Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

terça-feira, 13 de agosto de 2013

DOIS SÃO BALEADOS NA NOITE DE HOJE EM MACAÍBA

Dupla tentativa de homicídio registrada  na noite de hoje (12), vizinho a Escola M. Tereza de Brito, no Campo das Mangueiras. Informações dão conta que os jovens Luiz Felipe Carvalho da Silva, de 20 anos e Augusto mais conhecido como (Guga), estavam caminhando próximo a escola, quando foram surpreendidos por dois indivíduos não identificados que dispararam diversas vezes contra as vítimas. O SAMU foi acionado e os feridos foram socorridos com vida para o hospital Deoclécio Marques em Parnamirim. 
luiz felype

TRÊS SÃO PRESOS POR TRAFICO DE DROGAS EM MACAÍBA

Na tarde de hoje (12/08) Policias Militares de Macaíba, prenderam três pessoas por envolvimento com tráfico de drogas, a prisão ocorreu por volta das 14h30min, próximo a praça de Chico Sebo, segundo informações, dois homens conhecidos pelas alcunhas de BATATA e POMBÃO, na companhia de uma mulher não identificada foram presos em flagrantes dentro de uma residencia, no local foi encontrado certa quantia de drogas, os presos foram encaminhados para a delegacia de plantão em Natal.

Militares do RN vão pra rua em busca de valorização profissional

Fonte: Portal BO
Foto: Divulgação / ACS-PM

Na próxima semana, os militares do Rio Grande do Norte vão para rua em uma campanha de valorização profissional. No dia 25 de agosto será celebrado o Dia do Soldado, mas ao longo dos próximos dias policiais e bombeiros militares vão realizar várias ações, em especial no dia 23, quando será realizado o Dia Nacional de Mobilização, um grande ato que contará com apoio de toda a categoria.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, uma das organizadoras do movimento, explica alguns dos motivos pelos quais os militares buscam valorização profissional. “Um dos pontos principais dessa mobilização é mostrar que polícia também é sociedade e assim como vários segmentos vêm realizando protestos pelo Brasil, nós temos nossas reivindicações e lutamos por elas”, destaca Roberto Campos, presidente da ACS-PM.

Ela cita, por exemplo, que a Polícia Militar do RN tem, atualmente, em seu efetivo, mais de seis mil soldados. No entanto, a maioria desses homens nunca teve e continua sem ter perspectiva de promoção. “O último concurso para promoção a cabo foi realizado há 12 anos. Já o último concurso para mudança de cabo para sargento foi realizado há 16 anos. Ou seja, como as vagas nesses concursos foram limitadas, muitos não passaram, então, hoje, nós temos na Polícia Militar centenas de soldados que estão há 30 anos sem promoção”, frisa Roberto.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados explica que a falta de valorização acaba levando ao desestimulo e a desistência no trabalho de policial. De acordo com ele, está sendo registrado um alto índice de pedidos de dispensa da Polícia Militar. Somente este ano, foram mais de 40 policiais desligados por vontade própria.

“Hoje, nossa categoria, soldados e cabos, tem o menor salário da segurança pública. Além disso, não contamos com carga horária e temos um regulamento disciplinar criado há mais de 30 anos, estando totalmente defasado. Para completar, os militares enfrentam problemas como diárias atrasadas e o pagamento das férias foram suspensas”, comenta.

Outros problemas clássicos dos militares são a falta de estrutura física e material de trabalho, em alguns casos com registros até mesmo de falta de munição para os policiais saírem para o combate à criminalidade. “Outra questão grave é a falta de atendimento à saúde dos militares, com déficit de médicos, pois o último concurso foi em 2001, bem como constatamos que o projeto da abertura de vagas no quadro de psicólogos nunca saiu do papel”.

Dia Nacional de Mobilização

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN, soldado Roberto Campos, ressalta que os problemas elencados acima são apenas alguns dos enfrentados diariamente pelos policiais e bombeiros militares do Estado e frisa que eles não são exclusivos de soldados e cabos, pois oficiais também sofrem, por exemplo, com a falta de promoção.

Diante de tudo isso, os militares organizaram o Dia Nacional de Mobilização para o próximo 23 de agosto. A partir das 9h desse dia, toda a categoria e cidadãos que apoiam a campanha estarão concentrados no Clube Tiradentes, na avenida Presidente Bandeira, no Alecrim. Uma grande caminhada está programada para ser realizada pelas ruas de Natal, com destino à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Esse será um ato público em defesa de uma segurança pública verdadeiramente cidadã. Por isso, convocamos todos os militares, seus familiares, outras categorias e todos aqueles que se preocupam com uma qualidade de vida melhor no nosso Estado”, completa o soldado Roberto Campos.

*Fonte: Assessoria / ACS - PM/RN

RIO GREVE DO NORTE

Felipe Gibson
Do G1 RN
                                                       
Alber da Nóbrega, secretário de Administração
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

Todos os servidores estaduais que faltarem o dia de trabalho terão o ponto cortado no Rio Grande do Norte. Expedido em maio durante a greve do Departamento Nacional de Trânsito (Detran/RN), o ofício interno que determina o corte para os grevistas continua valendo, conforme garantiu o secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Antônio Alber da Nóbrega.
"O servidor que faltar o dia de trabalho terá o ponto cortado", enfatiza o secretário, que foi nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini para negociar com as categorias em greve. Ao G1, o secretário explicou o que vem sendo feito em cada uma das negociações. Atualmente estão em greve os servidores da saúde, da Polícia Civil, do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e professores da rede estadual de ensino.
                                                 

Professores

Deflagrada nesta segunda-feira (12), a paralisação na educação ainda não foi tratada em negociações. Entretanto, o secretário reforça a posição já colocada pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC) em nota. "Se existe uma categoria que vai bem, é esta. Não acredito que o sindicato esteja em greve por crise na educação", afirma.
Sobre o descumprimento de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), colocado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, como um dos motivos da paralisação, Alber da Nóbrega afirma que a reivindicação não pode ser cumprida de imediato. "Seria um impacto muito violento se o Estado fosse pagar agora. Ainda estamos fazendo o levantamento para calcular o que será gasto com isso. Tem de haver paciência", ressalta o secretário.

Itep

Quanto a greve do Itep, também deflagrada nesta segunda, o secretário de Administração exalta a necessidade de normatizar a atividade do instituto em lei. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou ao G1 que há total interesse do Governo e da direção do Instituto que o estatuto esteja pronto o mais rápido possível. O documento, no entanto, não está pronto. A categoria exige que o Governo do Estado encaminhe o estatuto do Itep à Assembleia Legislativa.
Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep)
"Ele ainda está sendo discutido por vários setores do estado, inclusive com a categoria. Mas a expectativa é que ele esteja concluído o mais rápido possível. Até porque ele vai disciplinar, vai organizar o Itep", afirmou João Ricardo Correia, assessor de imprensa da Sesed.
De acordo com Djair Oliveira, que é presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN), o estatuto é uma lei orgânica que organizaria o Itep. “Ele define os direitos e deveres dos servidores e cria o plano de cargos e salários dessa categoria, que até hoje não tem”, detalhou. Para o presidente do sindicato, falta vontade política para o projeto chegar à Assembleia Legislativa.
                                         
Servidores da saúde acendem velas pelos mortos do Walfredo Gurgel
(Foto: Victor Lyra)

Saúde

Alber da Nóbrega confirma que o Estado ficou de nomear uma comissão para discutir a tabela de níveis salariais dos servidores da saúde. Porém, existe um impasse para a realização da medida com a continuidade da greve. "Se voltarem a trabalhar a comissão será nomeada, mas da forma como eles querem não é interessante. É bom quando negociamos e os dois saem ganhando", ressalta.
A análise dos níveis salariais seria feita em 45 dias, segundo informa o secretário. "Se formos passar 45 dias com eles sem trabalhar a situação se complica. Nossa ideia é acabar com gratificações e montar uma horizontalização de plano de cargos e salários. Queremos modernizar", diz Nóbrega. Os servidores estão em greve desde o dia 1º de agosto.

Polícia Civil

Já no caso da greve dos agentes da Polícia Civil, o governo pede paciência aos grevistas. "Não está havendo compreesão. Os agentes querem que se resolva do dia para a noite. Todo o norte-riograndense sabe da stiuação financeira difícil que vive o estado", ressalta Nóbrega, que pede o apoio da categoria para elaborar propostas.
                                          Policias Civis protestam em frente à Governadoria
(Foto: Jorge Talmon/G1)

A pauta de reivindicações é extensa. “Queremos nomeação e curso de formação dos aprovados no último concurso, que vem se arrastando desde 2008; vale refeição para os agentes; serviço terceirizado de limpeza das delegacias, que muitas vezes fica a cargo dos próprios policiais; retirada de presos das delegacias; melhoria das condições de trabalho, como armamento, informatização e melhor comunicação entre as delegacias e reajuste salarial. Somos uma polícia de nível superior recebendo menos que cargos de nível médio. Também queremos reajuste das gratificações de chefes de investigação e chefes de cartório, que trabalham acima das possibilidades pela polícia”, afirmou o presidente do sindicato, Djair Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário