em massa estaria sendo planejada pelos detentos.
                                
Material apreendido dentro do Pavilhão 1
(Foto: Divulgação/Alcaçuz)

Alcaçuz possui outros quatro pavilhões e abriga atualmente quase mil homens condenados pelos mais diversos crimes. “Apenas no Pavilhão 1 estão 176 detentos, todos considerados de alta periculosidade. Vamos instaurar uma sindicância e 70 presos serão ouvidos para tentarmos identificar os responsáveis pela entrada e posse deste material ilícito”, afirmou Dinorá.

Túnel

No dia 12 de junho, denúncias anônimas também levaram a guarda da penitenciária a realizar uma busca na unidade. Na ocasião, os agentes descobriram um túnel com aproximadamente 7 metros de comprimento escavado a partir de uma das celas do Pavilhão 3, onde são mantidos mais de 130 presos. "Seis presos custodiados na cela 10 da ala A, de onde partiu a escavação, foram removidos para o setor de isolamento e serão responsabilizados. Baldes foram encontrados dentro do buraco recolhidos pelos agentes", contou Dinorá.

Alcaçuz

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 749 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.

A CHARGE DE BRUM RESUME O QUE OCORRE NO RN

Fonte: Tribuna do Norte

Policiais civis iniciaram o movimento grevista no dia de hoje 06.08.2013

A partir de hoje, agentes e escrivães da Policia Civil estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), no início da noite de ontem. Mais cedo, uma reunião com a comissão de negociação do Governo do Estado e representantes do sindicato durou mais de quatro horas, mas não houve avanço. “O Governo não está disposto a conversar. Não há mais o que fazer”, disse Djair Oliveira, presidente do Sinpol/RN. Hoje, os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep) decidem se aderem à paralisação.

Júnior Santos                        
A reunião de ontem contou com uma comissão formada pelas Secretarias de Segurança Pública, Planejamento e Administração, além da Procuradoria-Geral e Consultoria do Estado.

Além dos agentes e escrivães, os delegados da Polícia Civil também decidirão parar. Eles farão três paralisações de advertência nos dias 8, 13 e 15 de agosto, com o objetivo de sensibilizar o Governo sobre a pauta de reivindicações. A principal reivindicação da categoria é a contratação dos delegados aprovados em concurso para suprir a demanda. Atualmente, segundo a Adepol, o Estado tem um déficit de 70% no número de delegados necessários. Os servidores do Itep realizam assembleia hoje à noite, onde decidem se também cruzam os braços.

Fonte: Tribuna do Norte

Servidores do Itep deverão paralisar as atividades na próxima segunda-feira

Os servidores do Instituto Técnico-Científico do de Polícia do RN (ITEP) deverão parar também a partir das 8h da próxima segunda-feira (12), caso o Governo do Estado não aprove a Lei Orgânica e o estatuto do órgão dentro desse prazo. O indicativo de greve foi decidido em assembleia da categoria realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN) na noite dessa terça-feira (6). 

Divulgação/Sinpol               

Os servidores do Itep decidiram pelo indicativo de greve em assembleia na sede do Sinpol
Não é a primeira vez que a categoria paralisa por causa dessa reivindicação, que já dura cerca de quatro anos. No mês passado, os servidores também cruzaram os braços por causa da Lei Orgânica e o estatuto do órgão. Na época, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) afirmou que o estatuto estava na assessoria jurídica do Itep e que deveria retornar à Corregedoria Geral do Estado, para que seja encaminhado ao Gabinete Civil. O prazo prometido foi que tudo seria resolvido em uma semana, mas, segundo o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, a categoria ainda está esperando pela concretização. 

“Queremos que o Governo do Estado encaminhe o Estatuto do Itep à Assembleia Legislativa. A Lei Orgânica é fundamental porque permitirá a criação de órgãos, trará os deveres disciplinados, o plano de cargos da categoria, além de possibilitar a criação de vagas para concursos, o que ampliará os serviços à população”, explicou na época. “Estamos há sete anos sem receber um aumento e o Estatuto poderá disciplinar isso também”.

Ainda segundo Djair, o Governo ainda não se manifestou em relação aos delegados e agentes da Polícia Civil, que entraram em greve por tempo indeterminado a partir de hoje. Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades após assembleia na noite de ontem (5) na sede do Sinpol.

Fonte: Tribuna do Norte

Quadrilha presa no RN queria matar delegada, promotor e policial federal

Igor Jácome
Do G1 RN
                                             
   Operação foi deflagrada na madrugada desta terça (6)
            (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)

Uma delegada de Polícia Civil, um promotor de Justiça e um agente da Polícia Federal estariam marcados para serem mortos pelo suposto grupo de extermínio preso na manhã desta terça-feira (6) no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo delegado Alexandre Ramagem, da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal. O grupo, segundo a Polícia Federal, é apontado como sendo responsável por pelo menos 22 homicídios com características de execução no estado. A operação foi denominada Hecatombe - em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas.
O grupo, ainda segundo a PF, também teria planejado resgatar o soldado Wendell Fagner Cortez, apontado como um dos chefes do grupo, que está preso no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que fica na zona Norte de Natal. Procurada pelo G1, a advogada Kátia Nunes, responsável pela defesa do policial, informou que ainda irá se informar sobre as suspeitas envolvendo seu cliente.Ainda segundo a Polícia Federal, o grupo cobrava entre R$ 500 e R$ 50 mil para executar as vítimas, o que configura que a quadrilha também atuava com pistolagem. "Mas houve um caso em que uma morte se deu por um motivo mais que banal. Um dos presos executou uma pessoa apenas para 'estrear' uma pistola que havia comprado", disse o Ramagem.
                                                Delegado federal Alexandre Ramagem fala sobre Operação Hecatombe (Foto: Igor Jácome/G1)

Dos 21 mandados de prisão expedidos pela justiça, 17 foram cumpridos. Quatro pessoas, sendo dois policiais, são consideradas foragidas. Entre os presos há sete PMs. Segundo o delegado federal, os suspeitos presos por força de mandado temporário também são suspeitos de outros crimes. "É um grupo de alta periculosidade. Eles chegaram a produzir coletes e distintivos da Polícia Federal. Se passaram por policiais civis para executar vítimas", revelou. 

O grupo tinha geralmente três chefes. "Isso mudava. Alguns chegaram a sair por desavença", comentou. Eles escolhiam quem seria o executor, ou quem levantaria informações sobre a vítima, entre outras coisas", disse. Entre as vítimas também havia policiais militares. As investigações ainda apontaram que o grupo também assassinava pessoas por motivos como desavença e disputa por tráfico de drogas. "Demonstravam total desapego à vida. Começaram por motivos financeiros, mas o caminho levou à banalização da vida", comentou o delegado.

As investigações teriam começado há cerca de um ano, através de uma solicitação do Centro de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social. "A gente sabe que esse tipo de crime está se tornando muito comum no nosso estado e queremos combater para dar tranquilidade e segurança à população", apontou o secretário Aldair da Rocha. O Ministério Público do Estado também contribuiu com as investigações.

A operação abrange os municípios de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília.

PF descobre plano de resgate do policial Wendel em Alcaçuz

Foto: Arquivo / Portal BO

Durante as investigações que resultaram na Operação Hecatombe, que desarticulou um possível grupo de extermínio, a Polícia Federal descobriu um plano de resgate do policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, quando ele estava preso no presídio Rogério Coutinho Madruga, anexo da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

O policial Wendel, de acordo com as investigações da Operação Hecatombe, seria um dos integrantes do grupo de extermínio e, inclusive, exercia poder de liderança, segundo a PF. Ele já estava preso desde abril, em virtude de um processo que responde por um homicídio na cidade de Afonso Bezerra. No entanto, ele mais uma vez foi alvo de investigação policial e teve um novo mandado expedido, mesmo já estando detido.
Sete deles, inclusive, seriam policiais militares do Rio Grande do Norte, incluindo Wendel e Rosivaldo. Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela comarca de São Gonçalo do Amarante, onde transcorre o processo. De acordo com a Polícia Federal, provas como interceptações telefônicas constam nos autos e deram embasamento para os mandados.Atualmente, Wendel está no presídio militar, no Batalhão de Operações Policiais Especiais, na zona Norte de Natal. Além de Wendel, o também policial militar Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes foi preso nesse caso de Afonso Bezerra e é um dos alvos investigados pela Polícia Federal.

O trabalho de investigação feito ao longo do último ano atribui ao grupo pelo menos 22 homicídios, principalmente na zona Norte de Natal, mas também nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. No total, 17 pessoas foram presas até o momento, mas a Polícia Federal não divulgou os nomes dos suspeitos.
Representantes da Secretaria de Segurança, Ministério Público e Polícia Federal apresentaram resultado da operação, na manhã desta terça-feira

Grupo de extermínio matava de graça e até por R$ 50 mil, segundo a PF

Fonte e Foto: Thyago Macedo / Portal BO
                   Alexandre Honagen, da Divisão de Direitos Humanos.

O suposto grupo de extermínio desarticulado pela Polícia Federal, nesta terça-feira (6), era, de acordo com a própria PF, bastante organizado e já tinha praticado pelo menos 22 homicídios. A maioria das mortes era praticada por encomenda, cujo valor poderia chegar até R$ 50 mil. No entanto, o bando também matava de graça, por amizade, ou por interesses próprios.

Alexandre Honagen, diretor da Divisão de Direitos Humanos, que comandou as investigações, o grupo mostrou desapego à vida. “Eles matavam até mesmo para estrear uma pistola nova ou porque alguém tinha brigado com algum amigo. Por isso, consideramos que essas pessoas são de alta periculosidade, pois também descobrimos que planejavam matar uma delegada, um promotor e um agente da Polícia Federal”, revela.
O grupo de extermínio foi desarticulado durante a Operação Hecatombe, deflagrada nesta terça. Até o momento, 17 pessoas foram presas, sendo sete delas policiais militares. A Polícia Federal, no entanto, não divulgou os nomes dos suspeitos.Ainda de acordo com Alexandre, o grupo tinha pessoas especializadas em levantar informações sobre a rotina das vítimas e também tinha pessoas que praticavam as execuções. “Geralmente saiam em três para matar, sendo que um executava a vítima e os outros dois auxiliavam na fuga e na escolta”, comentou.

Cerca de 215 policiais federais estão dando cumprimento a 21 mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro-Corá.

Policiais acusados de corrupção em Assu são inocentados por falta de provas

Foto: Divulgação / ACS-PM

Os advogados de defesa dos militares que eram acusados no processo da chamada Operação Batalhão Mall conseguiram a extinção do processo e, com isso, os 17 réus no caso acabaram sendo absolvidos. O advogado Paulo César Ferreira, da assessoria jurídica da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), representou quatro soldados associados e fala sobre o resultado.

“Ainda durante o andamento do processo, nós já tínhamos pedido a anulação e, durante nossa apresentação oral, no julgamento realizado hoje, reforçamos a tese de que não havia nenhuma prova contra os militares. Por esse motivo, fazia necessário a anulação do processo, o que foi concebido”.

Os militares estavam sendo acusados de corrupção passiva. “Porém, ao longo do processo, ninguém foi ouvido ou nenhum dos possíveis corruptores foi ouvido e condenado. Então, um dos questionamentos que fizemos foi justamente esse. Como haveria corrupção passiva sem os corruptores. Além disso, as transcrições de gravações estavam resumidas, o que enfraquecia a acusação. Ou seja, a acusação foi muito vaga e genérica”, completa Paulo César Ferreira.

Os policiais associados à Associação de Cabos e Soldados que tiveram acompanhamento da assessoria jurídica da entidade foram: Emerson Dantas Lopes, Francine Nogueira da Silva Júnior, Glauco Vasconcelos de Morais, e Demétrio Rebouças Torres.

Além deles, foram absolvidos Wellington Arcanjo de Morais; Eliezer Rodrigues Felismino; Carlos Alberto Gomes de Oliveira; João Sérgio de Oliveira Fagundes; Ivanildo Henrique Mendonça; Winston Hélio de Araújo Coutinho; Antônio Nogueira da Costa; Francisco Xavier Leonez; Jocélio Sandro Bezerra; Manoel Xavier Leonês; Dário Martiniano Bezerra Filho; Iukatan Jefferson da Silva; e José Nilton dos Santos.

*Com informações da ACS-PM/RN

Assassino do radialista F. Gomes é condenado a 27 anos de prisão no RN

Do G1 RN

                                     
João Francisco, o 'Dão', foi condenado nesta terça
(Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

O mototaxista João Francisco dos Santos, mais conhecido como 'Dão', foi condenado nesta terça-feira (6) a cumprir 27 de prisão em regime fechado pela morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, assassinado a tiros na noite de 18 outubro de 2010 na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. A sentença foi lida pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, que presidiu o júri popular. Foram dois dias de julgamento.

Dão pegou pena base de 25 anos e seis meses pelo assassinato. O juiz ainda acrescentou à pena um ano e meio pela resitência à prisão. Além disso, o mototaxista foi condenado a pagar R$ 300 mil à família de F. Gomes.

O juiz Luiz Villaça avaliou como "tranquilo" o júri. "O povo de Caicó, mais uma vez, deu provas de urbanidade e de educação. O júri foi extremamente tranquilo. A meu ver, a sentença dada por mim ao condenado corresponde ao que a população caicoense queria", falou ao G1.

O comerciante Lailson Lopes, mais conhecido como 'Gordo da Rodoviária', que também deveria ter sido julgado, teve o júri cancelado porque a advogada Maria da Penha Batista de Araújo abandonou a defesa do acusado logo após o início da audiência. A advogada alegou foro íntimo para deixar o caso. Pela renúncia, ela foi multada em 50 salários mínimos. Um novo júri ainda será marcado.

ENTENDA O CASO
                                    
Radialista F. Gomes foi morto em 2010
(Foto: Sidney Silva/Cedida)

Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, tinha 46 anos e trabalhava na rádio Caicó AM. Foi assassinado na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. Ele foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, em Caicó. Vizinhos ainda o socorreram ao Hospital Regional de Caicó, mas F. Gomes não resistiu aos ferimentos.

Segundo inquérito, concluído pela delegada Sheila Freitas, a execução do radialista foi encomendada por R$ 10 mil. Contudo, R$ 8 mil foram pagos. “Três mil foram pagos pelo pastor para que Dão pudesse fugir”, disse ela, revelando que o dinheiro pertencia à igreja onde o o ex-pastor Gilson Neudo pregava. O restante teria sido pago pelo tenente-coronel Moreira, "que juntou o dinheiro após vender um triciclo", acrescentou Sheila. O dinheiro foi rastreado com a quebra do sigilo telefônico e bancário dos investigados.

Além de ser apontado como o principal financiador do crime, o tenente-coronel Moreira também teria razões suficientes para querer se vingar de F. Gomes. O promotor Geraldo Rufino considera que as denúncias feitas com frequência pelo radialista levaram ao afastamento do oficial quando este dirigiu, em meados de 2010, a Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão. As denúncias, enfocando desmandos e atos do militar à frente da unidade, foram tão graves que levaram o Ministério Público a instaurar uma investigação contra Moreira.

Outro acusado que teve participação decisiva na articulação do crime, ainda segundo a delegada, foi o advogado Rivaldo Dantas, considerado o principal elo de ligação entre os envolvidos. “O advogado foi o elo entre o Gordo da Rodoviária, o pastor e o mototaxista Dão, além de também ter forte amizade com o tenente-coronel Moreira. A partir daí, eles resolveram matar F. Gomes”, afirmou.

Ainda de acordo com Sheila, foi também pela forte influência e domínio que Rivaldo tinha sobre Dão que o mototaxista foi contratado para executar o serviço. “Dão é um sociopata. Para ele, matar é a coisa mais comum do mundo. Ele viu a mãe se morta pelo padrasto quando criança. Daí essa frieza dele”, emendou a delegada.


As denúncias

O Gordo da Rodoviária e Dão foram denunciados, respectivamente, por autoria intelectual e material do homicídio. O mototaxista, réu confesso, admitiu ter puxado o gatilho. Já o comerciante, nega ter qualquer envolvimento no crime.

Preso um dia após a morte do radialista, Dão cumpria mandado de prisão preventiva na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, para onde foi reconduzido ao final do júri. Ele deixou o plenário do Fórum Amaro Cavalcante sem dar declarações à imprensa.

A delegada Sheila Freitas, que concluiu as investigações, falou sobre o assassino logo após finalizar o inquérito policial. Segundo ela, “Dão é um sociopata. Para ele, matar é a coisa mais comum do mundo. Ele viu a mãe se morta pelo padrasto quando criança. Daí essa frieza dele”.

Outros indiciados

Os demais acusados - o advogado Rivaldo Dantas de Farias, o ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, o tenente-coronel Marcos Antônio de Jesus Moreira e o soldado da PM Evandro Medeiros - ainda aguardam sentença de pronúncia, procedimento em que o juiz decidirá se eles também sentarão no banco dos réus ou não. Todos negam.

O tenente-coronel, o soldado e o advogado aguardam a sentença de pronúncia em liberdade. O único que está preso é o ex-pastor, que cumpre pena por tráfico de drogas em Pau dos Ferros.

O soldado Evandro foi o único denunciado por homicídio simples - já que ele foi apontado apenas como o guardião da arma usada para matar o radialista. Se for levado a júri popular e condenado, sua pena pena pode variar de 6 a 20 anos de cadeia. Para os outros (todos denunciados por homicídio triplamente qualificado) a pena é mais rígida e vai de 12 a 30 anos de prisão.

Segundo o promotor criminal Geraldo Rufino, foram levados em consideração três agravantes: motivo fútil, emboscada e morte mediante promessa de recompensa.

'Se forem culpados, serão excluídos', diz comando sobre PMs presos no RN

Igor Jácome
Do G1 RN
                                                                                  Coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM
                             (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Policiais militares presos pela Polícia Federal entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (6) na Grande Natal devem ser expulsos da corporação, caso os crimes de que são suspeitos sejam comprovados. A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé e Araújo Silva. “Serão abertos processos administrativos contra eles para que isso seja apurado”, afirmou.

A operação foi denominada 'Hecatombe', em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas, foi deflagrada na madrugada desta terça. Segundo a assessoria de imprensa da PF, 21 mandados de prisão, 32 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva - quando a pessoa é levada para prestar depoimento – foram cumpridos. O comandante afirmou que a Polícia Militar não sabe quem são os presos.
Os policiais que tiverem menos de dez anos sofrerão um processo administrativo o disciplinar. Os que tiverem mais de uma década na corporação passarão pelo Conselho de Disciplina. “Na PM eles responderão administrativamente. Seus atos serão julgados pela Justiça”, concluiu.A PM deverá solicitar documentos para abrir o processo administrativo. “Nós vamos solicitar cópias da representação do delegado e cópias dos mandados. Em posse desses documentos, os processos administrativos serão instaurados”, revelou Francisco Araújo.

Hecatombe
                                            
Operação foi deflagrada na madrugada desta terça (6) 
(Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)

A Polícia Federal realizou uma operação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6) com o objetivo de desarticular um grupo de extermínio composto por policiais militares e civis suspeitos de crimes de homicídio na Grande Natal.

A operação abrange os municipios de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília.

Segundo a Polícia Federal, as investigações encontraram provas do envolvimento do grupo de extermínio em 22 homicídios consumados e em outras cinco tentativas de assassinato.

Ainda de acordo com a polícia, os motivos das execuções eram os mais variados e iam desde crimes encomendados, disputas pelo controle de pontos de venda de drogas, brigas, discussões e até mesmo a queima de arquivo com a eliminação das testemunhas dos crimes.

Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio. Um dos suspeitos já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.

Todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.

A operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.

Jovem é vítima de emboscada e é assassinado no Bom Pastor

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO

O jovem Hermes do Nascimento Xavier, de 18 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta segunda-feira (5), no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Ele foi vítima de uma emboscada, tendo o carro cercado por criminosos e alvo de vários disparos. O jovem ainda foi socorrido, mas não resistiu.
O crime aconteceu por volta das 20h, na rua Márcia Maia. Hermes do Nascimento estava em um veículo modelo Pálio, de cor vermelha e placas MNM-2478 (PB), quando outro carro e uma motocicleta se aproximaram, cercaram a vítima e começaram a atirar várias vezes em direção ao Pálio.
A polícia descobriu que Hermes do Nascimento já tinha sido preso, em março deste ano, durante uma ocorrência no próprio bairro do Bom Pastor. Na ocasião, ele estava armado, juntamente com mais dois suspeitos portava drogas e produtos roubados, inclusive, máscaras suspeitas de serem usadas em roubos.Hermes foi baleado e ficou ferido dentro do carro, no entanto, moradores do local prestaram socorro ao jovem no próprio carro dele, levando-o para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Porém, o rapaz não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo pouco tempo depois.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agricultor enciumado mata a companheira e comete suicídio na zona rural de Barauna



Uma crise de ciúmes pode ter sido a motivação para um crime de homicídio seguido de Suicídio, no Assentamento Vila Nova I, na área da antiga Maísa, cerca de 20 km no município de Baraúna. A ação criminosa aconteceu por volta de 16 horas e 30 minutos de segunda-feira 05 de Agosto de 2013.
O Agricultor “José Severino Filho” de 47 anos de idade, natural de Baraúna, residente no Assentamento, matou a golpes de faca peixeira e a marteladas, sua companheira “Rita Aniele Holanda” de 31 anos de idade, natural da cidade de Itaú, com quem convivia há 4 anos.
Depois de assassinar a companheira, Severino ingeriu veneno e utilizou a mesma faca para tentar se matar. O acusado foi socorrido, mas morreu momentos após chegar no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró para onde foi conduzido.
Segundo informações, Rita procurou a sogra, que mora no mesmo assentamento, na manhã de hoje se dizendo assustada com o comportamento do companheiro. A mesma disse que estava com medo de ser morta, mas não falou sobre a motivação. A mulher foi aconselhada a retornar para casa e em caso de ameaças chamar a sogra. Não houve tempo a vítima foi assassinada dentro do quarto da residência.
Severino chegou a confessar a um conhecido que estava sendo traído pela companheira e essa teria sido a motivação para a ação criminosa que terminou com a morte do casal.
Uma guarnição de Rádio Patrulha da Maísa, comandada pelos Cb Carlos e o Sd Filgueira, quando chegou ao local encontrou Severino ferido e com as armas do crime na mão. Os militares acionaram o socorro médico e isolaram o local do crime, para os procedimentos que foram realizados pela Policia Civil de Baraúna. O bacharel Ricardo Adriano juntamente com os investigadores, recolheram as armas utilizadas “Faca e Martelo”, no crime e ouviram familiares presentes no local.
O corpo de Rita Aniele foi removido e será necropsiado na Unidade Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep em Mossoró.

Fonte e Fotos: O Camera

Nenhum comentário:

Postar um comentário