Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Presos fazem motim e queimam colchões no CDP da Ribeira

Os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira iniciaram um motim, por volta das 15h30 desta quarta feira (28). De acordo com agentes penitenciários que trabalham no local, o fato ocorreu por causa da falta de água provocada por uma obra na tubulação de esgoto de um conjunto de prédios em construção no final da avenida Rio Branco. Além da falta de água, os presos se amotinaram também por causa do apagão que ainda atinge o bairro.
Os agentes penitenciários evitaram fornecer informações sobre o motim, mas descreveram que os presos quebraram celas e grades e estão avançando para o portão principal da unidade.

Ana Silva                                
Presos reclamam da falta de água na unidade
A Polícia Militar foi acionada e pelo menos três viaturas do 1º Batalhão, com aproximadamente 15 homens estão vigiando o entorno do CDP e alguns tiros foram disparados na tentativa de conter a revolta dos homens. Um agente penitenciário foi atingido na cabeça por uma pedra lançada por um dos presos, mas não sofreu ferimentos graves.
A situação no local é tensa e a visibilidade é prejudicada, além da falta de energia, pela fumaça dos colchões e roupas que foram queimados pelos amotinados.

Fonte: Tribuna do Norte

CURRAIS NOVOS: Grave acidente na RN 041 deixa duas vítimas fatais

Por SD PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior

Por volta das 20h40 desta terça-feira (27/08/13) mais duas pessoas morreram na RN 041 (Rodovia da morte) que liga Currais Novos a Lagoa Nova no local conhecido como furna da Onça, aproximadamente 06 KM de Currais Novos.
Informações extraoficiais dão conta que um guincho tentava retirar um veículo Saveiro de placas CVS-6602/Cuiabá que havia saído da pista e caído numa pequena ribanceira, quando o condutor de um táxi Zafira de placas NOH-5698/ Lagoa Nova encadeado com as luzes do guincho acabou atropelando e matando duas pessoas.
Uma das vítimas, FRANCISCO VICENTE DE MELO MAIS CONHECIDO COMO BRANCO DE 68 ANOS, residente na Rua Serra Negra, 220, Bairro JK, C. Novos é pai do motorista do guincho. A outra VÍTIMA, de nome GARIBALDI, MAIS CONHECIDO COMO ZEZINHO. O jovem tinha aproximadamente 30 anos e era casado com Raleika, locutora da Rádio Antena 03 FM de Currais Novos.
O condutor do guincho, em estado de choque, saiu do local antes da chegada da Polícia Militar. Até a hora dessa reportagem o condutor do táxi também não tinha sido identificado, mas informações dão conta que é de Lagoa Nova.
Um grande congestionamento se formou nas duas vias da RN e muitas perguntas ficaram sem respostas, já que, só as vítimas fatais ficaram no local.
A Polícia agora investigará a verdadeira causa desse acidente e deverá intimar o condutor do guincho que estava no local e presenciou tudo.

Cinco suspeitos de integrar grupo de extermínio no RN já foram soltos

Anderson Barbosa
Do G1 RN

A Justiça soltou cinco dos 22 homens presos pela Polícia Federal durante a operação Hecatombe – deflagrada pela Polícia Federal no último dia 6 de agosto. Os suspeitos são apontados como integrantes de um suposto grupo de extermínio que teria matado mais de 20 pessoas no Rio Grande do Norte. A libertação dos cinco suspeitos foi confirmada pela juíza Denise Léa Sacramento Aquino, titular da comarca de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.
Ainda de acordo com a magistrada, dos cinco suspeitos libertados quatro foram soltos porque já cumpriram o prazo estipulado de cinco dias de prisão temporária. Para o outro, cujo mandado foi de 30 dias, a própria juíza antecipou a soltura ao conceder relaxamento de prisão. A juíza também revelou que os cinco suspeitos soltos não foram apontados como participantes diretos dos homicídios, mas como 'formação de milícia particular'.Inicialmente, a PF divulgou que foram cumpridos 21 mandados de prisão, mas a própria juíza esclareceu, nesta quarta-feira (28), que o número correto de presos é 22, pois um policial militar acabou sendo detido o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Com isso, são 10 os PMs envolvidos, e não nove, como informado anteriormente.

Hecatombe

A operação Hecatombe, deflagrada no dia 6 de agosto, recebeu este nome em referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas. Naquele dia, 17 pessoas foram presas. Entre elas, sete policiais militares.
No dia seguinte, uma pessoa se apresentou e também ficou detida. No dia 13, o soldado da PM Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes, que há três anos foi reformado por apresentar problemas psicológicos, também se entregou à PF. Ele nega as acusações. No mesmo dia, um ex-PM suspeito de também participar do suposto grupo de extermínio foi preso na zona Norte de Natal.
No dia 22, em Macaíba, a PF conseguiu prender o último suspeito. Até então foragido, o segurança Márcio Valério de Medeiros Dantas, de 33 anos, foi encontrado após os agentes receberem uma ligação anônima. Ele nega qualquer envolvimento nos crimes.
A operação foi realizada nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá. Ao todo, participaram da ação 215 policiais federais, sendo que 30 deles são do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco, de Brasília. Ao todo, ainda foram apreendidas 29 armas, entre revólveres, pistolas, espingardas e um fuzil. Além disso, mais de 11 mil munições também foram encontradas.
De acordo com o delegado Alexandre Ramagem, da Divisão de Direitos Humanos da PF, uma delegada de Polícia Civil, um promotor de Justiça e um agente da Polícia Federal estariam marcados para morrer.
Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio. Um dos suspeitos já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.
Todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.
A operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.
                                         

Operação foi deflagrada na madrugada do dia 6 deste mês
 (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)

ATÉ TU ROBERTA?

Fonte: Portal BO Foto: Cedida

A repórter policial Roberta Trindade, da TV Tropical, foi vitima da violência que ela mesma relata todos os dias. A jornalista foi abordada por dois homens, na noite desta terça-feira (27), no bairro de Lagoa Nova. O crime aconteceu no momento em que a vítima descia do seu carro e chegava na casa de familiares.
“Assim que desci do carro, dois homens em uma bicicleta anunciaram o assalto. Me assustei e em um impulso corri. Um deles veio para cima de mim e me encurralou em um portão de grade de uma casa. Soltei a bolsa. Roubaram e fugiram”, relatou Roberta Trindade através do Facebook.
Ainda de acordo com ela, os bandidos agiram de maneira rápida e, durante o crime, Roberta acabou machucando um braço. “A ação não durou um minuto. Machuquei o braço esquerdo. Estou sem nenhum documento, sem cartões de crédito, sem os aparelhos celulares. Sem nada”.
Roberta Trindade informou também que “o assalto ocorreu na rua por trás do Pelotão, Companhia ou Destacamento da PM, em Lagoa Nova. Não havia nenhum policial. Uma vergonha. Estou arrasada. Que país é esse onde sequer podemos entrar em casa?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário