Leia aqui

Segurança Atualidade Informação

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Suspeito de tentativa de assalto é assassinado em Parnamirim

Fonte e Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um homem identificado como Danilo Saldanha Batista, de 31 anos, foi assassinado, na noite desta quarta-feira (31), por volta das 21h, em Parnamirim. De acordo com a polícia, a vítima é suspeita de ter tentado roubar um carro, bem próximo de onde morreu, pouco tempo ates de ser morto.
Danilo Saldanha foi encontrado morto na rua 12, no bairro de Cajupiranga. Ele tinha perfurações semelhante a tiros, no abdômen e na cabeça. No local, os policiais do 3º Batalhão e também da Delegacia de Plantão da Zona Sul não conseguiram colher muitas informações sobre quem teria atirado no homem.
O corpo de Danilo Saldanha foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, em Natal, e deverá ser liberado para sepultamento, nesta quinta-feira (1º).

Dupla invade casa

Ainda em Parnamirim, aproximadamente uma hora depois desse crime, a polícia registrou uma tentativa de homicídio. Dois homens invadiu uma casa, desta vez na rua 7 de Setembro, no bairro da Liberdade em Parnamirim.
Eles abordaram André Luiz da Silva, de 35 anos, e atiraram na cabeça e no peito do homem. A vítima foi socorrida em estado muito grave e levada para o Hospital Deoclécio Marques, na própria cidade de Parnamirim.

Homem acusado de praticar um homicídio em dezembro de 2012, é morto com tiros na cabeça nesta noite de quarta-feira em São José de Mipibu.

ZOMINHO" Assim era conhecido Francisco das Chagas Lima Silva de 26 anos de idade natural da cidade de Brejinho/RN, mas morador da comunidade de Laranjeiras do Abdias zona rural de São José de Mipibu.
Segundo informações da polícia militar, ZOMINHO" foi morto a tiros por volta das 20:30h desta quarta-feira(31) enquanto bebia com outras pessoas no conjunto Ernesto da Rocha onde um dos disparos atingiu a cabeça da vítima que não houve tempo de ser socorrido.
                                                          
Ainda não se sabe a real razão para explicar a morte de ZOMINHO". Mas para o PM Souza da companhia militar de São José de Mipibu, a vítima pode ter sofrido um acerto de contas já que o ZOMINHO teria matado um homem no final de dezembro de 2012.
Segundo o irmão de ZOMINHO, informou ao Digital Mipibu que testemunhas viram dois homens fugindo em disparada de moto com placa e ocupantes não identificados, com destino ignorado logo após os disparos.
Foi feito o isolamento da área pela polícia enquanto aguardavam o ITEP para remoção do copo ates da liberação para sepultamento. O caso será investigado pela polícia civil de São José de Mipibu.

Dupla invade casa e mata homem na frente da esposa

Homicídio foi registrado na cidade de Monte Alegre, nesta quarta-feira.

Dois homens armados invadiram uma residência, na cidade de Monte Alegre, e assassinaram Márcio Fran Raimundo de Brito, de 34 anos. O crime foi registrado na noite desta quarta-feira (31) e presenciado pela esposa da vítima, que estava no quarto da residência com ele.
Márcio Fran foi assassinado ainda em cima da cama na qual estava deitado. De acordo com a polícia, o homem morto seria usuário de drogas e, além disso, também era suspeito de praticar o tráfico naquela região. A mulher da vítima não confirmou essa informação.
Os dois homens que praticaram o homicídio fugiram em uma motocicleta e ainda não foram localizados. O corpo de Márcio foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), em Natal.

Fonte: Portal BO

Adolescentes são apreendidos com facas e reconhecidos por vítimas

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Três adolescentes, sendo dois de 14 anos e um de 16 anos, foram apreendidos quando estavam em atitude suspeita, na noite desta quarta-feira (31). Eles estavam armados com facas e, de acordo com a polícia, estariam realizando assaltos a ônibus, inclusive, foram reconhecidos por vítimas.
A apreensão foi feita por policiais do 1º Batalhão, após um motorista de ônibus passar por uma parada na avenida Duque de Caxias, nas Rocas, e perceber os três adolescentes em atitude suspeita. Os policiais foram avisados e ao abordarem o trio encontraram duas facas.
Os três foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária, e lá disseram que estavam armados por causa de inimigos. No entanto, o soldado Jailton, do 1º Batalhão da Polícia Militar, disse que a localidade é ponto constante de assaltos a ônibus e sempre cometidos por menores armados com facas.
Um dos menores apreendidos nesta quarta-feira já tinha sido apreendido no mês passado de posse de um revólver calibre 38. Na ocasião, ele estava assaltando. Ainda de acordo com a polícia, o trio foi reconhecido por algumas pessoas que estiveram na delegacia.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA EM MACAÍBA: PROBLEMA DE TODOS E SOLUÇÃO TAMBÉM.



Muitas cidades sofrem com os altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação. No Brasil, esta é a realidade da maioria das cidades grandes e também de municípios pequenos como Macaíba, que hoje vivem, em maior ou menor grau, processos de reestruturação de seus sistemas de segurança e justiça. A violência é a primeira entre as causas de morte no Brasil (e infelizmente em Macaíba cresceu assustadoramente nos últimos tempos). Repressão à violência é importante, mas é uma abordagem pontual que não incide sobre os fatores geradores de insegurança. As instituições policiais não podem sozinhas, dar conta da segurança pública.

O fenômeno da violência e da criminalidade é extremamente complexo, multifacetado e dinâmico, exigindo uma abordagem integrada, multi-setorial, que envolva a sociedade como um todo na busca de soluções efetivas e sustentáveis. Intervenções que acionem apenas as instituições policiais ou de justiça criminal, desarticuladas, não oferecem resultados duráveis, até porque o campo de ação destas instâncias sobre as possíveis causas do fenômeno é limitado.

Os efeitos cotidianos da violência e da criminalidade são sentidos, em primeiro lugar, pela comunidade e seus membros, seja sob a forma de eventos concretos, seja através da “sensação de insegurança”. Para uma atuação preventiva, é preciso ouvir os atores locais. A participação comunitária é fundamental para a consolidação de uma verdadeira política pública.

Atuar preventivamente sobre fatores como a degradação ambiental, o desemprego, problemas de saneamento básico, iluminação pública e falta de opções de lazer (que, diga-se de passagem, é escassa na terra de Augusto Severo), a chamada “prevenção primária”, pode trazer benefícios efetivos para a Segurança Pública. Estes problemas são constantes em nossa cidade.

Nas discussões nacionais sobre Segurança Pública, cresce cada vez mais a importância das cidades. A instância governamental mais próxima dos problemas vividos pelos cidadãos tem papel crucial na implementação de soluções ajustadas aos contextos específicos da comunidade. Desta forma, os governos locais podem ajudar e muito as ações das organizações policiais, contudo, precisa-se ter força de vontade para fazê-lo.

O papel da polícia (que em nosso município está sem estrutura nenhuma, principalmente pela falta de contingente, viaturas, armas, munições e coletes à prova de balas)) sempre esteve atrelado à ideia de manutenção da ordem e proteção do Estado e de seus governantes. O conceito de segurança humana move o foco para os cidadãos, para a garantia de seus direitos individuais e coletivos, dividindo essa responsabilidade com a sociedade civil.

O Brasil hoje conta com um número considerável de instituições acadêmicas e organizações não governamentais trabalhando em questões relacionadas ao desenvolvimento do sistema de segurança pública. Estes atores precisam não só se fortalecer coletivamente para poder exercer maior influência nas agendas regionais, como também criar mecanismos que facilitem a relação e a interação com os membros das forças policiais interessadas em modernizar suas próprias instituições.

Existem muitos jovens oficiais de polícia com ideias novas e criativas e que gostariam de ver mudanças, mas carecem de ajuda política e institucional para pensar e testar alternativas inovadoras. É preciso promover o fortalecimento destes atores e o estímulo a sua expressão e manifestação.

Convidamos você a refletir sobre estas questões, participar e propor debates, colaborar com suas propostas e questionamentos, pois acreditamos que juntos podemos avançar tanto no plano das ideias quanto das ações, no caminho da construção de comunidades seguras.Portanto, precisamos tirar os jovens macaibenses da criminalidade e para isso precisamos incentivá-los a fazerem algo de produtivo, só com conversas e ideias obsoletas não dá, é preciso que façamos algo antes que seja tarde demais.

POR QUE DENUNCIAR?


A denúncia nos casos de violência é necessária para coibir esse tipo de prática e mudar a ideia enraizada na cultura que considera a violência algo normal. A impunidade só colabora com a manutenção da violência.
O enfrentamento a violência é responsabilidade de toda a sociedade e um ato de solidariedade e cidadania de homens e mulheres que não ficam omissos ao se posicionar diante de práticas que desrespeitam os direitos humanos.
A denúncia pode ser feita na Delegacia de Policia, a Policia Militar, nas viaturas ou até mesmo a um policial Civil ou Militar. A denúncia deverá ser feita para que seja instaurado o inquérito policial e sejam ouvidas as testemunhas do fato, o(s) acusado(s) e possível(is) vitima(s), concluido será remetido a Justiça onde o(s) acusado(s) será julgado.
Qualquer pessoa que viu e/ou ouviu sobre um ato de violência também poderá ligar para:


DISQUE DENUNCIA ESTADUAL

0800 84 2999

DISQUE DENUNCIA POLICIA CIVIL

181

CIOSP

198

POLICIA MILITAR

190

DELEGACIA DE MACAÍBA

3271 6836 ou 3271 6835

NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR

INTENSA A MOBILIZAÇÃO DA POLICIA MILITAR NA CIDADE DE MACAÍBA

Na noite de hoje é grande a concentração de viaturas da policia militar na cidade de Macaíba, o foco principal é o combate a violência que assola a cidade.



Irmãos acusados da morte da garotinha de 12 anos Angela Kelly são presos pela Polícia Civil em Mossoró

Antônio Tomaz está sendo investigado por outro homicídio 
Agentes da Delegacia da Mulher,sob o comando da Dra. Cristiane Magalhães e da DEHOM,prenderam na manhã desta quarta feira 31 de julho de 2013,sob mandados de prisão preventivas,os irmãos,Antonio Tomaz de Souza Neto e Diego Marodona de Souza Neto,residentes na rua Marechal Deodoro no bairro Barrocas em Mossoró. Os dois são acusados de matar Angela Kelly de 12 anos de idade,fato ocorrido no dia 14 de junho de 2013,por ocasião de um aniversário na avenida Alberto Maranhão no bairro Barrocas em Mossoró. Os dois irmãos foram presos em casa na Rua Marechal Deodoro no bairro Barrocas e conduzidos para a Delegacia da Mulher,que estava na responsabilidade do caso. Com a dupla a policia apreendeu uma Pistola calibre 380 municiada e que segundo a delegada Cristiane Magalhães foi usada no homicídio.
Ângela kelly morreu vítima de disparo durante tiroteio

Os dois irmãos depois de ouvidos pela Delegada,foram encaminhados à Cadeia Pública Manoel Onofre de De Souza. De acordo com a Dra. Cristiane Magalhães,Antônio Tomaz está sendo investigado,pela DEHOM por outro homicídio ocorrido aqui na cidade de Mossoró. Os dois irmãos foram matar a pessoa de Silvio Severino que estava no aniversário e no tiroteio acabaram acertando a garotinha que estava na sua residência e que morreu no local.

Fonte: Alcivan Vilar/ Via Passando na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário