Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

domingo, 4 de agosto de 2013

Com 20 tiros, pai é morto e mãe e bebê de 1 ano são feridos no RN

Do G1 RN
Um jovem de 24 anos foi executado a tiros no início da tarde desta sexta-feira (2) na cidade de Canguaretama, a pouco mais de 65 quilômetros de Natal. Na ocasião, a mulher dele, de 23 anos, e a filha do casal, um bebê de 1 ano, também foram atingidas. Segundo a Companhia de Policiamento Militar do Interior, os criminosos dispararam 20 vezes com pistolas automáticas. A mãe levou um tiro na perna e a criança foi ferida no pé.
Mãe e filha foram socorridas aos hospital e não correm risco de morte. O rapaz assassinado foi identificado como Alex de Oliveira Alexandre. A PM acredita em acerto de contas por causa de dívidas com o tráfico de drogas. Os suspeitos são dois homens que fugiram num motocicleta.
O crime aconteceu na rua Hermes Palhano, conjunto Pastor José Fernandes. O casal e a criança estavam em casa quando foram surpreendidos pelos assassinos. Segundo a Polícia Militar, os criminosos usaram pistolas e já teriam entrado na casa atirando. Diligências ainda foram realizadas na região, mas nenhum dos suspeitos foi preso ou identificado até o momento.

Rocam apreende mudas de maconha em casa de Parnamirim

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Uma denúncia anônima de uma possível boca de fumo no bairro de Monte Castelo, em Parnamirim, levou a polícia à apreensão de três mudas de maconha, nesta sexta-feira (2). O flagrante foi feito na rua da Paz, mas, no momento da abordagem, um homem suspeito acabou fugindo.
Os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) receberam a informação de que uma boca de fumo estava funcionado em uma residência e foram ao local. Logo que chegaram no ponto indicado, os policiais observaram um homem pulando os muros das residências vizinhas.
A polícia ainda tentou prendê-lo, mas o suspeito conseguiu escapar. Com isso, os policiais entraram na casa e encontraram três mudas de maconha dentro de sacolas, prontas para serem plantadas. O material foi aprendido e levado para análise no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

Suspeito de tráfico é esfaqueado por usuário de drogas

Fonte e Foto: Daniel Morais / Portal BO

Um jovem suspeito de ser traficante no loteamento Nova Jerusalém, no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal, foi vítima de facadas, na tarde desta sexta-feira (2). Gilson Oliveira Marinho, de 25 anos, mais conhecido como Chuck, foi esfaqueado no abdômen por um suposto usuário de drogas, segundo a polícia.
Informações repassadas por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar dão conta que Chuck estaria na frente de sua residência, possivelmente um ponto de venda de drogas, quando foi surpreendido pelo homem que desferiu as cutiladas.
O suspeito foi identificado apenas pelo apelido de Juquinha, mas fugiu do local antes da chegada dos policias militares. Já o jovem Gilson Oliveira foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Santa Catarina, também na zona Norte de Natal.
Ainda de acordo com a polícia, o jovem estava em estado grave e, por esse motivo, seria transferido para o Hospital Walfredo Gurgel. Os policiais do 4º Batalhão informaram que Gilson é um velho conhecido, pois teria atuação no tráfico de drogas.

Idoso é assassinado durante tentativa de assalto em Potilândia

Foto: Cedida / Kleber Teixeira

O idoso Damásio Nazaré, de 74 anos, foi assassinado ao reagir a um assalto, na tarde desta sexta-feira (2), no conjunto Potilândia, em Lagoa Nova. A vítima estava na frente de casa, quando dois homens anunciaram o assalto. Após a reação de Damásio, um dos bandidos atirou contra ele.

O crime aconteceu na rua Ministro Macedo Soares. De acordo com o tenente Agnefran, do 5º Batalhão da Polícia Militar, a vítima estava na frente de sua residência juntamente com um pedreiro, que realizava um serviço no local.

Dois homens passaram pelo local e, pouco tempo depois voltaram e anunciaram o roubo. Neste momento, Damásio Nazaré teria reagido e tentando agarrar um dos ladrões. Foi nesse momento que um dos bandidos atirou três vezes contra o homem, que não resistiu aos disparos e caiu morto na calçada.

Os criminosos, ainda de acordo com a polícia, estavam vestindo bermudas e bonés brancos. Testemunhas contaram que eles teriam contado com ajuda de um veículo Celta para fugir. O pedreiro que estava junto com Damásio não ficou ferido. A esposa da vítima estava dentro de casa e quando ouviu os disparos saiu e já encontrou o marido morto.

Fonte: Portal BO

'Já pensei em desistir', diz delegada sobre as condições de trabalho no RN

Igor Jácome
Do G1 RN
                                                            
Delegada Taís Aires fez desabafo nas redes sociais
(Foto: Igor Jácome/G1)

“Quando os agentes saem para fazer uma intimação, tranco o cadeado da delegacia”. A revelação é parte do desabafo feito pela delegada Taís Aires Telino. Atuando há um ano como titular da Delegacia de Polícia de Santana do Matos, na região Central, ela é responsável por mais dois municípios e conta com uma equipe formada por três agentes e nenhum escrivão. “Nunca tive um”, acrescenta. Taís publicou sua denúncia em uma rede social. Nesta sexta-feira (2), ela concedeu entrevista ao G1 na sede da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol). "Muitas investigações param por falta de estrutura", disse ela. “Já pensei em desistir, mas amo o que faço. Não sou mulher de pular do barco”, emendou.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) disse reconhecer os problemas enfrentados pela Polícia Civil em todo o estado, mas não tem condições de resolver a situação devido à Lei de Limite Prudencial. A Sesed ainda diz que os problemas apresentados são antigos e já passaram por outras gestões.Segundo a delegada, os principais problemas enfrentados por ela são a falta de estrutura e de pessoal. “E o meu caso não é o mais grave. Há cidades onde só há um delegado e um agente”, afirma.

Atualmente, de acordo com a assessoria, delegados e agentes aprovados no último concurso, como é o caso da própria Taís, só são nomeados para preencher vagas abertas com saída de outros policiais. Apesar de afirmar que deseja aumentar o efetivo, a Secretaria declarou que não pode ultrapassar o limite prudencial estabelecido.

Dificuldades

Sediada em Santana dos Matos, a delegada também atende às demandas dos municípios de São Rafael e Bodó. A delegacia conta apenas com um carro de polícia caracterizado. “Nós não temos um carro descaracterizado para manter campana (vigília). Já tive que usar meu próprio carro para monitorar uma quadrilha de assalto a bancos”, revela.

A delegacia funciona em um prédio alugado e cedido pelo município. A limpeza e a reforma do prédio também estão a cargo da administração municipal. “No dia em que a prefeitura pedir o prédio, ficaremos sem teto”, acrescenta.

“O ar condicionado foi instalado pela prefeitura, os móveis foram doados por um banco; o computador, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN)”, ainda afirma. “Não temos sequer fax. Isso atrapalha a comunicação com outras delegacias”. De acordo com ela, os agentes precisam escanear documentos para mandar por e-mail ou ir a uma farmácia para poder fazer mandar o fax. "Muitas investigações param por falta de estrutura", conta.

Quando à falta de pessoal, ela reclama que há apenas três agentes na delegacia, para atuar nos três municípios. "Nunca tive um escrivão. Ele é parte fundamental em uma delegacia", argumenta. Em alguns meses do ano, a delegacia chega a ter apenas dois agentes. "É regra da polícia que nenhum agente pode sair para uma intimação, por exemplo, só". Quando meus agentes saem tranco o cadeado da delegacia", admite.  

“Já pensei em desistir”

A bacharel conta que já pensou em desistir da profissão. Mesmo com o incentivo de outras pessoas para sair, ela escolheu permanecer na carreira. “Já pensei em sair, já passei em outro concurso, mas amo a carreira de polícia. Amo o que o que faço. Não sou mulher de pular do barco”, coloca.

De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Norte (Adepol), o estado tem cinco mil vagas abertas por lei. No entanto, pouco mais de 1.700 policiais atuam. A presidente da categoria, Ana Cláudia Saraiva Gomes, a situação enfrentada por Taís é a mesma de outros delegados no interior do estado.

“Estamos na iminência de um colapso na segurança por falta de estrutura e condições de trabalho”, disse ao G1. “Apesar disso tudo, estamos e trabalhando, pois somos aguerridos e temos respeito pela população. Fazemos nossa parte e clamamos que o Governo faça a dele”, concluiu.

Delegados decidem realizar três paralisações de advertência antes da greve

Os delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte irão fazer três paralisações de advertência durante o mês de agosto, com o objetivo de sensibilizar o governo sobre a pauta de reivindicações. A decisão foi tomada durante assembleia na tarde desta sexta-feira (2) na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol).
Alex Régis                        

Assembleia durou quase toda a tarde na sede da Adepol
A principal reivindicação da categoria é a contratação dos delegados aprovados em concurso para suprir a demanda. Atualmente, segundo a Adepol, o Estado tem um déficit de 70% no número de delegados necessários. Além disso, os delegados ainda pedem que o Governo reveja a questão dos cortes de verba, já que, de acordo com eles, o dinheiro não é suficiente para parar todos os fornecedores.
As paralisações irão acontecer nos dias 8, 13 e 15 de agosto em todo o Estado. No dia 16, uma nova assembleia será feita para avaliar a posição do Governo sobre as reivindicações. Caso nenhum avanço seja sinalizado, os delegados pretendem deflagrar uma greve da categoria.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário